.

.

.

.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A PRIMEIRA ENTREVISTA DO CANDIDATO INDEPENDENTE FRANCISCO CUNHA

Francisco Cunha

Francisco José Saturnino Cunha é um alpiarcense sobejamente conhecido que dispensa qualquer apresentação

Todos conhecemos e sabemos quem é o Francisco Cunha. Um empresário que quando se “mete em alguma coisa” é para ganhar. Não é por acaso que é um empresário de sucesso que tem contribuído para o desenvolvimento do tecido empresarial local e do distrito.
Conhecido como um bom moderador e um excelente negociador, Francisco Cunha não é um candidato comum a muitos outros. Ele sabe o que Alpiarça quer e aquilo que merece.
Vai concorrer sem interesses pessoais e preocupado em mudar e fazer crescer a terra que o viu nascer. De tal forma que se ganhar as eleições vai abdicar de metade do seu vencimento a favor dos alpiarcenses porque não precisa do ordenado da autarquia para sobreviver e muito menos tem que dar contas a nenhum partido.
Francisco Cunha, como muitos alpiarcenses, está farto da política e dos políticos. Porque gosta da sua terra e sente alguma tristeza do atraso em que a mesma se encontra como da falta de desenvolvimento aceitou o convite que lhe foi endereçado por um grupo de pessoas preocupadas com o marasmo de Alpiarça.
 “Jornal Alpiarcense” foi ao encontro de Francisco Cunha para que se saiba um pouco mais daquilo que pensa fazer e dos projectos que possam contribuir para que a nossa terra mude de facto agora com a possibilidade de não estarmos dependentes de partidos políticos.
Eis o seu depoimento:
Agora que é oficial a existência de uma “Lista de Independentes” da qual irá ser o ‘cabeça de lista’ nas próximas eleições autárquicas, gostaríamos de saber como é que este movimento surgiu e como aceitou ser candidato.
A candidatura surge, na sequência de várias abordagens feitas por amigos meus, pessoas interessadas pelo futuro de Alpiarça, mas acima de tudo, com a convicção que tenho de que existem neste momento condições para fazer mais e melhor do que tem sido feito ao longo dos anos. No meu discurso de apresentação de candidatura estão evidenciados os motivos desta candidatura.
O executivo da CDU não conseguiu fazer obras de iniciativa própria como praticamente não investiu e muito menos contribuiu para o desenvolvimento local. Se for eleito e se ganhar o que pensa fazer?
Novamente, no meu discurso de apresentação, ficou claro, que estamos a desenvolver um Plano de Acção focando-nos em diversos Eixos que, a seu tempo, irão ser apresentados à população: em 1.º lugar em debates que espero ter com os outros candidatos e mais tarde sob a forma de Programa de Candidatura.
Penso também que mais importante que as obras que o Município deverá fazer por iniciativa própria, cujos recursos são limitados como é do conhecimento geral, a autarquia deverá acima de tudo criar condições para que jovens empresários e a iniciativa privada possam catapultar o desenvolvimento económico do concelho e, consequentemente, a criação de postos de trabalho.
Nesta perspetiva a divida mantêm-se. O que pensa A CANDIDATURA “TODOS POR ALPIARÇA” fazer com a divida que vai receber?
 Antes de mais é importante ressalvar que o volume da dívida tem vindo a aumentar desde sempre, quando o PS em 1997 assumiu o executivo, o passivo era já superior a cinco milhões de euros. É também verdade que em 2009, o passivo herdado pela CDU já se situava em cerca de treze milhões de euros, mas também, não é menos verdade que ao longo deste mandato não foram criadas condições para uma diminuição sustentada e significativa da dívida, nem a curto prazo, nem criando condições para que no futuro a dívida possa naturalmente diminuir, acrescendo o fato do atual executivo não ter criado condições para a realização de receitas adicionais, permanentes e extraordinárias.
Houve, de fato, um vazio de ideias e nenhuma imaginação para inverter significativamente o sentido ascendente da dívida.
 A “Lei dos Compromissos” poderá impedir a concretização dos seus projectos?
A tão famosa “Lei dos Compromissos” é uma realidade que peca por tardia e que neste momento obriga os autarcas a terem rigor e controlo na utilização dos dinheiros públicos e é esse rigor e controlo que imperará  na nossa gestão, logo que assumirmos os destinos da Autarquia.
O desemprego teima em não diminuir no concelho por falta de investimento. Qual a solução que usará para inverter a situação?
 Como já disse anteriormente, a criação de um Gabinete de Apoio ao Jovem Empresário e aos investidores privados, serão medidas fundamentais para inverter a atual situação.
Certo é também que nós não falamos uma linguagem política e partidária, mas falamos sim a mesma linguagem que os empresários, pelo que acreditamos que connosco as empresas, os empresários e os empreendedores sentirão um clima de conforto e confiança que, ao contrário do que acontece atualmente, lhes permitirá, sem obstáculos, instalarem-se no concelho com as condições necessárias para a criação de emprego e desenvolvimento de todas as atividades económicas do concelho.
Quais vão ser as suas prioridades políticas?
 Conforme também referi anteriormente, a agricultura, a iniciativa, empreendedorismo e exponenciação industrial, o turismo, a atratividade residencial e a governação da Autarquia serão os principais eixos do Plano de Acção que estamos a desenvolver.
Sendo um ‘homem do desporto’ o que pensam fazer em termos desportivos. O triatlo contínua ou teremos de regresso o futebol sénior como outras modalidades desportivas?
