.

.

.

.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

VITÓRIAS: Façam jogo limpo

Por inerência profissional, conheço bem os políticos e os apoios que se geram à sua volta. Não vou tecer aqui considerações sobre as campanhas que neste momento se desenrolam em Alpiarça. No entanto, entendo por bem alertar os apoiantes e simpatizantes de todas as forças concorrentes para que evitem as ofensas, a calúnia os golpes baixos, as intrigas, o dizer mal só por dizer, porque em política é importante desmoralizar o adversário etc. Não vão por aí. Muitos eleitores estão fartos destes filmes e reagem mal a cenas destas. Isso irá voltar-se mais cedo ou mais tarde, contra quem provoca denegrindo, quem lança o boato e a calúnia, quem usa a má -fé para alcançar seja o que for.
Façam jogo limpo. Defendam os candidatos que entenderem de forma séria e honesta mas, sem os prejudicar.
O julgamento final é feito por quem vota e não vale a pena pensar que se vai ganhar as eleições autárquicas, pelo insulto e descrédito dos adversários políticos.
O importante, é cada um fazer passar a sua mensagem de um modo cortês, objectivo e convincente para os eleitores.
Noticia relacionada:
 "Quanto ao povo de Alpiarça, na noite das eleições ...":

25 comentários:

Anónimo disse...

Então porque não publica textos objectivos, limpinhos sobre factos e propaganda mentirosa, se é isso que ela é? É tudo verdade o que se diz nesse texto. O sr. só não publica se estiver a fazer a campanha mentirosa desta gente. O sr. Centeio não conhece esta gente...

Anónimo disse...

Jogo limpo é:
- Menos de 30 pessoas são 48 pessoas
- Almoço de amigos é almoço de apoiantes
- Candidatura que concorre pelo PSD é uma candidatura independente
- 2 ou 3 pessoas são um êxodo
- 78 amigos do facebook são 1000 amigos
- Uma ponte do século XX é uma ponte romana
Uma campanha limpinha, sim senhor!

Anónimo disse...

Ninguém vai conseguir dormir com as preocupações reveladas pelo comentador das 9:39.
As depressões vão aumentar, os filhos ficarão orfãos, e o caos tomará conta das ruas.
Acho até que o aquecimento global do planeta, a morte das carpas na barragem, e a altura do muro dos Patudos é culpa do "Todos por Alpiarça".
Não bastando isso, corremos o risco do Tejo passar a correr da foz para a nascente, e o milho passará a dar grão de bico.
Com o TPA o fim dos tempos aproxima-se, e a única solução é votar nos mesmos de sempre.
Deve ser isso...

Anónimo disse...

Este 10:22 é o tal que sabe muito. Mas anda a pé, no livro que ele andou a estudar à custa dos pais, estudei eu à minha custa . Por isso é que ele tem vontade de brincar.

Anónimo disse...

Jogo limpo será ?

- Insistir na afirmação de que o TPA é PSD, quando já foi dito várias vezes que é um movimento independente apoiado em coligação pelo PSD e Partido da Terra

- Insistir que as pessoas foram obrigadas a ir ao almoço e que não são de facto amigos num convívio saudável com o candidato a presidente da camara, que na minha opinião é o candidato ideal para Alpiarça, porque não só tem características de líder (de outra forma nunca teria reunido a equipa que reuniu) como é muito próximo da população e sabe ouvir ( ao contrário do atual e do anterior presidente de camara)
- Não sei quem avançou com o número 48 mas mesmo que não fosse exatamente este número, os que lá estavam tinham a força e a convicção de 96
- Um êxodo populacional é o que vai acontecer se Alpiarça não mudar de rumo rapidamente. Ainda ontem falei com uma Almeirante que visitou Alpiarça, que me disse sem eu lhe perguntar “ epá em Alpiarça não se passa nada pois não? É uma terra tão parada …. “.
Nós que vivemos cá já nos habitamos a esta pacatez, mas quem aparece de fora e se põe a comparar a vila com outras vilas e outras lugares para viver, rapidamente conclui que a terra parou no tempo. As ruas estão vazias, o comércio é precário, o mercado municipal um deserto. Se isto é a Alpiarça que os Alpiarcenses merecem então fico deveras desiludido.
- Permita-me a correção: Somos atualmente 1010 membros do grupo Todos Por Alpiarça e cerca de 81 pessoas aderiram nas última semanas ao movimento
- Existindo o caminho romano criado pelo acampamento Romano situado no Alto do castelo que levava as tropas até Abrantes pela margem do tejo, não me espantaria que antes da ponte do seculo 20 existia uma ponte romana ali naquele sitio ou mais ao lado. O facto é que a ponte está uma miséria há anos, e a CDU só se preocupa com obras de fachada
- “Limpinha” é certamente a campanha de difamação que decidiram lançar junto dos militantes da CDU acerca de destacados eleitos como a Joana Serrano, Jorge Atela e Mário Santiago. Que postura e que sociedade politica é esta, que em praça pública enxovalha e desconsidera Alpiarcenses eleitos pelos Alpiarcenses? Estes atos não são de boa gente!!!

