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segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PUBLICIDADE ENGANOSA: "Grandes beneméritos estes tipos. Fartam-se de dar"

Veja-se, só para citar um exemplo entre tantos, a publicidade que a Meo faz: "Adira ao MEO só por 29.99€/mês."
Esta publicidade devia ser proíbida! Porquanto é enganosa. Se o consumidor não estiver atento leva um barrete. Afinal este preço é só por dois ou três meses, findo esse prazo começa a pagar 50 e tal euros com a box! Mais, é "agarrado" durante 2 anos(!) por um contrato que, mesmo que entenda que não lhe serve; mesmo que coloque o material no sótão e não o queira ver, tem de pagar as mensalidades até ao fim. Se não o fizer, começam a chover ameaças com tribunais que normalmente ficam a muitas milhas de distância da comarca do cidadão, para pagamentos coersivos, despesas disto e daquilo. Enfim, coitado de quem é pequeno.
Um contrato de um ano, ainda vá que não vá, agora dois anos?...
Grandes beneméritos estes tipos. Fartam-se de dar. Dão este mundo e o outro, só que o consumidor é que paga tudo e mais alguma coisa.
Não há muito tempo prometiam determinadas velocidades quando as linhas e distância da central não o permitiam. Um cliente que em algumas zonas, contratava 8 megas, na verdade chegavam-lhe apenas 2 megas. E, mesmo reclamando, pagava como se tivesse a receber 8! Milhares de clientes queriam desistir dos serviços e eram atirados para callcenters que lhe chupavam o dinheiro de horas de chamadas sem nada resolverem. Mais tarde descobriram uma fórmula que iria tapar a boca dos reclamantes: Em vez de prometerem um serviço de 2 megas... 4 megas...8 megas etc. colocaram antes destes valores a prep. "até"...até 4 megas...até 8 megas... e assim lixaram o pessoal que se sentia lesado.
Por isso, também acho legítimo o consumidor estar atento a estes impostores.
Nota: Quanto á velocidade de transmissão de dados, a coisa parece ter melhorado com a introdução da fibra óptica.
Por: Zé Manel 
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3 comentários:

Anónimo disse...

Confirmo o que é dito aqui. Também tenho este serviço e tem sido uma briga desde que instalei a internet com problemas todas as semanas. Contratei 12 megas de velocidade, internet e TV a pensar que ficaria bem servida mas, foi tudo treta. Há dias vieram baixar-me a velocidade para 6-8 megas dizendo que as linhas não aguentavam os 12 megas contratados e assim o sistema ficava mais estável. Lá está o tal ATÉ a funcionar. Mas o engraçado (sem graça nenhuma) é que continuo a pagar o mesmo como se tivesse a receber o serviço inicialmente contratado de 12 megas.
E vamos queixar-nos a quem?
Só se for ao "Quelhas" que é o parente das velhas...
E com os dois anos de contrato e serviços desta qualidade, é mesmo para nos lixar.
Ao que consta os tribunais estão a abarrotar de queixas apresentadas por estes senhores contra clientes quando em metade das situações deveria ser os clientes a apresentar queixa contra eles pelos maus serviços.
Mas o que pode um simples cliente fazer contra uma máquina que tem um batalhão de advogados por sua conta? Zero!
Só há uma coisa que pode fazer, é estar atento e falar com quem conhece os meandros do sistema.

Ana Maria

Anónimo disse...

Caros amigos. Contratos só assina quem quer. Se assinam algo apenas lendo as letras gordas é normal que se sintam enganados, as operadoras não dizem 29.90 para sempre é necessário ler tudo e não apenas o que interessa. As operadoras não dizem 12 megas garantidos dizem ATÉ 12 megas o que significa que depende de vários fatores ter 12 ou menos. Sinceramente este é o maior problema, pessoas que assinam sem saber o que assinam e depois dizem que são enganadas e reclamam sem qualquer razão nos livros de reclamação o que vai fazendo cada vez mais o chamado livro amarelo perder toda a força que em tempos teve, neste momento é banal reclamar no "livro" e quase igual a zero!

Anónimo disse...

Compreendo que defenda a sua dama, mas se ler com atenção, e lendo com ou sem acordo ortográfico (ou será hortográfico) está dito GARANTIDOS

http://www.meo.pt/aderir/fibra/pacotes/Pages/tvnetvoz.aspx

Claro que pode sempre afirmar que uma ou duas vezes garantem que chega lá...

A culpa não é das pessoas, nem das letras magras ou gordas.

A culpa é dos sucessivos governos e de uma entidade que deveria regular as telecomunicações (ANACOM) e não o faz porque nunca se sabe quando são corridos do governo e integram uma das operadoras com condições principescas.

Se pretendessem transparência, bastaria que cada empresa fosse obrigada a publicitar a velocidade mínima que se comprometia a garantir ( e não, "até").

E quando não o fizesse, seria obrigada a reembolsar o cliente dos períodos em que não cumpria o contrato.

Assim como os contratos de fidelização deveriam ser proibidos.

Esta situação em qualquer País de jeito viola a lei da livre concorrência.

Só que Portugal é um País tão atrasado que permite isso, permite que os políticos roubem e ainda sejam reeleitos.

Porque havia de ser diferente na área das telecomunicações?