Pretendemos apoiar o desporto existente, desde a formação à competição e manutenção, o Triatlo é uma modalidade importante e que deverá continuar a ser apoiada. O mesmo terá que ser feito ao Futebol Sénior, pelo que é importante o envolvimento da Autarquia junto da coletividade que quiser abarcar o regresso desejado de uma equipa de Futebol Sénior em Alpiarça.
A falta de iniciativas empresariais e de desenvolvimento tem sido, que se agravou com a inércia do executivo da CDU, o ‘Calcanhar de Aquiles’ para Alpiarça. Como empresário de sucesso que é o que pensa fazer em termos empresariais para que haja desenvolvimento e crescimento no concelho?
 Este foi um tema que já foi abordado anteriormente, mas que volto a frisar, é neste particular que nos sentimos mais à vontade até pela nossa enorme experiência de criação de iniciativas empresariais e de desenvolvimento e, na criação de postos de trabalho.
Outros projectos a curto ou médio prazo?
Guardamos a divulgação destes projetos para quando for apresentado o Plano de Acção para Alpiarça.
Como é óbvio, temos muitas ideias e projetos em mente, mas há acima de tudo, necessidade de analisar a executabilidade dos mesmos. Não queremos nem vamos, como é hábito nas forças que nos antecederam e em muitos políticos fazer promessas que depois não possamos cumprir. Aqui faremos com certeza a diferença e a população de Alpiarça agradecerá.
A sua candidatura é independente, mas sempre se mostrou disponível para trabalhar com todas as pessoas e todas as forças politicas, se for eleito Presidente da Câmara irá manter essa mesma intenção?
A minha candidatura é por Alpiarça e por todos os Alpiarcenses, uma vez eleito não irei descurar a vontade e disponibilidade de todos que como eu gostam de Alpiarça. Neste sentido, esta candidatura estará sempre disponível para encontrar soluções no executivo camarário, que sirvam o bem comum desta terra. Desde 1975 Alpiarça foi sendo governada pela CDU e pelo PS, que cujas estratégias passaram e, passam, por constantemente, ignorar e hostilizar as propostas da oposição e de quem fora do executivo camarário não os apoia ou pensa de forma diferente. Não é esse o nosso caminho. Não é essa a nossa estratégia. Conto e sempre contarei com todas as pessoas ou partidos que tenham propostas válidas para a nossa terra.
Já está a trabalhar com a sua ‘equipa’ para as próximas eleições autárquicas?
 Aproveito para agradecer publicamente a todos os que estão a trabalhar para este projeto de uma forma voluntária e desinteressada, bem como a todos os que de uma forma ou de outra nos têm vindo a apoiar.
Claro que sim, este projeto é um projeto pensado e sustentado que tem meses de trabalho e que com certeza irá dar os primeiros frutos em Outubro. Mas o nosso projeto não se esgotará em 2017.
E para a conclusão destes trabalhos, conto com o total empenhamento dos funcionários da Autarquia e, com certeza, com toda a disponibilidade e profissionalismo que os caracterizam, irão connosco trabalhar e contribuir para o desenvolvimento da nossa terra e para todo o apoio que possamos prestar a toda a população.
Sendo um empresário como é que vai dedicar-se ou repartir a ocupação dos seus tempos profissionais. Vai-se ser presidente a tempo inteiro ou empresário a meio tempo. Como se vai organizar nesta aspecto, tendo em atenção que o cargo de presidente da Câmara exige uma grande dedicação?
Quando decidi aceitar o desafio de me candidatar a presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, ponderei e falei com a minha família, no sentido de, a partir de Outubro, me desligar totalmente dos negócios da família, por isso, a partir de Outubro deste ano, serei a tempo inteiro o Presidente de todos os Alpiarcenses.
 No discurso da apresentação, houve quatro pontos que suscitaram uma reacção muito positiva das pessoas, a doação de metade do salário, a redução do Gabinete de Apoio à Presidência, para libertar meios financeiros que permitam oferecer livros a todos os alunos de Alpiarça, a sua assunção de, se não cumprir o Orçamento paga do seu bolso ou se demite e finalmente o desafio aos seus adversários para debates durante o período de campanha eleitoral. O que nos pode dizer sobre isso?
 Confirmo integralmente tudo o que disse, assumo sem reservas que cumprirei o que prometi e como já disse publicamente na Assembleia Municipal onde estavam presentes dois dos meus adversários já conhecidos, espero que aceitem o meu desafio de mensalmente e, a partir de Março até às eleições, possamos ter debates com a presença da população e ou sem a mesma, para podermos debater as ideias e os projetos que cada um tem para o concelho, debates esses que com certeza estarão abertos e deverão contar com outras eventuais candidaturas.
 Para terminar, considera que a sua apresentação foi um sucesso e a rampa de lançamento para um resultado histórico?
 Até agora todas as informações que nos foram chegando, apontam de uma forma clara que as mais de duzentas pessoas presentes no evento superaram todas as expetativas, de muita gente menos crédula, de muitas pessoas que temos a certeza que nos apoiam não puderam estar presentes e muitos apoiantes dos meus adversários ficaram maravilhados com a apresentação e confirmaram que estamos no bom caminho, porque falámos a verdade às pessoas e, temos como objetivo vencer as eleições em Outubro.
Para terminar, gostaria de me dirigir aos Alpiarcenses que, “PARA MUDAR E MELHORAR, SÓ BASTA VOTAR”. 