Anónimo disse...

o desespero para os lados da Silvestre Bernardo Lima é tanto que agora levantam questões básicas como as das 09h39.... que nunca jogou limpo não tem moral para dizer o que quer que seja... nem com os da vossa "cor" jogam limpo, são uns opressores e agora querem dar lições de moral por insignificâncias? façam a vossa campanha e deixem os TPA fazer a deles... em setembro se verá quem jogou limpo!..
não sei se ria se lamente estes comentários que defendem a CDU... enfim...

Anónimo disse...

Ontem houve greve na camara uns porque quiseram outros porque não os deixaram entrar, houve também um descanso nos teclados da camara que não escreveram nenhum comentário anónimo do gabinete principal, hoje com está tudo lá, aí vêem os comentários em toda a força, isso é que é o povo a pagar para eles escreverem para o JA.

Anónimo disse...

Sr.Centeio proponha lhe que num espaço de uma semana apenas publica-se noticias e comentários construtivos.
Não é dizer a CDU é assim, o Ps assado e o PSD cozido.
Deixe apenas comentários que sugerissem algo que deve ser feito na nossa terra, porque criticar é fácil agora fazer. E vamos ver o que acontece.
Depois dos problemas aqui equacionados o sr. Centeio trataria de saber o que os candidatos dos 3 partidos têm a dizer sobre as questões.

Vou deixar o 1º tópico

Degradação da pista de ciclismo.

JA disse...

Caro comentarista das 11:09, agrademos a sua sugestão e já estamos a filtrar os comentários. Podemos dizer-lhe que neste momento já são dezenas de comentários que não são publicados e dia após dia estamos a ser mais rigorosos.
Aproveitamos a oportunidade para informar os comentaristas que deixamosd de publicar comentários com duas ou três palavras porque o fim dos mesmos mais não são do que disparates, que não dizem nada senão criticar sem nexo o assunto.
Como diz e muito bem estamos a tentar apenas publicar comentários construtivos. Todos aqueles que são sem nexo o destino é lixo e aqueles que apenas servem para dizer mal de quem quer que seja esses são logo apagados.
O comentarista que vá tendo em atenção que a qualidade dos comentários que vai notar alguma diferença diariamente.
Damos um exemplo:
"eram 48" e afinal não passam de..."; são mil ou serão apenas 48",...
mande sempre e um abraço pela sua atenção

Rotciv Sednanref disse...

É pá os gajos estão tão atrapalhados que querem a ajuda da população ( OS PRIVILEGIADOS CLARO) porque somos menos de 1% que temos o privilégio de ter Internet, a não ser as empresas do tal candidato que está agora a pedir ideias para construir um programa do que os internistas gostam mais...muito bem cá vai a minha sugestão ó CHICO : Resolver o problema do lote 10... o barulho no restaurante os Arcos, e por ultimo não descrever comentários anónimos que a redacção do JA não saiba quem é o escreve. Eu por exemplo assino-me como Rotciv Sednanref claro nome falso mas já me dei a conhecer ao Senhor Centeio espero que ele se recorde, se não se recorda avise.

Anónimo disse...

Ó Rotciv Sednanref, nao precisas de dizer que o Sr. Centeio sabe quem tu és. O teu nome é Vitor Fernandes (O Velhinho) e desde que mudaste a medicação só tens desacreditado o PCP. Por isso, vê lá se acalmas.

