.

.

.

.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

LEITOR INDECISO: “Votar CDU e reeleger o Mário Pereira? Não posso! Porque depois tenho que levar com o Osório, o Celestino, a Inês, porque o PCP assim o quer”

Há candidatos em todos os partidos que até são pessoas válidas e que individualmente seriam mais valias para a vila.
O problema é uma lei eleitoral caduca que utiliza um método que apenas é utilizado em 4 países e curiosamente todos em crise financeira.
Os partidos teimam em fazer as listas e o eleitor pode gostar de dois ou três candidatos, mas tem de "comprar" o pacote todo.
No plano maquiavélico, percebo-os. Os que estão nos lugares cimeiros têm de garantir que os que são eleitos são bajuladores, carreiristas, "yes mens" e que manterão fidelidade canina.
Quando os eleitores tiverem a possibilidade de votarem individualmente nos candidatos que cada partido apresenta, garantem que não estão a dar o voto a gente que o não merece.
O problema é os partidos admitirem que o povo pode realmente escolher de acordo com a sua vontade e não serem direccionados.
Do CDS ao BE todos têm feito jogadas internas, e exemplo disso foi a forma como a deputada do BE foi eleita para o Parlamento Europeu.
Se até o "moralista" BE o faz, que será de esperar dos outros?
Se fosse permitido a escolha personalizada, que limitações poderiam colocar ao aparecimento de candidatos independentes dos partidos?
Vejamos apenas um exemplo: imaginemos que não me importaria de votar CDU e reeleger o Mário Pereira, a Joana, o Mário Santiago. Não posso!
Tenho de levar com o pequeno Staline, com o Celestino, com a Inês, porque o PCP assim o quer.
Ou votando PS, não me importaria de votar no Moreira ou no Pais, o problema é que teria de votar também no Rosa do Céu, na Sónia ou na Vanda.
Ou seja, votamos naquilo que os partidos nos impõem e não no que a nossa consciência nos manda.
É esta a democracia que nos "vendem"?
Noticia relacionada:

6 comentários:

Anónimo disse...

excelente comentário, como algumas pessoas estragam o ramalhete de bons candidatos que um partido apresenta, é uma forma de desmotivar os cidadãos a votar neles, por estarmos todos fartos de oportunistas, boys, e pessoas que nos são impostas sem que as tenhamos escolhido.

Anónimo disse...

Ouvi dizer,de fonte segura, que vai haver uma lista de independentes! Será que isto vai mudar duma vez por todas? Tomara.
Aguardo com expectativa os próximos acontecimentos, porque pelos nomes que me falaram, não vai ser brincadeira.

Anónimo disse...

Não acredito nessa noticia, era bom demais para ser verdade, EU APOIO independentemente dos nomes, farto de ser mandada por partidos e oportunistas.

Anónimo disse...

Já sabia, só não acredito que o cabeça de lista,que se fala, deixe a sua vida e as empresas para ir para a câmara. Esse sim dava a volta a isto.

Anónimo disse...

QUEM É?

Anónimo disse...

Ó pá, mas estes que lá estão são tão bonitinhos e dizem tantas gracinhas...!