.

.

.

.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

LAMENTÁVEL: "Uma assembleia para esquecer e a todos os títulos lamentável"


A assembleia municipal de ontem é para esquecer, começou 45 minutos depois da hora, quando o regimento (está publicado no site da autarquia e eu estive a consultá-lo) prevê uma tolerância de 30 minutos. Essa foi a primeira falha. Depois o Presidente da câmara que até entrou na assembleia bastante calmo e acompanhado da esposa, começou a enervar-se quando a assembleia tardava em começar e chegaram o Francisco Cunha  Cunha e seus apoiantes e o Pedro (Carioca) Gaspar e seus apoiantes, o que antevia umas "guerrinhas", até porque há boatos que o Mário Santiago poderá vir a integrar uma lista, que não a CDU, com o qual anda desavindo há imenso tempo, como temos lido num jornal da região e nas redes sociais.
Parecia que seria uma sessão calma, o edital da convocatória falava em 7 pontos, mas a bronca rebentou quando, sem ninguém antever e vá-se lá saber porque carga de água, o presidente da mesa, Mário Santiago se auto-propôs para presidir a uma comissão encarregada de fazer um regulamento para permitir filmar as sessões da assembleia e acompanhado de 3 ou 4 elementos por ele escolhidos. 
Creio que seria apenas uma proposta, que teria de ser discutida e aprovada, mas o certo é que gerou um mau estar na sala da parte da CDU, quanto a mim com carradas de razão, porque do meu ponto de vista quem terá de apresentar os elementos constituintes das comissões, são as bancadas e o presidente da mesa nunca de deve auto-propôr para presidir a uma comissão, nem ser ele a escolher com quer quer trabalhar. 
A Assembleia Municipal é um órgão autárquico onde a Democracia funciona e deve funcionar em Pleno. Há leis e regimentos a cumprir e a liberdade de escolha dos elementos constituintes das comissões terá de ser deixada forçosamente ao livre arbítrio de cada bancada com assento numa assembleia municipal. O que pareceu é que o Mário Santiago estava a querer ficar para a história como o fulano que pôs a assembleia municipal a ser transmitida em directo ou em diferido para as televisões ou computadores lá de casa, quando a iniciativa de registar as sessões em vídeo pertence ao presidente da câmara Mário Pereira. Aliás a dita cuja assembleia de ontem mais parecia uma luta de Galos, com os dois Mários a disputarem responsabilidades sobre quem fez, ou não fez, o que lhe competiria fazer, com os deputados das duas bancadas a agredirem-se verbalmente e sem qualquer decoro respeito por quem estava a presidir aos trabalhos. Houve momentos em que todos falavam para o monte e os Mários gritavam desesperadamente, como náufragos a a fundarem-se e a quererem um pouco de ar. 

Uma assembleia para esquecer e a todos os títulos lamentável. 

A quem fôr dador o condão de poder ouvir as gravações (isso deve ser proibido, embora queiram transmitir em vídeo para o mundo) poderá aproveitar para ensinar às crianças que poderão figurar nas célebres Assembleias do Futuro nas Cerimónias dos 25 de Abril, um Case Study, para os mais novos aprenderem como pessoas pagas com os nossos impostos nunca se devem comportar.

Noticia relacionada:
"ASSEMBLEIA MUNICIPAL: É preciso ir também cantar o...": 

4 comentários:

Anónimo disse...

Ou seja, foi respondida a pergunta que a Drª Sónia Sanfona colocou sobre o bom relacionamento entre orgãos autárquicos.
Os meses que faltam até às eleições, prometem...

Anónimo disse...

É caso para dizer: ralham as comadres...

Eu acho mas é que qualquer coisa se passou na escolha dos candidatos para as listas da CDU â câmara de Alpiarça e os nomes propostos não mereceram o consenso e apoio unânime dos militantes do PCP.

Dois blogues afectos à CDU de Alpiarça, anunciaram com pompa e circunstância que na tarde do dia 9 de Fevereiro de 2013, seriam dados a conhecer aos militantes do PCP, num plenário convocado para o efeito, os candidatos da CDU à câmara de Alpiarça. Dizia-se até à boca aberta que "em equipa que ganha não se mexe", fazendo supor que Mário Pereira seria coadjuvado por Carlos Pereira e João Arraiolos.

Afinal em comunicado distribuído à imprensa, nas mesas de cafés, e nos tais ditos blogues apenas se anunciou o que já se sabia: Mário Pereira é o primeiro candidato da CDU! Ora Bolas.

Então e os outros? Alguém do GAP será promovido a vereador ou a presidente da Junta? Ou os militantes não estarão contentes com o trabalho de alguns?

Responda quem sabe.

Anónimo disse...

Deixemo-nos de pôr paninhos quentes. O presidente da Assembléia é que esteve mesmo muito mal. É uma pena porque eu tinha depositado expectativas nele. Mas, não, não tem tarimba para ser presidente deste órgão. É uma pena, mas pelo menos podia sair pela porta da frente e de cabeça erguida e não me parece que isso vá acontecer. Só serve os interesses da oposição, vá-se lá saber o que está por trás disto? Oposição ela própria incredula com a sua postura, nomeadamente as vereadoras do PS. UMA VERGONHA.

Anónimo disse...

É lamentável, o Presidente da AM a querer-se armar em " DITADOR" estes independentes não querem nada com os politicos mas " SUJAM A POLITICA".
Isto é um aviso para todos os partidos politicos, os que se dizem independentes andam é à procura do TAXO que alguns politicos já o tem.
Há um independente que até dá metade do salário que receber da Camara porque a outra metade do salário que recebe na sua empresa já está ( DIZEM) hipotecado às finanças. Deve receber uma boa mesada, e conheço alguns trabalhadores que nem para comer como deve ser ganham.