.

.

.

.

domingo, 26 de maio de 2013

DISCURSO DO CANDIDATO FRANCISCO CUNHA

 Discurso integral  de Francisco Cunha candidato a presidente da Câmara Municipal de Alpiarça pelo movimento 'Todos Por Alpiarça'

Meu caro Benjamim Gonçalves Monteiro, digníssimo mandatário da nossa candidatura,
Meus caros Rita Costa e Pedro Agostinho, mandatários da juventude,
Caro Mário Santiago, o nosso candidato a Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça,
Caro Jorge Costa, o nosso candidato a Presidente da Assembleia de Freguesia
Excelentíssimos Senhores jornalistas,
Caros Amigos,
Caros Alpiarcenses,
Começo por agradecer a toda a minha família, amigos e a todos os que me têm dado o apoio incondicional para estar aqui hoje.
No dia 16 de fevereiro apresentei-me como candidato à Câmara Municipal de Alpiarça. Dia em que a minha candidatura saiu do embrião para se juntar à população. Dia em que esta candidatura deixou de ser minha para ser de uma equipa que temos vindo a reunir e organizar. Dia em que apresentámos as primeiras ideias e projetos, inovadores e ambiciosos, que urgem ser postos em prática.
Hoje estamos aqui convosco para dar a conhecer os líderes das equipas que irão, em cada órgão autárquico, ser os nossos candidatos nas próximas eleições.
Quando iniciei esta candidatura, fi-lo porque tenho um projeto para Alpiarça e sabia que, com uma boa equipa e com o apoio de todos vós, era, e é, possível concretizá-lo. Por isso, era necessário ter comigo pessoas que, em 1º lugar, gostassem da nossa terra, em 2º, que conhecessem bem a vida e as pessoas de Alpiarça e, em 3º, que constituíssem um equipa de trabalho forte, com experiência, idoneidade, com garra e também com muita competência e bom senso.
Convidámos pessoas de várias idades, de várias tendências e que partilhassem do nosso objetivo: Fazer mais e melhor pelo nosso Concelho.
Sabíamos que não seria fácil, difícil até, porque tínhamos que encontrar pessoas disponíveis e motivadas para trabalhar por Alpiarça. Queríamos também pessoas com fortes ligações à população, esquecendo os partidos e ideologias sectárias, muito presentes em Alpiarça.
Em boa hora, estas e muitas outras pessoas, decidiram dar o 1º passo. O passo fundamental para colocar Alpiarça no mapa, pois Alpiarça parou no tempo. E parou devido aos partidos, que tudo querem controlar em benefício próprio e de alguns amigos e camaradas.
Alpiarça, um dos Concelhos que mais lutou pela Liberdade, é hoje uma terra oprimida, onde as pessoas não se podem expressar livremente. É frequente ouvir as pessoas dizerem, “Eu não posso falar ou assumir as minhas preferências, porque tenho uma casa aberta…” ou os funcionários da autarquia e outros dizerem, “Eu não posso apoiar ninguém, para não ser prejudicado…”. Eu pergunto? Mas que liberdade é esta?!
Quase 40 anos depois da revolução, ainda há medo de falar e tomar posições, mas todos sabemos porquê. E esse porquê tem um nome: controleiros partidários, que apenas querem poder e esquecem-se do mais importante que esta terra tem, as pessoas!
Alpiarça neste momento está estagnada! Já foi uma terra próspera, de investimento e criação de riqueza. Por isso, e apesar das dificuldades e da conjuntura atual, sabemos que muito ainda se pode fazer: projetos inovadores, que não dependam só de betão; investimentos sustentáveis; planos para atrair empresas que criem emprego; desenvolvimento de programas para os jovens, no sentido de desenvolver competências e, facilitadores da sua entrada no mercado de trabalho.
Só podemos confiar o destino da nossa terra e dos nossos filhos a quem emprega pessoas e jovens, pois Alpiarça só poderá resistir se os seus filhos tiverem trabalho e se o Município for um impulsionador do desenvolvimento!
No meu discurso de apresentação, que tomo a liberdade de aconselhar todos a relerem, estão bem claros quais os eixos estratégicos do nosso programa:
1.    Agricultura
2.    Turismo
3.    Atratividade Residencial
4.    Inovação, Empreendedorismo e Exponenciação Industrial
5.    Governação.
