.

.

.

.

domingo, 28 de outubro de 2012

GUERRA COLONIAL: "Os ex-combatentes não precisam de louvores ou esmolas"

Ainda bem que alguém faz alguma coisa para que não se perca a memória histórica da guerra colonial, onde morreram muitos milhares de jovens na flor da idade.
Os políticos durante anos quiseram silenciar os factos históricos e sociais da guerra das províncias ultramarinas e o impacto natural que isso teve na própria metrópole. Não fora a presença e testemunho de milhares de ex-combatentes que ainda vão sobrevivendo para contar a história e tudo estaria no baú do esquecimento.
Acho que foi uma injustiça inqualificável, votar ao ostracismo milhares de homens que serviram o seu País a troco de nada. Não houve o mínimo de dignidade no apoio a todos aqueles que foram para terras inóspitas e longínquas a mando da sua pátria. Lembro os que já partiram, e os que ainda hoje sofrem de mazelas físicas e psiquicas causadas por essa guerra. Qualquer país do mundo civilizado trata os seus militares condignamente, com o respeito que merecem. Portugal entendeu ignorá-los.
A história julgará a cobardia demonstrada pela maioria dos políticos portugueses ao abandonarem aqueles que não viraram a cara ao seu País.
Os ex-combatentes não precisam de louvores ou esmolas. Os ex-combatentes exigem apenas, RESPEITO.
Por: M.C 
Noticia relacionada
  "Lançamento de livro "O outro lado da guerra coloni...":

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado a todos os camaradas e meios de comunicação que vão relembrando de que afinal ainda existimos, apesar de tudo.
Obrigado a todos.

Amadeu Henriques

L.A. disse...

Infelizmente ainda não houve nenhum executivo disposto a homenagear os combatentes os alpiarcenses que estiveram na guerra colonial e muito menos dar nome a uma rua daqueles que faleceram na guerra.
Parece que comunistas e socialistas tem vergonha destes grandes homens que sofreram imenso, longe da família, quando obrigados a irem para as colónias.
Homens e alpiarcenses de quem nos devemos orgulharem porque são eles os nossos Veteranos
Para todos os veteranos um abraço cheio de amizade e consideração.
Para os alpiarcenses que tombaram em terras de África a sua eterna paz.
LA