Anónimo disse...

O sr. Vitor Fernandes certamente acha mal que o TPA (nao e o Chico...) consulte a populacao para elaborar um programa que responda as necessidades da populacao. Esquece-se que o programa e para cumprir no caso do Todos por Alpiarca ganhar. Gostaria mais de um programa semelhante ao apresentado pela CDU, cheio de promessas e generalidades mas que sabiam antecipadamente que nao iriam cumprir. Os "gajos" so colocam no programa o que pensam conseguir cumprir e nao programas decalcados de campanhas anteriores ou ditadas por controleiros do comite central..
Logo ai existe uma diferenca enorme de respeito pelo povo de Alpiarca.
Os problemas que aponta deveriam ter sido resolvidos por este executivo. Ou sera que ja se demitiram e a populacao nao sabe? Pode ter acontecido..... Afinal a CDU esta mais interessada na campanha de greves e agitacao do que propriamente em resolver os problemas do concelho.
Como dizia Eca de Queiroz, "os politicos e as fraldas devem ser mudados pelo mesmo motivo".
(peco desculpa pela falta de acentos, mas deve dar para perceber a mensagem)

Anónimo disse...

Mas há algum problema com o Lote 10? A Câmara não tem nada a ver com isso. É um problema de moradores que fizeram obras ilegais. A Câmara actuou quando devia ter actuado. Fez o que tinha a fazer. Lançou as devidas coimas a um buraquito a que chamam “piscina” e a um telheiro, como manda a lei. Os transgressores pagaram, a Câmara recebeu, e se pagaram as coisas ficaram legalizadas automaticamente e pronto. Tanta conversa com um problema que não existe. O presidente não tem que se meter nas teimosias de cidadãos que reclamam por haver obras fantasmas que não constam no projecto de edificação e que dizem até ser coisa pouca: umas águas-furtadas, uns muros, umas salas sobre garagens, uns anexos, uns portões e tal. Mas isso é lá com o construtor. E por outro lado, se as ditas obras são “fantasmas” não se vêem e, se não se vêem não existem!
Nem tem o presidente da Câmara nada a ver se as obras cumprem o projecto, se há construção a mais ou a menos. Se a área de construção foi ultrapassada ou não. Isso é com as finanças. Se as finanças não se preocupam a câmara deve fazer o mesmo. Alguém se queixou à Câmara, a Câmara cumpriu o seu papel, informou os proprietários que aquilo era para destruir ou legalizar as pessoas não obedeceram, não alagaram nem legalizaram, que culpa tem o presidente? Nenhuma, como é evidente.
O presidente devia até em nosso entender, emitir um comunicado à população a dizer que a Câmara não tem qualquer responsabilidade no tão mediático caso do Lote 10. Tudo foi transparente da parte da Câmara, desde o processo de loteamento passando pela construção, constituição da propriedade horizontal etc. e agora quem se sente prejudicado que vá para tribunal.
Espero que não venha mais ninguém com argumentos que não fazem sentido, a tentar atirar as culpas para a Câmara Municipal de Alpiarça e seu presidente que, como ficou demonstrado, nada têm a ver com esta novela do Lote 10. Tudo foi tratado com lisura e transparência, respeitando o RJUE e todas as normas legais, como aliás, tem sido desde sempre, apanágio da Câmara Municipal de Alpiarça.
Tudo o que se disser para além disto, é pura especulação para aproveitamento político em tempo de eleições. Pois tal como as obras, também há “bocas fantasmas” que só querem desestabilizar e criar casos onde eles não existem!

Alpiarça, 28 de Junho de 2013

Anónimo disse...

Mas o que é vem a ser isto?
Isto é alguma partida de carnaval antecipada, só pode. Todos os dias quando passo naquela rua vejo os mamarrachos e o pano laranja do circo que estão ali há anos e agora vêm dizer que nada daquilo existe? Ó diacho tenho de ir ao doutor da vista.
Digam lá se isto é mesmo a sério.

Anónimo disse...

