.

.

.

.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

As análises SWOT, SWAT, FOFA

 Pois eu só tenho a 4ª classe mal tirada, e há uma coisa que sei.
Não se pode gastar mais do que se ganha!
A minha bisavô, não sabia ler nem escrever, mas com uns símbolos inventados por ela conseguia não errar nas contas, e deu para criar a família.
Agora, com tantas sumidades, dois + dois não dá quatro...
Com tanta gente formada, com tanto doutor da "mula ruça" a verdade é que levaram o município e o país ao tapete.
As análises SWOT, SWAT, FOFA ou o que lhe quiserem chamar, são anglicismos muito interessantes para utilizar no meio académico mas no dia-a-dia dos portugueses são meros quadros coloridos.
Prefiro gente com a 4ª classe mal tirada que se chamem Azinhais Nabeiro, Salvador Caetano, Zé da esquina, ou que tenha um pouco mais de habilitações e se chamem Alexandre Soares Santos.
São esses os verdadeiros motores da economia e não os "doutores" de gabinete.
São os que criam empregos sustentáveis que empregam alguns "doutores" e não "empresas-cogumelo".
A diferença é que as primeiras duram décadas, as outras duram semanas, ou alguns meses, até o cogumelo se reduzir a pó.
E há ainda outra classe, que não cria nem empresas sustentáveis, nem "empresas-cogumelo". São os que saltitam de tacho em tacho entre empresas e organismos estatais , sem se saber propriamente quais as suas qualidades e competências a não ser limparem uns milhares de euros/mês ao erário público.

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro , por essa ordem de ideias acabávamos com metade das universidades em Portugal porque temos doutores a mais e Nabeiros a menos .

Nada mais errado, porque os Nabeiros desta vida souberam rodear-se dos ditos "doutores " para levar adiante as suas empresas. Prova disso é o facto dos filhos destes empresários de sucesso terem seguido estudos superiores. Como dizia o meu pai , o saber nao ocupa lugar

Anónimo disse...

Os PS`s andam por aí a dizer que eles é que inventaram a análise SWOT em 2005, em primeiro lugar provem lá isso e em segundo lugar se a fizeram porque não a utilizaram e meteram a Câmara de pantanas?
A análise SWOT talvez fosse um bom tema para os debates que a CDU e o PS não querem fazer, porque será? Medo ou buracos? O que têm a esconder á população?

Anónimo disse...

BURACOS? Só se forem as mentiras que vocês nos tem pregado desde que os Independentes saudosistas do passado se candidataram a candidatos independentes à Câmara de Alpiarça. Onde está a vossa lista de independentes? Não me digam que é a lista apresentada em tribunal de Almeirim pelo PSD?

Anónimo disse...

Caro comentador das 08:38, provavelmente entendeu que este texto foi uma resposta com alguma ironia a um comentador que louvava os títulos académicos de uma determinada candidatura.
Não tenho a 4ª classe "mal tirada", nem diabolizo os "doutores".
Não desvalorizo a competência que as pessoas têm na sua área.
Não podemos é considerar que a especialização numa área permite ser mais do que todos os outros por causa dum "canudo" numa área específica, ou um "todo-o-terreno" que tudo sabe.
Usando a metodologia do Relvas, os nossos agricultores alpiarcenses, alguns analfabetos, seriam doutorados em engenharia agrícola.
Afinal produzem há décadas bom vinho e melão do melhor.
Da mesma forma, um licenciado em gestão é um entendido na sua área académica, mas se for falar de agricultura com um velho agricultor analfabeto, não percebe patavina.
Isto para dizer o quê?
Que me interessa que alguém seja um professor catedrático em Direito, ou se é super director de uma empresa, se a área onde vai trabalhar numa autarquia é a de gestão, com ramificações pela gestão de recursos humanos, e uma pitada de psicologia de massas?
O mesmo se aplica a licenciados em gestão se tiverem de desenvolver actividade na área do direito.
É até possível que alguém que não tem curso superior seja um óptimo gestor, e não sabendo nada de SWOT, SWAT, FOFA, se saiba rodear de pessoas competentes e faça um trabalho muito melhor que uma sumidade académica.
Os exemplos de cultura empresarial apresentados provam que pessoas sem grandes habilitações académicas são óptimos gestores e criaram empresas de referência nacional, e, até internacional.
Concluo dizendo o seguinte:
Não é preciso acabar com metade das universidades. É preciso é que essas mesmas universidades formem mais Nabeiros, mais Alexandres Soares Santos, e menos teóricos.
As universidades deveriam ter uma cadeira de «Iniciativa privada», que é totalmente diferente de "toma lá o canudo e agora vai trabalhar para outro por 500 ou 600 euros, ou aprende a viver de subsídios e de mamar na teta Estado"