António Centeio

19 comentários:

Anónimo disse...

Começa bem este candidato a candidato. Já a utilizar a mentira como arma de arremesso politico.
O sr presidente da câmara devia era fazer um comunicado à população a explicar tintim por tintim a redução que conseguiu da dívida em cerca de 1 milhão e 200 mil euros em 2012, enquanto no tempo do PS havia era aumento da dívida anual tambem nesse montante. Queria ver o Xico a fazer melhor. Só se lhe desse para vender a câmara, o que não duvido nada, habituado como está às regras do privado.Esquece-se que se trata de uma autarquia, não de uma empresa.

Anónimo disse...

o Candidato que se diz independente, mas que nós não somos parvos está a ser apoiado pelo CDS que é o seu partido e ainda o seu aliado PSD: candidato não vai receber metade dos votos que tem nas sondagens, quem aposta?

Anónimo disse...

E a favor dos trabalhadores e dos reformados? NADA é a continuação do programa do CDS-PORTAS aliado ao PSD e meia dúzia de saudosistas do passado, esta é o que eu deduzo desta entrevista

Anónimo disse...

Parabéns Francisco, excelente entrevista, lúcida e objectiva, e que nos dá muita esperança.Conte comigo.

Anónimo disse...

Lúcida, objectiva? Não tem noção nenhuma da realidade da autarquia, não conhece nada por dentro, não apresenta nenhum projecto em concreto... Onde está a lucidez e a objectividade?
E já agora, gostaria de saber a resposta a algumas questões:
- Como vai conciliar os interesses privados e os interesses públicos? Basta deixar as "empresas" da família? E deixa mesmo, por acaso?
- de que é que o candidato vai viver dando metade do ordenado? Fica sem as "empresas" e habituado que está a viver à grande e à francesa?

Anónimo disse...

Olhe este quer saber os projectos e já agora quem faz, onde como e quando
olhem para esta latosa

Anónimo disse...

Não venham aqui com politiquice de vão de escada, o que esta aqui em causa é DESENVOLVER AO NÍVEL DE POSTOS DE TRABALHO E LAZER QUEM FEZ NÃO É RELEVANTE COMO FEZ TAMBÉM NÃO MAS É RELEVANTE ESTA FEITO ISSO É QUE CONTA todo o resto é um desencadeamento de tachos para os bois

Anónimo disse...

