.

.

.

.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O esquecimento do Executivo da CDU quanto ao Futebol Juvenil

É normal que o Jorge Atela se sinta desiludido. Quem sempre ajudou nas camadas mais jovens do Futebol, tantas vezes de forma voluntária, coisa que o Mário Pereira (Presidente da Câmara) nunca soube o que era, porque nunca esteve em nenhuma Direcção ou Secção de Clube ou Associação.
Este esquecimento por parte do Mario Pereira e vereadores é imperdoável porque se fosse para uma prova de triatlo com projeção televisiva de certeza que estavam todos lá. é uma pena

9 comentários:

Anónimo disse...

Tanto a câmara como o presidente dos águias não querem saber da secção de e futebol, por isso não há seniores alguns anos. Andam os jogadores da terra a jogar noutros lados porque não os deixao representar o seu clube do coração. O triatlo é mais giro para eles porque aparecem na televisão e é chique

Anónimo disse...

Pergunta inocente, não levem a mal: A "febre" do Triatlo em Alpiarça terá algo a ver com o facto de serem os filhos de camaradas os principais atletas beneficiados?
Outra pergunta inocente, não levem a mal: A Câmara CDU não gostaria mais de apoiar e investir os dinheiros públicos em desportos com muitos praticantes em vez de uma elite?

Anónimo disse...

Perdoai senhor, que eles continuam a não saber o que dizem.

Se por um lado critica-se não haver Futebol Sénior, por outro lado critica-se o facto de se gastar mais dinheiro do que aquele que existe.

Tomamos o exemplo do Triatlo, um grupo de pais que tem atletas que gostam de triatlo meteram mãos à obra e contataram com diversos patrocinadores, alguns deles os próprios pais e vão levando o barco a bom porto.
Exemplo esse que deveria ser tomado por todos os restantes pais, criar e procurar apoios, claro com a ajuda da direção, que não se pode excluir deste processo.

Se o triatlo não tem mais praticantes é porque os pais não incentivam à prática do desporto, basta olhar para a escola de ténis, Ginástica, natação etc...

Felizmente temos alguns miúdos a praticar desporto, por isso não os estraguem dando maus exemplos.

Força Futebolistas, Triatletas, Ginastas e demais...

Perdoai senhor....

Anónimo disse...

Triatlo em Alpiarça: em menos de 10 anos, pelo menos 3 titulos europeus e lugares de destaque com podios em campeonatos do mundo e da europa.. isto juntando por acrescimo aos imensos titulos de campeoes ou vice campeoes nacionais.

Futebol em Alpiarça: nao sei quantos anos, 0 tudo, nunca passou de um divertimento, como querem que a camara aposte nisso? qual e o retorno que tem a vila de alpiarça com o futebol? e maior que a visao internacional, e especialmente nacional que ganhou devido ao triatlo?

Cada um gosta do que gosta, mas nao sejam egoistas, cada pessoa tem de perceber o que é melhor para a Terra e nao o que é melhor para si, e neste momento, apoiar o triatlo é o melhor para a terra, e so quem nao quer ver diz que é o futebol. Ja para nao falar que por mais razao que tivessem em relaçao a colaboraçoes, apois, etc.. que faltam ao futebol, perderam quando falam no triatlo, que so tem elevado o nome da nossa terra por todo o mundo! deveriam ser mais honestos, menos egoistas e sentir orgulho nos nossos triatletas, ao invés de protestarem e pedirem a atençao para eles de maneira infantil..

Anónimo disse...

