.

.

.

.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aos responsáveis da Empresa "Águas do Ribatejo"

Já foi esmiuçada pelo Jornal Alpiarcense em várias ocasiões (basta fazer uma simples busca pelo google) a questão colocada por este leitor/comentador e, naturalmente, outras questões que terão ficado por responder por quem de direito.
Estes senhores, que explicam tudo muito bem (à sua maneira) e, até enaltecem as vantagens e virtudes do seu modelo de gestão, prestariam um óptimo trabalho se esclarecessem as populações, nomeadamente as famílias mais carenciadas, acerca dos benefícios práticos e reais da Tarifa Social.
Já agora gostaríamos de perguntar de novo a estes responsáveis da Empresa "Águas do Ribatejo" qual a percentagem de famílias com 3 ou 4 pessoas no seu aglomerado que gasta por mês, menos de 15m3 para ter direito a 1 euro e pouco de desconto.
E por que razão esta mesma família ultrapassando os 15 m3 perde o direito a este desconto.
Será que estas famílias não podem tomar banho que, é um direito elementar de qualquer pessoa, sob pena de serem penalizadas quando mais necessitam? Será que nos meses de verão têm de ir tomar banho ao Tejo para evitar 1 ou 2 metros cúbicos de água que lhes pode retirar tão significativo "desconto" de pouco mais de 1 Euro?
Seria bom que em vez destas tiradas académicas, explicassem às pessoas de forma clara, para que também elas percebessem o que na realidade se passa com a história da Tarifa Social.
Se não quiserem ter o trabalho de explicar, tenham a gentileza de mencionar na factura dos “beneficiados” quais os valores descontados ao abrigo da tão falada Tarifa Social. Como faz, por exemplo, a EDP com a factura da electricidade.
Quando as coisas não são devidamente esclarecidas, há sempre dúvidas que ficam.
Como tal, vamos insistindo até ao esclarecimento total dessas dúvidas.
Noticia relacionada:
 "TARIFÁRIO DA ÁGUAS DO RIBATEJO É INOVADOR":
Repórter Y

1 comentário:

Anónimo disse...

É muito mais fácil e pomposo falar dos grandes projectos do que esclarecer as dúvidas colocadas pelos consumidores. Para alguns, é preferível o silêncio e o segredo, quando está em causa o negócio.
vejamos por exemplo o que nos dizem de forma clara, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo na sua página da Internet, sobre a Tarifa Social da Água:

"A Tarifa Social aplica-se a todos os utilizadores domésticos (carenciados) relativamente ao consumo de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos e consiste: na isenção das tarifas fixas de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos e no pagamento dos primeiros 15 m3 a preços do 1º escalão doméstico."
Citâmos apenas este caso de Viana do Catelo para não sermos exaustivos.

"Águas do Ribatejo" também levanta a bandeira da Tarifa Social. Alguém dos consumidores "beneficiados" conhece o desconto real do seu benefício social?
Como diz a DECO:
"A tarifa social da água e eletricidade tem valores muito pequenos. É preciso aumentar essa tarifa para que represente, de facto, um apoio, uma ajuda para que as famílias não fiquem sem água ou eletricidade, como tem acontecido. Não pode ser uma pequena esmola, como é hoje em dia", afirmou em entrevista à Lusa o secretário-geral da DECO.