O sr. Centeio não publicou o meu texto de ontem à noite que só dizia as verdades que pelos vistos não gosta de ouvir. Mas o texto do 10:42 que no final até é ofensivo já publica.
Deixe estar que o meu texto de ontem era um teste à sua isenção. Agora tenho a certeza do que vou transmitir a todos os interessados, inclusivamente ao presidente. Até fiquei com cópia (printscreen) que é para o sr. não poder mentir dizendo que tem sido isento. E este não foi o primeiro que foi usado como teste, digo-lhe já. E não fui só eu.
E pela resposta do 10:42, até me parece que lhe deu conhecimento do meu texto de ontem. Será? Que pessoa é o sr. que defende mentirosos?

Anónimo disse...

É melhor vestir os meus calções vermelhos e ir para a praia que alguns comentadores estão a ficar transtornados: ou por causa do calor ou por causa das eleições

Anónimo disse...

Não sei é como o Sr. Centeio ainda atura estas personagens da ópera burlesca que a todo o momento criticam o jornal, mas não deixam de tentar lançar a confusão querendo impor comentários que mais não são do que simples escárnio e mal dizer..
Não sou administrador deste espaço mas se fosse, a minha resposta invariavelmente seria com o link para o comunicado do PCP sobre o J.A.
Alguns têm memória curta, mas há coisas que se podem perdoar, mas não se esquecem.
Demasiado isento é o Sr. Centeio.
Eu há muito que os teria mandado escrever para uns certos blogues da tribo.
Aí é que só lêem o que gostam, e tudo o que lá é escrito é apoiado por unanimidade e aclamação.
Aqui, sendo um espaço de liberdade, uns gostam de ler, outros não, mas é isso o que a democracia tem de bom, e que alguns teimam em não perceber, ou não querer perceber. A pluralidade de opiniões.

Anónimo disse...

E vocês, 16:29, só sabem é usa-lo (ao sr. Centeio) como se usa uma prostituta. Ele é só um meio para vocês atingirem um fim. Assim ele perceba isso, e que não seja tarde demais.

Anónimo disse...

Realmente estas atoardas, como o JA gosta de escrever, só podem ser devido ao calor,LOL. O comentador Vitor Fernandes (de nome invertido, salvo seja) aconselha "...muito bem cá vai a minha sugestão ó CHICO : Resolver o problema do lote 10..." A seguir vem outro texto cheio de estilo a dizer "Mas há algum problema com o Lote 10? A Câmara não tem nada a ver com isso." e por aí fora que só lido, pois contado ninguém acredita.
Então em que é que ficamos, há um tal lote 10 que tem valentes cargas de trabalhos ou não há? O mistério do lote dez afinal já não é nenhum mistério perto das eleições ou como é?
Era bom que isto fosse bem explicado não vá a câmara estar inocente nisto tudo, não é?
Alguém que tenha palheta e saiba do assunto que expique se faz favor. Há qualquer coisa aqui que não bate certo.
José Augusto

Anónimo disse...

Muito bem sr. Presidente, isso é que é falar.

Anónimo disse...

Acho graça acharem que determinadas pessoas como o presidente (qual presidente, já agora?) perdem o seu precioso tempo a escrever para aqui. Isso é mais para um candidato desocupado, . Esse é que não faz mais nada.
As pessoas sabem bem as diferenças de conduta de uns e outros. Não vale a pena tentar levantar calunias, ok? Se calhar é o mesmo que avançou com o número 48...
Mas eu até gostava que o presidente tivesse tempo e feitio para isso, que era para ele ver que nada é publicado

Anónimo disse...

Eu também estou de acordo. Não sei bem com quem mas, estou de acordo. Também quero protestar. Não sei bem contra quem mas, também quero protestar. Por causa desta filtragem ad hoc muitos comentários deste modesto escrevinhador (que é um santo, diga-se de passagem) foram parar ao "Rubbish bin" ou seja ao caixote do lixo, como se fosse um outsider que manda umas bocas e dá de frosques.
Mas... compreende-se que na hora de varrer possa ir o gato e o piriquito à frente da vassoura, LOL!
Abraço

Anónimo disse...