A divergencia de opiniões é uma coisa com a qual convivo muito bem, já a ignorância de quem bota opinião incomoda-me sobremaneira. A obrigação da Câmara é servir a população e a obrigação do clube é criar condições e dinamizar todas as atividades desportivas que oferece. A obrigação de ambos é promover a prática do desporto como uma forma de crescimento e desenvolvimento saudável, para todos. Não devem, não podem fazer distinções. O projeto desportivo num concelho deve ser abrangente e chegar ao maior número de crianças, jovens e séniores possível, não deve servir para alimentar egos ou para garantir troféus. O maior troféu é o crescimento saudável de uma geração. É também a prestação de um serviço público, a oferta de várias modalidades, já que o concelho está amplamente equipado com infraestruturas desportivas com condições para tal. Não obstante a diversidade de modalidades e os resultados conseguidos, o futebol continua a ser o preferido da maioria das crianças, sobretudo meninos e, portanto tem muito mais praticantes do que as outras modalidades. Além disso, tem praticantes de todos os estratos sociais, o que também não deve deixar de ser considerado. E já agora, porque estas crianças também envergam a camisola do clube e representam o concelho, trazendo ou não títulos desportivos, merecem o mesmo respeito, consideração e apoio que todos os outros atletas. Dos águias sairam também grandes promessas no mundo do futebol, veja-se o João Gomes, que é um exemplo! Tomem lá tino srs, que beneficiados devem ser todos e já agora tratados com respeito já que eles representam quantas vezes melhor que os senhores que mandam, as cores da sua terra e o orgulho do seu clube do coração. Viva os Águias de Alpiarça!

Anónimo disse...

Respondendo ao Anónimo das 14.45

Pelo que tenho lido por aqui e pelo que tenho ouvido por aí, não me parece que as pessoas envolvidas no futebol sejam egoístas. Bem pelo contrário,são pessoas muito honestas e responsáveis, até me atrevo a dizer que honestas de mais, por isso se sentem e sentem muito porque são pessoas quando se envolvem nas coisas envolvem-se com todo o seu empenho e dedicação. É de louvar todos estes prémios que os triatletas têm ganho e já ouvi muitas destas pessoas que estão envolvidas no futebol a elogiarem os triatletas. PEÇO POR FAVOR PARA NÃO CONFUNDIREM AS COISAS!
E passo a explicar, aqui o que está em questão é que temos cerca de 90 a 100 meninos envolvidos no futebol, muitos meninos vão aos jogos vestir a camisola e representar o clube com grande motivação e empenho. Mas! Quando alguma equipa consegue chegar mais longe o seu esforço não é reconhecido, nem pela camara e principalmete, e é aqui é que me choca, pelo Sr. Presidente do Clube. Pelo que tenho visto, não há aqui nenhum problema com o triatlo, bem pelo contrário.
Qaundo as pessaos envolvidas tiveram que chegar ao ponto de vir para estes blogues, e desmascarar alguma coisa é porque, e eu conheço muito bem as pessoas envolvidas, é porque já esgostaram os formalismos todos.

Tal como já se disse aqui, em relação ao Triatlo foram os pais que meteram pernas ao caminho para os apoios, pois no fuetebol aconteceu o mesmo também foram os pais que meteram as pernas ao caminho para arranjar alguns apoios.

Anónimo disse...

Eu joguei nos Aguias durante 14 anos , fiz toda a minha formacäo nas escolas do clube e sempre se viveu da corolice de um grupo de pessoas que se dispunham a trabalhar gartuitamente e muitas vezes perdendo e projudicando a sua vida privada e profissional para ajudar o clube da sua terra .Comigo jogaram filhos de comunista , socialistas , Sociais democratas , centristas , etc .. e nunca se fez a separacäo de ninguem por ser deste pou daquele partido . A unica divisäo que havia , já nos seniores, era dar lugar aos de fora , por esses é que ganhavam dinheiro .Digo isto porque um comentador falou do triatlo e dos filhos dos camaradas , bem se calhar , säo os filhos dos camaradas que teem vontade de treinar horas a fio , säo os filhos dos camaradas que se privam de andar nas noitadas porque no outro dia teem prova ou treinos , porque säo tambem os pais dos filhos dos camaradas que trabalham e que procuram patrocinios para manter o triatlo ao täo alto nivel , aos passo que os filhos dos outros perferem andar nas mona , nas noitadas e a jogar plystation .Quanto a näo haver futebol senior , eu tambem acho que é uma pena näo haver , mas se as pessoas quizerem ajudar , participar numa seccäo , tudo pode voltar como antes . è só porem as mäos á obra .

