.

.

.

.

quinta-feira, 28 de março de 2013

CNE pede milhões para as autárquicas

 Orçamento não tinha previsto verba reforçada para eleições com novo desenho de freguesias. Campanha de informação pode custar até três milhões.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) precisa de cerca de três milhões de euros para fazer uma campanha de esclarecimento junto da população antes das eleições autárquicas. Mas tem em caixa apenas 200 mil euros.
O presidente da CNE já pediu à Assembleia da República, de quem depende financeiramente, um reforço da verba. No orçamento que tinha sido aprovado não estava contemplada nenhuma verba adicional, uma vez que a CNEnão estava a contar com a reforma e fusão das freguesias, que entretanto teve lugar.
Ao SOL, o porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos, explicou que será preciso fazer uma campanha de esclarecimento nas televisões, sendo que o valor médio cobrado por cada canal é de cerca de um milhão de euros.
Esta quarta-feira, houve, aliás, uma reunião entre o presidente da CNE e o secretário de Estado-adjunto da Administração Interna, em que o Governo manifestou preocupação com a preparação das autárquicas, pedindo à comissão que não descurasse a informação aos eleitores.O MAI, por sua vez, está a reforçar a rede informática (que já falhou no passado e motivou queixas de Cavaco Silva nas presidenciais de 2011), de forma a permitir a cada eleitor, através de um sms, confirmar o seu número de eleitor e a respectiva mesa de voto.
Para facilitar o processo, as mesas de voto vão ser exactamente as mesmas que nas últimas autárquicas, embora mudem os limites de várias freguesias que, na maior parte dos casos, se fundem. Apenas 500 mil eleitores (a maior parte da Amadora e Lisboa) é que terão de votar noutro local, pois as suas freguesias foram partidas em vários bocados e rearrumadas no mapa.
A Assembleia da República, por sinal, tem orçamento excedentário: cerca de seis milhões de euros a sobrar de 2012, verba que não usou, uma vez que foram suspensos os subsídios de férias e de Natal da função pública naquele ano.
«sol»

4 comentários:

Anónimo disse...

Continua o regabofe!
Do partido mais à esquerda ao mais direitista todos colaboram nesta farsa.
O povo paga...pá!

Anónimo disse...

3 Milhoes????? Um editalzinho não chega ??

usem o facebook , fica mais barato 1000 euros deve dar para montarem uma apresentyação em video as juntas podem distribuir e partilhar a informação ....

Por cá ou por lá é sempre à grande

Anónimo disse...

As grandes reformas dos politicos são tiradas da SEGURANÇA SOCIAL dos trabalhadores. CAIXA GERAL DE PENÇÕES.
Ainda há dias falando com um Advogado amigo, em Lisboa, ele me dizia que isto vai parar ao Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Há já um grupo de Juristas a movimentar-se nesse sentido.
A síntese que fiz, é para que os mais Jovens, que estão já a ser os mais penalizados com o desemprego, fiquem a saber o que se fez e faz também dos seus descontos e o quanto irão ser também prejudicados, quando chegar a altura de se reformarem!...
Falta falar da CGA dos funcionários públicos, assaltada por políticos sem escrúpulos que dela mamam reformas chorudas sem terem descontado e sem que o estado tenha reposto os fundos do saque dos últimos 20 anos.
Quem pretender fazer um estudo mais técnico e completo, poderá recorrer ao Google e ao INE.
SEM COMENTÁRIOS...mas com muita revolta.... A CDU não é contra os independentes, esperem para o comprovarem a 6 de Abril de 1013.

Anónimo disse...

".../ assaltada por políticos sem escrúpulos que dela mamam reformas chorudas sem terem descontado e sem que o estado tenha reposto os fundos do saque dos últimos 20 anos"

Políticos de TODOS os partidos e cores, diga-se...
O único que não pediu a aposentação antecipada quando saiu da Assembleia foi o Xico Louçã.