Temos pena de não conhecermos todos os meandros do Lote 10, para podermos formar uma opinião mais consistente sobre o assunto. O que sabemos é o que nos contam e o que temos lido nos meios de comunicação. Não obstante, soa-nos que há por ali uma grande embrulhada e, todas as pessoas envolvidas directa ou indirectamente, à boa maneira portuguesa do desenrasca, querem tirar o rabinho para fora.
Depois de termos ouvido contar uma história verídica, passada num prédio ali junto ao largo do Clube Desportivo Águias de Alpiarça, constituído em regime de Propriedade Horizontal, com sete ou oito fracções, ficamos na dúvida se os funcionários do Gabinete Técnico da Câmara terão preparação técnica e jurídica para lidar com a complexidade da Propriedade Horizontal, devidamente acautelada pelo Código Civil Português.
Consta que, há mais de um ano, um comerciante de produtos informáticos e telemóveis terá arrendado uma fracção deste prédio no rés-do-chão onde existem mais três fracções com outras actividades.
Este comerciante deslocou-se à Câmara Municipal com o propósito de tirar uma licença para um reclame luminoso (sem prévia autorização dos proprietários das demais fracções) que terá colocado sobre a arcada da entrada principal do prédio. A Câmara Municipal, um ano depois, passa a respectiva licença do reclame ao comerciante que, entretanto, já tinha mudado a loja para outra fracção pertencente a um outro proprietário.
Gera-se aqui um conflito de interesses entre o construtor (proprietário maioritário em permilagem) e o comerciante que é avisado pelo primeiro, para retirar o reclame fixado sobre o arco de entrada. Este munido da licença passada pela câmara, diz que não o retira. O construtor contesta junto dos serviços da câmara a irregularidade daquela licença que, não teve a sua autorização, como detentor da maior quota do valor total do prédio (permilagem). A câmara aconselha calma ao construtor, sem saber ao certo como resolver a situação.
Na passada segunda-feira, o construtor, farto das deslocações à câmara sem nada resolver, encostou a carrinha ao reclame e... lá vai disto ó Evaristo! Tudo cá para baixo!
Assunto arrumado.
Nota: Estas complicações são geradas porque a entidade administrativa não teve o cuidado de acompanhar devidamente o processo de licenciamento, munindo-se da documentação necessária para o efeito. E para isso, é necessário que os funcionários estejam inteirados das leis e normas que regem a Propriedade Horizontal.
Há quem comente que no caso do Lote 10, com uma acção rápida deste tipo, o assunto dos muros, dos telheiros e das piscinas feitas sem o consentimento de todos os comproprietários já estaria resolvido há anos! Embora compita ao Presidente da Câmara, sem qualquer dúvida, a resolução das obras ilegais e a sua conformidade com as leis em vigor.
“Demolição de obras ilegais.
Os interesses públicos atingidos com a existência de obras desconformes com as regras do licenciamento não se bastam com a simples repressão contra-ordenacional (artigo 54º do D.L. 445/91) sendo ainda necessário promover a reintegração da legalidade urbanística violada. Para isso a lei confere ao presidente da câmara a possibilidade de, se necessário, ordenar o embargo da obra, determinar a sua demolição e o de intimar o infractor a repor o terreno de acordo com as condições que existiam antes do início das obras cf. artigos 57º e 58º do D.L. 445/91..."

(Nota: embora haja uma nova redacção deste D.L, o seu espírito continua inalterado.)

F.Soares

Anónimo disse...

Ainda bem que existe este jornal e outros meios e também pessoas é claro dispostas a abrir-nos os olhos senão tudo seria bem pior com os xicos espertos que tudo sabem e podem, ou talvez não saibam, a quererem tapar o sol à gente com a peneira.
Parece que este comentário vem dar respostas a algumas questões que foram colocadas acima e que tem vindo a ser discutido há anos com opiniões diversas. Assim como este novo caso do largo dos águias que não deixa de ser curioso e que se calhar ainda vai dar que falar.
Com estes pormenores poucas dúvidas ficarão mesmo para aqueles que por algum motivo não gostam de falar no assunto. Em Alpiarça existem muitos prédios em propriedade horizontal e saber certos pormenores é importante para quem lá vive.
Saber valoriza-nos sempre mais. Grato a todos aqueles que perdem um pouco do seu tempo para nos esclarecer.
mário

Anónimo disse...

Mas se nem a Câmara cumpre, como querem que faça cumprir? Veja-se o caso do muro dos Patudos, com uns cinco metros de altura, quando o Regulamento de edificações só permite muros de separação com 2,20m.A Câmara está acima da lei que ela própria faz publicar?