.

.

.

.

domingo, 28 de outubro de 2012

Risco de um novo Holocausto não está afastado

 Portugal vai ser o centro do mundo da discussão do Holocausto, segunda e terça-feira.
O risco de o Holocausto voltar a acontecer não está completamente afastado, o alerta é do embaixador dos EUA em Portugal, Allan Katz, no dia em que arranca em Lisboa uma conferência sobre "Portugal e o Holocausto".
"Porque é que haveremos de pensar que não há risco de acontecer outra vez", alerta o embaixador dos EUA em Portugal, Allan Katz. "Também ninguém pensava que fosse possível de acontecer na Alemanha e aconteceu", recorda. "No contexto de crise em que vivemos há fenómenos perigosíssimos que podem levar a situações muito complexas, como os nacionalismo exacerbados e regimes autoritários", para além da ascensão de partidos neo-nazis em diversos países, acrescenta na apresentação da conferência "Portugal e o Holocausto.
Aprender com o passado, ensinar para o futuro" que se realiza a partir da hoje na Fundação Calouste Gulbenkian. Durante dois dias, Portugal vai ser o centro do mundo da discussão do holocausto num encontro que trará a Lisboa os maiores especialistas mundiais sobre o tema. Esta conferência é uma organização conjunto da embaixada, Fundação Luso - Americana (FLAD) e Fundação Calouste Gulbenkian.
"Estas situações têm que ser faladas para evitar que voltem a acontecer", sublinha o mais alto representante dos EUA em Portugal. Talvez por isso um dos motes da conferência é a frase de Barak Obama, presidente norte-americano: "Nunca mais!Nunca mais é um desafio às nações. É uma verdade amarga - muitas vezes o mundo falhou ao não evitara morte de inocentes numa escala massiva".
O objectivo da conferência é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento académica e promover a compreensão do Holocausto e do papel de Portugal durante esse período da história, bem como apoiar o ensino do Holocausto em Portugal", explica-se na apresentação do programa. Até porque as escolas e os professores têm um papel fundamental no espalhar deste alerta. E mais importante que esteja exaustivamente previsto como tema do currículo de disciplinas como a história, é que as escolas optem, no âmbito da sua autonomia, por falarem do tema em diversas disciplinas, afirma Maria Lurdes de Rodrigues, presidente da FLAD.
Durante a conferência será abordada a temática de Portugal enquanto local de acolhimento e de passagem de muitos milhares de judeus. Hoje, a partir das 17h30 será ainda inaugurada uma exposição "Os refugiados do Holocausto em Portugal".
«DE»

Sem comentários: