.

.

.

.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A "ignorancia" de Rosa do Céu ou a "inovação" de Veiga Maltez

Rosa do Céu
É uma questão de agenda concerteza, mas preferir ir a um debate completamente rouco para intervir 1 minuto, onde pouco acrescenta, não só porque a voz não dá para mais, mas também porque o papel da RTLVT é meramente decorativo no desenvolvimento estratégico do turismo na região.
Quem fala sem papas na língua é o presidente da Câmara Municipal da Golegã, Veiga Maltez, que refere entre várias coisas que o turismo deve ser feito por professores e não por alunos. (http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=598&id=91142&idSeccao=10267&Action=noticia)
Partilho desta ideia. Santarém, e toda a região do Ribatejo merecia o desafio de erguer uma universidade e um pólo de investigação para o turismo em Portugal. O Algarve tem a sua universidade com ligações fortíssimas aos grupos hoteleiros e a toda a actividade económica que deriva do turismo, e é uma região onde o turismo acontece naturalmente, tal como em Lisboa e no Porto. Os verdadeiros desafios estão nas zonas emergentes, tais como o OESTE, Costa Vicentina e Alqueva, Ribatejo com a sua cultura sem esquecer o touro, o cavalo e o tejo que dela fazem parte. Estas sim são regiões-oportunidade a para quem quer pensar no turismo como um factor de desenvolvimento estratégico em Portugal. Santarém pode muito bem ser o berço a partir do qual se cria uma estratégia para o turismo da região , seja ela LVT ou algo mais alargado e estruturado como Lisboa + Cascais-Sintra + Ribatejo + Oeste + Templários + Alentejo. 
Veiga Maltez
 Neste país fazem-se autoestradas para o unir o litoral ao interior e o país aos seus vizinhos mas depois colocam cada uma das regiões a pensar e agir individualmente e não em conjunto. 
Que estas crises económicas sirvam para repensar muitos dos programas e instituições que deveriam sustentar o desenvolvimento económico das regiões e que não passam de uma fachada ou espelho do poder politico nacional e das suas ramificações dissimuladas entre fundações, instituições. 
O turismo como dizem e muito bem, é um desígnio nacional mas que se deve projectar a nível internacional, mas para isso é preciso pensar, estudar e estruturar uma oferta que se exige que seja estruturada e de valor.
Um exemplo de algo que saiu da universidade e se transformou num projecto de referencia, onde com simplicidade mas muito trabalho e know how se transformou algo típico e trivial da cultura alfacinha numa moda e numa paixão - Lisbon lovers (http://lisbonlovers.com/shop)
.Como referi o turismo em Lisboa acontece naturalmente, mas isso não deve inibir as regiões do interior e até as próprias localidades de beberem da mesma inspiração e evoluírem a ritmos superiores com qualidade e inovação. Quer queiramos quer não, para que isso aconteça precisamos de um contexto, e as universidades são o melhor ecosistema no mundo para promover a inovação. 
Noticia relacionada
 
 

1 comentário:

Anónimo disse...

“Defendo a colocação de pessoas com provas dadas. O mal deste país é que estes quadros públicos disponíveis são lugares de aprendizagem e não de formação. Quem os ocupa são alunos quando deviam ser professores”, disse. Veiga Maltez insiste que a Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, liderada pelo socialista Joaquim Rosa do Céu, deveria ter feito muito mais pelo Ribatejo, se não fosse a inépcia, a ineficácia e a ignorância de quem tem estado à frente desses organismos. “Acima de tudo têm muita falta de mundo”, atesta.

Não admira que o Joaquim Rosa do Céu tenha deixado as finanças municipais Alpiarcenses num estado lastimável. Segundo Veiga Maltez não passa de um inepto, ineficaz e ignorante aprendiz de gestor. E esta heim? Toma embrulha ó Quim!