Os comunistas e os PS Andam todos borradinhos...eheheheh..até da gosto ver isto.
Saem da zona de conforto e tremem que nem varas verdes!!!Pois é meus caros, comecem a aceitar a ideia de acabar os vossos reinados em Alpiarça, ou achavam que era para sempre??
Parabéns Francisco estas no bom caminho, tens todos o meu apoio e o da minha família...Força porque Alpiarça merece

Anónimo disse...

Concordo com o comentário das 10:45, se o homem não tem votos, não vai fazer nada, porquê tanta preocupação? É estranho, os seguidistas dos partidos preocuparem-se tanto com o Xico Cunha, mas pelo que conheço dele, tenho a certeza que ele ao ler estes comentários, até se ri e deve estar a dar-lhe um gozo dos diabos vê-los aflitos e preocupados com o que ele diz, escreve e faz! Cá para mim ele vai papá-los todos.

Anónimo disse...

Comentador das 9:18, não é isso que está na base de dados da Pordata e que foi coligida usando dados oficiais.
Houve foi em 2011 um aumento brutal da despesa em relação à receita, e o déficit aumentou em quase 4 milhões de euros.
Repare que não sou eu que digo, SÃO DADOS CONSULTÁVEIS por todos.

Anónimo disse...

Ó Xico Zé vê lá se ganhas as eleições e mandas acender as luzes porque isto andar por ai as descuraras não dá muito jeito

Anónimo disse...

Hoje não jantei. Amanhã não almoço. Qual não é a preocupação por quem vai ganhar as eleições...eu não voto pela cara do homem, voto por projectos e estes anti-tudo dizem que o seu projecto é um porco assado no espeto.

Anónimo disse...

Será que ninguém que apoia a eventual candidatura dá a cara, é só anónimos?

Anónimo disse...

Mais um candidato a querer enganar os Alpiarcenses mas todos sabemos o que este senhor quer. Como alguem já referiu acima e bem fazendo referencia à diferença entre gerir o privado e o publico há uma grande diferença

Anónimo disse...

Este tipo é engraçado. pelo dá para entreter e semore vamos aqui escrevendo umas coisas. É giro ver um "indepedente" com uma maquina de markting atrás dele. O tipo e cor das fotos, o discurso batido e rebatido dos politicos e até um controleiro-mor que anda por aqui eplo blog a escrever de várias formas e estilos para dar a sensação que são muitos. O rapaz a esta hora deve ter o portatil a arder de tanto votar no chefe. Apenas é pena que seja mal criado e filho de um ex vereador.

E a razão de haver muitos comentários não deve ser medo por parte dos adversários. È porque o tipo tem piada e conta umas larachas.


Mas dá para passar o tempo com esta brincadeira de garotos ...Mas faz sentido. O candidato passa a vida rodeado de garotos...é natural que pense como eles.

Promessas Eleitorais

Mas se quiser jogar o jogo dos homens...

Agora por falar em ordenados e doações de ordenados, lanço o desafio!

Se este candidato está tão seguro de que não precisa da politica para viver e que está a acima dos outros Alpiarcenses numa atitude paternalista (sim, porque que o povo é burro e precisa de professores para nos ensinarem a atar os sapatos)então que o prove. Visto que é uma promessa eleitoral, então que peça ao JA para publicar a sua declaração de IRS.

Sim, a declaração de IRS e outra Declaração de não divida à Autoridade Tributária e à Segurança Social.

Se o fizer nos proximos 5 dias tem a minha palavra de que voto nele.

Se não o fizer, conclui-se que falhando esta promessa que tanto tem dado que falar, todas as outras são para falhar tambem.

E agora Sr. Francisco?

Anónimo disse...

se todos os candidatos ás camaras tivessem que não ter dividas a ninguem, então não havia um português que fosse que se pudesse candidatar,
Ou então só se candidatavam os ricos.
Provavelmente era isso que os ilustres comentaristas desejariam. Que houvesse ai algum camarada sem dividas (será que o há?)

Anónimo disse...

É um facto que muita gente tem dividas, mas há dividas e dividas, dividas às finanças, à segurança social à banca então nem é bom falar, é com ele. mas se isto tudo acontece não será por uma boa gestão. sei do que falo.

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo com o comentario em que sugere ao Sr Cunha para apresentar uma declaração de IRS e outra Declaração de não divida à Autoridade Tributária e à Segurança Social. Alias uma das suas promessas eleiturais é doar parte do salario caso venha a ser eleito

Anónimo disse...


Este Senhor terá o meu voto, caso apresente como ja referido no comentario das 27 de Fevereiro de 2013 à0 00:07 as ditas declarações,