.

.

.

.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

LANÇAMENTO DE LIVRO “OS ARROTEADORES…”

 A Escola Primária do Casalinho encheu no lançamento do 2º volume dos "Cadernos Culturais" da AIDIA, da autoria de Ricardo Hipólito, sob o título "Os Arroteadores do Vale da Lama da Atela e d´outros Vais: a saga da terra e do pão”, no passado Domingo, dia 28 de Abril. 
Antiga escola primária do Casalinho, uma aldeia do concelho de Alpiarça onde ainda residem famílias de descendentes destes primeiros homens que preparavam as terras incultas.
Este trabalho retrata a saga de muitas famílias que, ao longo da primeira metade do século XX, desbravaram as terras dos vales do Ribatejo – neste caso nas áreas de charneca dos concelhos de Alpiarça e Chamusca – e contribuíram, com o seu trabalho árduo, para a transformação da paisagem agrícola e a formação de novos povoados, como é o caso do Casalinho, e para consolidar a identidade e a cultura das comunidades ribeirinhas do Tejo.
Na Mesa, para além do autor, estiveram João Serrano (representando a AIDIA), Joaquim Estudante (antigo arroteador do Vale da Lama) e Mário Pereira (Presidente da Câmara), que valorizou o trabalho do autor (e da AIDIA), considerando-o um “contributo muito importante na recuperação de elementos da nossa história, que serão fundamentais para a afirmação da nossa identidade e na abordagem do futuro”, reafirmando a disponibilidade da Câmara para continuar a apoiar a produção cultural, sobretudo no momento em que o concelho de Alpiarça está a entrar no seu primeiro Centenário. 
O autor, Ricardo Hipólito, engenheiro agrónomo, é funcionário da Secretaria de Estado da Cultura, nasceu em Alpiarça, em 1957, e tem desenvolvido um intenso trabalho de recolha das memórias do concelho desde há uns anos a esta parte, das quais se destacam a vida dos avieiros e seus descendentes, o património industrial arqueológico, o trabalho do campo e as vivências na vila rural.
Para concretizar este trabalho, Ricardo Hipólito realizou cerca de trinta entrevistas nos concelhos de Alpiarça e Chamusca (em Alpiarça, no Casalinho, em Vale de Tejeiros, na Parreira, em Salvador e no Junco).
Este segundo número dos “Cadernos Culturais” é prefaciado por Fernando Oliveira Baptista, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e autor de muitos artigos em revistas científicas, prefácios e de uma vasta lista de livros, casos de “Os campos” (1978), “A política agrária do Estado Novo” (1993), “Agriculturas e territórios” (2001), ou “O espaço rural: declínio da agricultura” (2010), entre outros.

O lançamento do livro conta com o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça e faz parte da programação oficial da XX Feira do Livro.
«Fonte: CMA»

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que alguém aproveita o seu pouco tempo livre para fazer algo cultural e socialmente positivo. Ao contrário de muitos que passam o seu tempo inutilmente a viver do expediente e a lixar o próximo.
Parabéns Ricardo Hipólito e AIDIA por mais este fantástico caderno de valor histórico e cultural do nosso povo que, irá perdurar no tempo como testemunho para as gerações vindouras.
M.C

Anónimo disse...

Esta figura legendária da Charneca que veio nos de 1850/1900 como arroteador para a “ charneca da Atela” e que construiu o moinho do Sartela tem ainda vivos duas netas e vários bisnetos e também trisnetos e quatrinetos, lanço um apelo se alguém souber algo sobre esta figura legendária que se manifeste aqui. Obrigado sou um dos BISNETOS. Que vive longe.

Anónimo disse...

Ao bisneto da figura lendária deve dizer o o nome pelo qual era conhecido ou a alcunha, pois era muito comum as pessoas serem conhecidas mais pelas alcunhas. Assim será mais fácil de saber algo desse personagem. estou curioso. e toda gente deve estar. sai do Vale da Lama em 1955 com 9 anos, mas ainda me lembro de muita coisa dessa época.
GABRIEL TAPADAS MARQUES