O nosso programa está a ser concebido para as pessoas, para os jovens, para os idosos, para todos vocês Alpiarcenses!
As Autarquias têm que ter um papel pró-ativo e funcionar como parceiros na criação de condições para a instalação e fixação de empresas nos Concelhos. Por isso, queremos chamar as pessoas, queremos ouvir e debater com todos os empresários, queremos reunir os jovens para discutir com eles as suas ideias e projetos, anseios e ambições, apostar nas suas capacidades e vontade de fazer, inovando. Os jovens são o futuro de Alpiarça e ninguém tem feito nada por eles. Nós pretendemos fazê-lo!
Não somos uma candidatura de direita, não somos uma candidatura de esquerda, nem somos uma candidatura de centro. Pela primeira vez em Alpiarça, criou-se um Movimento de pessoas independentes e interessadas no bem-estar e futuro das nossas gentes, onde as politiquices e o partidarismo ficam à porta.
Aquando da apresentação das candidaturas dos nossos adversários, saudei-os e lancei o desafio para connosco debaterem sobre o interesse comum, Alpiarça. Mais tarde, em 2 Assembleias Municipais, voltei a desafiá-los, pública e pessoalmente, para podermos ter vários debates com ou sem a presença do público. Até agora não obtive qualquer resposta. Rejeitaremos baixarias políticas ou ataques pessoais sob o anonimato. Mas estamos aqui e continuamos a aguardar que aceitem o nosso desafio.
Para que fique claro, desde a 1ª hora, afirmámos que aceitaríamos apoios de todos os partidos e pessoas, cujo objetivo fosse trabalhar por e para Alpiarça.
Muito se tem especulado, sabemos que há maldade, sabemos que existem interesses instalados e, que muitos não vêm com bons olhos esta candidatura. Mas estamos totalmente determinados a vencer as eleições. E mais, estamos empenhados em dar voz à população.
Também eu e a minha família temos sido alvo de acusações anónimas e cobardes, sem fundamento. No entanto, já afirmei que a nossa vida, bem como a vida de todas as famílias, tem altos e baixos, tem vitórias e derrotas. Mas nunca devemos confundir dificuldades com honestidade e, novamente, reafirmo que as portas da minha casa estão sempre abertas.
Contudo, e para tristeza desses comentadores, as manifestações de apoio e solidariedade são infinitamente maiores e, dão-nos a cada dia que passa, ainda mais força e determinação para vencermos as próximas eleições autárquicas.
Mas há coisas mais importantes a debater e a discutir.
Estamos a cerca de 4 meses das eleições. À população caberá decidir livremente e em consciência. É tempo de as pessoas começarem a entender o que a nossa candidatura propõe para os Alpiarcenses e quais as ideias que nos diferenciam do passado. Mas atenção, mais importante que prometer, é garantir-vos que iremos cumprir o programa que estamos a preparar.
Antes de terminar, gostaria de chamar para junto de mim, algumas das pessoas que connosco irão trabalhar em prol da nossa terra, começando pelo candidato a Vice-Presidente, António Moreira.
Chamo agora para se juntar a nós:
Rita Nobre da Costa
Maria Gabriela Pinhão Coutinho
Judite Paciência Jorge
Joana Ramos
Isabel Selaviza Marques
Pedro Agostinho
Paulo Duarte Sardinheiro
João Miguel Curvacho
Carlos Marques.
Muitos outros se juntarão a nós, nos próximos dias.
Esta equipa é composta por pessoas que se distinguem nos mais diversos setores, com provas dadas e, cujo trabalho é reconhecido pelos Alpiarcenses. São pessoas que entendem as necessidades e preocupações da terra, das nossas gentes, das empresas, dos idosos e, sobretudo, dos jovens, nos quais devemos apostar fortemente!!
E uma coisa estamos, desde já, em condições de assegurar: Alpiarça será governada pelos Alpiarcenses que aqui vivem ou aqui trabalham.
Tudo faremos para que se revejam na nossa candidatura, que acreditamos ser a única alternativa que poderá conquistar Alpiarça e devolvê-la aos Alpiarcenses.
Sempre juntos e Todos Por Alpiarça, vamos vencer!
Viva Alpiarça
Muito obrigado
 

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Francisco por mais um excelente discurso, eu voto.

Anónimo disse...

Tenho que tirar o chapéu ao Francisco, é preciso tê-los no sitio para enfrentar de cara a cara os poderes instalados da CDU e do PS.
Sempre pensei que o melhor que ele conseguia era chegar a vereador e mesmo assim tinha duvidas, agora já tenho duvidas que ele não ganhe as eleições, as voltas que o mundo dá.
E também digo que pela coragem e estratégia que teve e pela campanha séria e elevada que está a fazer, mereçe ser o nosso presidente.

Anónimo disse...

Discurso muito bom , que dá esperança e motivação aos jovens e tranquilidade aos mais velho e empresários, Xico está no bom caminho, vai com força.

Anónimo disse...

Mas afinal este é o Movimento “Todos por Alpiarça” ou o Movimento “Todos por Francisco Cunha”?
Este é um discurso típico de um homem que não sabe o que quer nem para onde vai. Zero, ausente de conteúdo, sem propostas. Fala de eixos estratégicos mas nada do que irá fazer. Já assim foi da primeira vez e volta a repetir o mesmo erro. Começo a achar que de facto projeto não existe nenhum! Pura teoria, exatamente igual a si próprio! Só defesa da sua pessoa e da sua família. Se essa é a sua grande preocupação é porque ele sabe bem o fundo de verdade que todas as difamações têm e tanto assim é que o vi bastante atrapalhado quando se deparou com um “grande amigo” seu no meio do pequeno grupo de pessoas que se juntou para o ouvir falar. Ou estarei enganado? “Grande amigo” esse que sabe tanto…
É este o candidato de um movimento que se apregoa apartidário e que quer afastar-se de ideologias onde dominam “controleiros partidários, que apenas querem poder e esquecem-se do mais importante que esta terra tem, as pessoas!” (frase retirada do discurso do sr. Candidato). Se existe alguém que gosta e precisa de poder, esse alguém é o Francisco Cunha! Esse é o seu único e grande objetivo! Poder, protagonismo e não as pessoas ou Alpiarça!
Desenganem-se os que agora o apoiam e o seguem nesta candidatura porque se eventualmente chegarem a ser eleitos o único que irá beneficiar desse poder que agora tanto critica é ele mesmo, Francisco Cunha! Será ele o vosso “controleiro” e de uma forma como vocês nunca imaginaram! A figura que agora vos dá palmadas nas costas só o faz porque precisa! Nada mais. Na primeira oportunidade, se alguém tiver de cair, não será ele com certeza. Este sempre foi o seu lema e foi assim que sempre viveu!
Os verdadeiros Alpiarcenses sabem bem que a “fonte” que alimentou a vida e o ego deste senhor secou! Ao longo de mais de 30 anos, o Chico Zé viveu à conta de uma “fonte”, lá para os lados da António Silva Barroso, que se esgotou, ou melhor, o Chico Zé conseguiu sozinho esgotá-la, fazê-la desaparecer e assim que viu que dali já nada mais vinha, virou costas e lá foi ele à procura de quem lhe desse mais. Há muito que ele deixou de ser bem-vindo na casa que o acolheu. Ainda bem que a maioria do povo Alpiarcense conhece esta “fonte” e sabe bem o que por lá aconteceu. Sem mais ninguém a quem recorrer, o Chico agora quer, a todo o custo, controlar o município de Alpiarça e para isso ele fará tudo o que puder, principalmente se imaginar que irá conseguir obter desse lugar muitas outras vantagens. Com os negócios a irem por água abaixo, como de verdade foi sempre seu apanágio, este “empresário de sucesso”, tinha de encontrar outra estratégia para sustentar a sua imagem de homem rico, de bem na vida. Imagem, só imagem! E se ele fizer com o município o mesmo que fez com a sua “fonte” e com todos os negócios em que se meteu, estamos todos bem tramados…
Mário Santiago, Paulo Sardinheiro, António Moreira, todos os que atualmente dão a cara por este Movimento, se acreditam de verdade na possibilidade de se aventurarem nos desafios de Alpiarça, mantenham este Movimento vivo mas afastem este “vosso” candidato e aí estarão no bom caminho para defenderem os vossos ideais. Caso contrário, saiam antes que seja tarde de mais!