.

.

.

.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

"A melhor Casta"

"Só um exemplo: a estátua da bacante na Praça dedicada ao sr. Zeca Pinhão. Alguém de Alpiarça, que goste desta terra, gosta daquilo ali? Por amor da Santa! Vá em frente, senhor Presidente com o arranjo do espaço e não ligue aos que o criticam por fazer uma bonita obra que valoriza a nossa terra. Tanto dinheiro mal gasto por aí e tanta saloiada que até irrita e agora que se pretende embelezar, de facto, aquele espaço, têm que dizer mal para obedecer aos partidos.Santo Deus!

Maria Gabriela Pinhão Coutinho"

Pegando neste excerto do texto da antiga vereadora da cultura da câmara municipal de Alpiarça, publicado n' O Mirante devíamos abrir um debate à volta desta cena da bacante nua inserida numa praça que era de José Relvas e passou a ser de José Pinhão. Ainda hoje muitos se questionam do porquê da colocação daquela estátua ali, que nada tem a ver com as mulheres de Alpiarça. O que o autor da estátua explicou na altura (1) pouco ou nada tem a ver com a estátua que lá foi colocada, ou então andavam obcecados com fotos de "gajas nuas", esta por sinal bem feiosa e malfeita...


(1) :: A melhor Casta            
Obra do escultor Armando Ferreira
Inaugurada a 25 de Abril de 2005.

   Por mais esforços que se façam, evocados em discursos retratados em várias formas de arte, nunca poderemos reconhecer na totalidade a valência mais preciosa que a natureza lhe incumbiu.
   Uma fonte criadora emanada de fertilidade gera a vida, é sinónimo do amor da esperança , da dor, da perfeição e da beleza.
   Foi envolvida com passados de amarras preconceituosas, percorrem em tantas gerações caminhos agrestes e impiedosos de subidas sem fim, onde o cansaço foi vencido pelo "Querer", em todos os momentos lutou para se libertar das forças que a escravizaram e a esmagaram.   Faço esta alegoria ao vinho, com a criação desta escultura, onde não dispensei a figura "Mulher", porque encontro no seu todo uma corrente poderosa de energia e considero a mais alta expressão dos poderes criativos e visuais do homem.
   Num gesto de espreguiçar para um novo dia, de sorriso aberto e confiante, desperta atenções apregoando "A Melhor Casta" e anuncia a necessidade da propagação das mesmas para a nossa região.
   A transparência das suas vestes tem como intenção representar todas as mulheres de todos os tempos, ligadas á temática vitivinícola, gerações do passado e do presente.
   Querendo o nu representar nesta alegoria ao vinho todas as mulheres, também é uma bandeira à conquista da sua própria liberdade, à sua beleza e ao seu encantamento vinhateiropor excelência agitado e maravilhoso.
   Tendo verdadeira consciência que a temática do vinho tem muitas gerações e continua a estar encutida na alma dos alpiarcenses, hoje com técnicas já bastante evoluídas não pude dispensar emblematicamente a "Mulher", porque em todos os espaços laborais ela está presente, desde o vindimar dos cachos passando pela laboração nas adegas, até á enologia.
  
Por: L.I.

1 comentário:

Anónimo disse...

agora até o pcp vai ter a sua estatua. Tão diferentes e tão iguais.
é por isso que em 2013 nao me apanham a votar.