.

.

.

.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

APROVAÇÃO DA TAXA MINIMA DO IMI: A noite vai ser calma e o povo já está sereno



A Assembleia Municipal vai reunir hoje pelas 20.30 no Auditório da Câmara Municipal para uma Sessão Extraordinária onde serão discutidos seis pontos na Ordem de Trabalhos.
O mais importante e que estava a agitar a população é a “Apreciação e votação da Proposta de Taxas de Imposto de Imóveis (IMI)" para o ano de 2013 quando o executivo pretendia apresentar para aprovação da Assembleia a “Taxa Intermédia”.
Uma proposta que agitou e dividiu a população que estava disposta a comparecer logo à noite em massa perante o auditório para exigir que a mesma fosse substituída pela “Taxa Mínima”.
 Mas o bom senso reinou no executivo autárquico e os dois partidos (CDU e PS) aprovaram por unanimidade que na mesa da Assembleia seja apresentada  apenas a “Taxa Mínima” em substituição da anterior tomado que foi em conta a opinião do presidente da Assembleia Municipal, Mário Santiago que desde a última sessão se debateu pelos valores que agora vão ser aprovados.
Tudo indicava que a noite iria ser agitada mas vai ser calma porque o povo já está sereno com a decisão do executivo porquanto garantidamente vai ser  aprovada a proposta que todos queriam.
A Ordem de trabalho vai ser a seguinte:

-Ponto 1 – Apreciação e votação da Proposta de Taxas de Imposto de Imóveis (IMI) para o ano de 2013;
Ponto 2 - Apreciação e votação do terceiro Relatório da Execução do Plano Saneamento Financeiro;
Ponto 3 - Apreciação e votação da Proposta de adesão da "Casa Museu dos Patudos – Museu de Alpiarça à Associação Portuguesa de Casas Museu";
Ponto 4 - Apreciação e votação da Proposta sobre Concurso Público da Empreitada “ Espaços Exteriores e Edifício de Apoio à Casa dos Patudos – Alpiarça”:
Ponto 5 - Apreciação e votação dos pagamentos plurianuais no âmbito da Lei dos Compromissos – Lei nº 8/2012:
Ponto 6 - Apreciação e votação da Informação nº 68/AS/2012 – Regulamentos Municipais – " Regulamento do cartão Sénior Municipal e Regulamento Municipal de atribuição e gestão de habitações sociais do Município de Alpiarça” - Término dos prazos de consulta pública.
Para os leitores melhor compreenderem os valores que o executivo autárquico (CDU e PS) pretendia apresentar a discussão e aprovação (Taxa Intermédia) e a agora aprovada, abaixo exemplificamos alguns valores para se compreender porque os alpiarcenses estavam al alvoroço e prontos a comparecerem em peso logo à noite na Assembleia Municipal:

Atente-se a um exemplo prático de um contribuinte que tenha um prédio urbano avaliado em 80.000 euros:

80.000 x 0,5% = 400,00 euros de IMI - taxa máxima

80.000 x 0,4% = 320,00 euros de IMI - taxa intermédia


80.000 x 0,3% = 240,00 euros de IMI - taxa mínima

São estas as diferenças entre a “Taxa Intermédia” e a “Taxa Mínima”

(pode ler mais em: LEITOR EXPLICA: "alpiarcenses só podem e devem regozijar-se com esta medida tomada pelo executivo de Alpiarça por unanimidade")

Claro que esta “mudança” brusca e inesperada, por parte dos eleitos das CDU e do PS está cheia de contornos políticos mas tornava-se necessário agradar à população  cujo desagrado era total e agravando o descontentamento geral ao ponto de estarem previstos confrontos e ofensas verbais, à porta do edifício da Câmara,  aos deputados que iriam aprovar a anterior taxa.

Pelas consequências politicas que poderiam advir da aprovação da “Taxa Intermédia” os eleitos souberam dar a “volta ao texto” a esta “alteração manhosa”  feita em cima da hora,  agrada a todos pelo que a noite agitada que se esperava será mais calma e com menos presença de munícipes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que tenho lido por aqui inclusive com ataques ao Santiago, parece que o PCP engoliu um sapo vivo e na realidade está se lixando para a população e só recuou porque estava entre a espada e a parede e teve medo da população e de perder a votação logo à noite. Ai esta gente que cada vez se enterra mais. Já estou a pensar em ir outra vez logo à noite à Assembleia que deve haver molho.
Alguem pode informar-me onde se realiza a Assembleia, se é no edificio da Câmara ?

JA disse...

A Assembleia realiza-se no Auditório - é no próprio edifício da Câmara (voltado para o parque de estacionamento)