.

.

.

.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A VAIDADE DOS POLITICOS



O pior que pode existir num político é a vaidade.
Torna-o incapaz de reconhecer erros e corrigi-los, de proceder com humildade e sem arrogância, de dialogar sem preconceitos com outros que não pensam da mesma maneira, de se comportar sem autoritarismo, considerando-se como único detentor da verdade!
Já alguém disse que o poder fomenta o homem, mas o que está normalmente na base disso é, na verdade, a vaidade de que está em lugares de chefia, exercendo o poder.
A culpa é em parte dos que se deixam dominar por si próprios pela vaidade, mas é também e talvez principalmente de quem lha alimenta, endeusando-os, aplaudindo-os sem reservas, deixando-se subjugar pela habilidade retórica, ainda que oca ou fantasiosa, de quem lhe fala, fingindo, muitas vezes, ignorar o que é real e sendo com frequência para apenas exaltar o seu ego.
A culpa de tornar mais vaidosos os que já os são é, efectivamente dos que os incensam, abdicando de pensar por si próprios.
Mas o que mais é de admirar, é que entre os que, na política, tornam mais vaidosos os que já o são intrinsecamente são pessoas que, durante toda a sua vida, revelaram a melhor preparação cívica e política, lutando com coragem contra os que se arvoraram em “salvadores da pátria”
Noticia relacionada:
"ESCLARECIMENTO:"não perfilho a ideologia comunista...

Sem comentários: