.

.

.

.

sábado, 25 de maio de 2013

Quase 60% dos portugueses querem a demissão do Governo

Mais de metade dos portugueses quer ver o Governo de Passos Coelho cair. Pelo menos é esta a conclusão de um inquérito de opinião da Intercampus levado a cabo para o jornal Público.
 Os inquiridos pela Intercampus mostraram o seu descontentamento para com o Governo de Pedro Passos Coelho. Desta forma, 61% dos entrevistados responderam que o Executivo não tem condições para continuar a governar, enquanto 57% pediram a demissão do Governo.
A remodelação governamental que ficou marcada pela saída de Miguel Relvas e pelas entradas de Miguel Poiares Maduro (ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional) e de Marques Guedes (ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares) também foi alvo dos inquiridos: 56% discordam destas nomeações.
A sondagem realizada para o jornal Público abordou também as novas medidas de austeridade anunciadas pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. Os cortes nas pensões são para 83% dos inquiridos o pior anúncio feito pelo Executivo. As 30 mil rescisões anunciadas na Função Pública e o aumento da idade da reforma são para 69% e 68%, respectivamente, motivo de discórdia. No mesmo inquérito, 56% das pessoas mostraram-se contra o aumento da contribuição para a ADSE e 40% contra o aumento do número de horas de trabalho.
Chamados a avaliar os governantes, com notas de 0 a 10, os inquiridos deram a pior pontuação ao ministro das Finanças, Vítor Gaspar. Em segundo lugar ficou Passos Coelho, com uma nota de 2,6, e em terceiro Cavaco Silva, com 3. O líder do CDS, Paulo Portas, e o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, obtiveram uma nota de 3,4. Os dois governantes que maior simpatia recolhem junto dos inquiridos são o ministro da Saúde, Paulo Macedo, e a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, com 4,3 e 4,1, respectivamente.
A sondagem, levada a cabo pela Intercampus, foi realizada entre os dias 13 e 16 de Maio a 608 portugueses.
«nm»

Sem comentários: