.

.

.

.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

ERSE vai poder passar multas a empresas a partir de amanhã

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai ter, a partir de quarta-feira, poderes sancionatórios junto das empresas que fiscaliza, uma situação que decorre da transposição de directivas da União Europeia e publicada esta terça-feira em Diário da República.
O regulador das actividades energéticas passou, a partir de hoje, a ter novos estatutos que reforçam a sua independência e poderes regulatórios, indo de encontro à alteração profunda que o mercado vai sofrer a partir de 1 de Janeiro do próximo ano com a liberalização dos preços do gás e da electricidade.
Segundo o novo de decreto-lei, o terceiro pacote energético "tem como principais objectivos o aumento da concorrência, a existência de uma regulamentação eficaz e o incentivo ao investimento em benefício dos consumidores de electricidade e de gás natural", pelo que, entre os vários poderes reforçados, a ERSE vai poder passar multas e sancionar as empresas que ultrapassem a lei na sua relação entre elas e os consumidores.
Os novos estatutos ainda não referem os contornos dos poderes sancionatórios porque será "objecto de proposta de lei a apresentar pelo Governo à Assembleia da República", um compromisso que o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, disse ser "para breve".
Ainda no âmbito da liberalização do mercado, o decreto-lei confere ao regulador a protecção dos "direitos e os interesses dos consumidores, em particular dos clientes finais economicamente vulneráveis, em relação a preços, à forma e qualidade da prestação de serviços, promovendo a sua informação, esclarecimento e formação".
A ERSE vai também "decidir os litígios que surjam entre os intervenientes nos sectores da electricidade e do gás natural" e promover "a realização de arbitragens entre os operadores e os consumidores"

Sem comentários: