.

.

.

.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

TARIFÁRIO DA ÁGUAS DO RIBATEJO É INOVADOR


Modelo de gestão foi apresentado em Conferência na Ovibeja
O modelo de tarifário adotado pela ÁGUAS DO RIBATEJO EM, SA é inovador e deve ser seguido pelas novas entidades que venham a integrar sistemas intermunicipais no âmbito das reestruturações em curso no setor da gestão da distribuição da água e saneamento. Esta foi uma das conclusões do amplo debate proporcionado pela conferência sobre a gestão da água no futuro que decorreu na sexta-feira, 26 de abril, na Ovibeja.
O Presidente da Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública (AMGAP), José Guerreiro, saudou a ÁGUAS DO RIBATEJO por ter conseguido criar um tarifário único para os 77500 clientes dos sete municípios. “Felicito a ÁGUAS DO RIBATEJO porque não é fácil alcançar esta uniformização. É necessário obter consensos e alguém tem de ceder”, referiu. 
Dionísio Mendes, vogal do Conselho de Administração da ÁGUAS DO RIBATEJO explicou que o tarifário “igual para todos” foi uma condição colocada logo no início do processo o que permitiu que em alguns concelhos o preço da fatura tivesse uma redução, enquanto que noutros subiu. “Tínhamos municípios que não atualizavam a fatura da água há vários anos e nesses notou-se mais a atualização, mas hoje os clientes e os munícipes percebem que este é um modelo socialmente mais justo”, disse.
O tarifário da AR também se diferencia pelos valores praticados. Dionísio Mendes apresentou um quadro comparativo, elaborado com dados de um estudo da Entidade Reguladora, que evidencia que uma família de três pessoas com um consumo de 10 m3 por mês poupa em média mais de 100 euros anuais, comparando com os valores pagos por uma família, nas mesmas condições, em Santarém, Cartaxo, Azambuja ou Alenquer. “Este é um estudo completo, isento e credível da ERSAR que demonstra o que sempre defendemos”, disse o autarca.
AR tem também um tarifário social e um tarifário para famílias numerosas, com uma descriminação positiva, que se insere na responsabilidade social da empresa
O representante da ÁGUAS DO RIBATEJO participou no painel “Outros Modelos, Diferentes Visões” onde vincou os investimentos concretizados em três anos de gestão, na ordem dos 70 Milhões de Euros inseridos num pacote de 131 Milhões de Euros.
“Só com um modelo deste tipo seria possível. Os municípios não têm capacidade de investimento e alguns sistemas necessitavam de intervenções imediatas”, vincou.
Recorde-se que o modelo ÁGUAS DO RIBATEJO é inovador porque integra a gestão dos sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais e  tem a particularidade de gerir o abastecimento em alta e em baixa com a captação, armazenamento, tratamento e distribuição da água junto dos consumidores.
Nesta conferência foram apresentados todos os modelos de gestão aplicados em Portugal desde o Município de Mértola onde existe uma estação para tratar a água para 10 pessoas, ao grupo Águas de Portugal que gere a maioria dos sistemas nacionais.
A iniciativa foi promovida pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja (EMAS) e pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA).

1 comentário:

Anónimo disse...

Isto é tudo muito bonito, agora gostava que me explicassem como conseguem facturar um consumo por estimativa, quando existem vários escalões? Passo a explicar, pago em média uma factura que ronda os 20€ mês, mesmo quando estou 3 semanas sem abrir uma torneira, é-me apresentado o mesmo consumo como se estivesse em casa o mês inteiro, ou seja, pago o mesmo como se estivesse em casa, e nem dá para perceber aquelas contas todas que fazem aquando do acerto, será que havendo tanto escalão será legal este tipo de facturação?