.

.

.

.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Reações à proposta/recomendação do PS/AR apresentada na Assembleia Municipal sobre os mecanismos de compensação a criar por via do aumento do IMI

  Reações à proposta/recomendação do PS/AR apresentada na Assembleia Municipal sobre os mecanismos de compensação a criar por via do aumento do IMI

O Presidente da Assembleia Municipal usou da palavra e num acto de grande cidadania e sentido de serviço público, elogiada de imediato pela nossa bancada,  e expôs a possibilidade da Assembleia Municipal aprovar a taxa mínima em deterimento da taxa maxima apresentada pelo executivo da CDU. Com argumentos devidamente fundamentados a exposição usou vários exemplos demonstrando que não era algo inédito em Portugal, mesmo ao abrigo do compromisso assumido quando assinou o plano de saneamento financeiro.
Esta proposta avançada pelo Presidente da Assembleia foi reforçada pela nossa proposta de criação de mecanismos especiais para dinamizar a economia local.
No blog Jornal Alpiarcense é afirmado que a nossa proposta não é a melhor para o Município pois não abrange todos os Alpiarcences. O que nos exige um esclarecimento adicional sobre a nossa proposta, pois a mesma teve e tem por objectivo causar um impacto positivo na vida dos Alpiarcenses. A presente proposta foi efectuada à luz do plano de saneamento financeiro que obriga o executivo a aplicar taxas máximas, e que aparentemente a única alternativa para corrigir tais injustiças passa pela criação de mecanismos de compensação ao investimento e fixação de pessoas no concelho.
E relativamente à proposta de aplicação da taxa miníma, o que muito nos agradaria, a nossa posição é que uma proposta não impede a outra.
A resposta que colocamos no Jornal Alpiarcence:
“A proposta de aplicação da taxa mínima foi discutida na Assembleia. O presidente mostrou-se receptivo às duas (que remédio) e o ponto foi retirado para ser apreciado pelo departamento jurídico, pois temos uma coisa em Alpiarça chamada saneamento financeiro (votada contra pelo PS/AR, tendo em conta a sua forma, onde um dos requisitos é a obrigação de aplicar taxas máximas) que nos limita em muito a gestão da Autarquia (a palavra mais correcta para definir a posição do município face ao saneamento financeiro é a de refém).
Assim, a melhor proposta que podemos ter é a conjugação das duas. A aplicação da taxa mínima irá salvar muita gente do sufoco de ter de pagar um valor de IMI que pode aumentar até 600% em relação ao valor actual.
A segunda proposta visa efectivamente atrair mais investimento, mais pessoas e mais receitas para o Município de Alpiarça, que ao contrário do que defendeu uma das deputadas da CDU, em nossa opinião completamente equivocada, ao afirmar que não será com mais pessoas em Alpiarça que a economia local irá crescer, esquecendo-se de regras básicas de economia (apesar de tão debatidas que são nos meios de comunicação) que o consumo gera riqueza e que a riqueza gera investimento.
Ou seja, a criação de medidas que apoiam o investimento e que incentivam a fixação de pessoas no concelho terão como resultado maior consumo de serviços e produtos em Alpiarça, logo mais emprego, logo mais investimento. É assim que o mundo funciona, e só assim Portugal poderá sair da depressão crónica em que se encontra. Por muito pouco impacto que estas medidas possam ter quando vistas à escala nacional, se todos fizermos um pouco o país melhora e Alpiarça poderá estar entre os concelhos pioneiros na adopção de medidas concretas anti-crise.”

Do Movimento Alpiarça é a Razão/Partido Socialista


2 comentários:

Anónimo disse...

Poderão ter jeito para vender banha da cobra na Feira Mensal ao 1º domingo de cada mês no espaço da Alpiagra para concorrer com a Feira de Almeirim (onde pára e quando faleceu esta ideia peregrina promovida pela gestão PS/Alpiarça é a razão?).
Aprenderam alguma coisa com os vossos antigos mentores, que agora renegam e dos quais se querem descolar como cavalo das moscas.
Mas honestamente (acredito que ainda por aí haja alguém em condições) digam-me em quanto é que a instalação de fábricas em Alpiarça contribuiram para o desenvolvimento demográfico (aumento de população)?
Não é o consumo que gera riqueza. Isso foi o que se verificou nos últimos anos, o consumo desenfreado, o recurso ao crédito sem critério, causou o enpobrecimento e a insolvencia de muitas famílias, que hoje estão a pagar a factura. O que cria riqueza é o aumento dos salários e pensões,o aumento do poder de compra, o aumento do rendimento disponível das populações.
Mas neste aspecto, os senhores falam baixinho, assobiam para o lado, e acompanham as teorias neo-liberais na mesa em que se sentam PS,PSD e CDS.
Gente séria fala a sério, politiquice barata não gosto, não como!

Anónimo disse...

O caro amigo nem se dá conta dos seus proprios atropelos na ansia de contestar as ideias dos outros

para que servem os aumentos de salarios e pensões?

Resposta: Para gerar poupanças e aumentar o consumo

E se aumentamos as poupanças o que é que acontece?

resposta: Assumindo que o Sr e os outros milhoes de aforradores não colocam o dinheiro debaixo do colchão, as poupanças servem para financiar o investimento

E se aumentamos os salários o que é que acontece?

resposta: aumenamos o consumo, pois o Sr. terá mais dinheiro para fazer as suas compras. Compra um carro, roupa, vai ao restaurante e com as poupanças que vai fazendo vai poder fazer os seus investimentos

Se há mais consumo, logo há mais investimento para satisfazer esse consumo.

O problemas que vivemos até à pouco tempo é que o dinheiro que ustilizavamos do nosso consumo não era das nossas poupanças, era da cofidis, do banco A, B e C

O juro era barato, os bancos não olhavam a quem e queriam vender todos os cartaozinhos e produtuzitos que tinham.

Porquê? Porque podiam. A eles ninguém os travava, aliás até os incentivavam.

E nós? Nós faziamos o mesmo. Comprar casa? Quanto precisa ? e toca de juntar mobilia e carro ao emprestimo da casa.

Férias? Há um financiamento para isso, e o Zé ia na conversa. Ainda me lembro de ter já rebentado a crise em 2008 e os bancos ainda me enviavam cheque para casa com a indicação " assine aqui, é só levantar"

Quantas pessoas não viveram neste ciclo vicioso?

Mas agora que já não há um rio de dinheiro a passar à frente da banca, tudo se retraia porque nos ultimos 20 aos não soubemos poupar ou não soubemos viver fora do sistema.

O sistema económico tal como o conhecemos sem controlo não funciona. Mas a regra basica persiste, se aumentarem o consumo, o investimento responde a esse consumo, e quando há investimento tem de haver criação de riqueza.

Porque é que é necessário criar riqueza?

Resposta: Para se poder investir mais e pagar melhores salários e pensões

Ou estou enganado?