Anónimo disse...

É comentado aqui que a direção dos Águias não "quer saber" do futebol. Era "bom" que fosse só isso que a direção fizesse. E pela restante atividade do clube? Não funciona o ginásio, os saraus de ginastica já não são feitos na sede, passaram para a escola nãoi há nada no clube. O que vai ser do clube quando a geração dos que o frequentam, aí uns 5% dos sócios, e os mesmos falecerem? A direção não é só pensar no triatlo e estar-se "a marimbar" para o futebol, a direção não quer é saber do clube, quer é promover-se, quem sabe, a um futuro tacho político. Acredito que talvez possa eu ser cego, mas esclareçam-me: o que têm feito para dinamizar, trazer mais gente, de preferência jovens, que actividades, tirando a ginástica, fazem no clube e para o que serveo edíficio? Pelo que se passa dentro do edifício proponho o seguinte:
1-Alugar uma casa pequenina para a meia dúzia que joga damas o possa fazer, porque os das cartas já cá não param.
2-Para os poucos da ginástica certamente que a camara deve ter um barracão ou um espaço que possa emprestar.
3-Reduzir a direção a 1 membro que fique responsável por pagar a renda da referida casa.
4-Comprar ou alugar um quiosque, tipo as roulotes da cerveja, para o totoloto e euromilhões.
5-Como só interessa o triatlo e como o mesmo não necessita do edifício para nada nem conviver, proponho a venda do mesmo a alguma entidade interessada em dinamizar o mesmo, assim pagavam as dívidas, já que não querem saber do clube para nada.
6-Volta Armindo, o clube precisa de gente séria, honesta e que faça alguma coisa por ele, que está a definhar, moribundo e quase a morrer nas mãos de quem cá está

Anónimo disse...

Evidentemente que não se deve fazer a separação de ninguém pela militância política. Então quando isso é transposto para o desporto jovem, muito menos.
Como diz e muito bem o comentador " sempre se viveu da carolice de um grupo de pessoas que se dispunham a trabalhar gratuitamente" e é pena que se tenha perdido o hábito de trabalhar como amadores do desporto e não como profissão.
Aí é que começam as discordâncias e o que interessa debater é se tem mais interesse afectar a maior parte de recursos a uma só modalidade semi-profissional, ou por outro lado distribuir, como se costuma dizer, o mal pelas aldeias.
É meritório e assim deve continuar que se arranjem patrocínios privados, alguns ao abrigo da lei do mecenato.
Pelo facto de ser uma modalidade semi profissional não se deve fechar as portas à atribuição de subsídios camarários.
A câmara e o município ao apoiarem a modalidade colhem benefícios publicitários quando "Alpiarça" é nomeado nos meios de comunicação social.
Agora, o lençol é curto. Quando se atribuem verbas significativas para uma modalidade, outras haverá que serão prejudicadas.
Por exemplo, está por demonstrar, e apenas a título de exemplo, se o retorno do triatlo é maior do que o do ciclo turismo.
Está por demonstrar se a primeira modalidade tem mais praticantes que a segunda. E está por demonstrar que não existam por exemplo alpiarcences interessados a nível sénior em participar nos campeonatos de futebol do Inatel, ou de veteranos, e só não o fazem porque hoje em dia as deslocações custam uma fortuna.
Para finalizar pergunto se a câmara estará disposta a apoiar na mesma ordem de grandeza outros desportos de elite: karting, surf, motociclismo, golf, tenis, motonáutica, vela, etc.
Parece-me que não, excepto se for com umas taças, ou 400 ou 500 euros (no máximo).
O que desejo é que o tal "lençol" tape todos os desportistas, e não só alguns.