.

.

.

.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pessoas com tipo sanguíneo O têm menor risco de ataque cardíaco

  Estudo americano revela que pessoas com sangue tipo O têm menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que as que pertencem ao grupo sanguíneo AB, sendo estas mais susceptíveis a problemas.
Segundo uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde da Universidade de Harvard, em Boston, as pessoas com o tipo sanguíneo mais raro, o AB, são mais propensas a doenças do coração. Estas enfrentam mais 23 por cento de probabilidade de virem a sofrer de doenças cardíacas do que as pessoas com o tipo sanguíneo O.
A investigação também avaliou as condições dos outros grupos sanguíneos, A e B. Concluiu que, para pessoas com sangue do tipo B, o risco de doenças cardíacas aumenta em 11%, e para pessoas com sangue tipo A, o aumento é de 5%.
Para compreender melhor estas probabilidades, os responsáveis pelo estudo vão agora analisar como é que os grupos sanguíneos reagem a um estilo de vida mais saudável. Os resultados poderão ajudar os médicos a perceber ao certo quem tem maior risco de desenvolver doenças cardíacas.
A pesquisa já feita baseou-se em dois grandes estudos efectuados nos Estados Unidos, um que envolveu 62.073 mulheres e outro 27.428 pessoas adultas. Os participantes tinham entre 30 a 75 anos e foram acompanhados durante 20 anos.
Os investigadores ainda não conseguiram esclarecer se as descobertas podem ser aplicadas a outros grupos étnicos, dado que a pesquisa apenas se restringiu, na sua maioria, a pessoas de etnia caucasiana.
Desta avaliação concluiu-se que o grupo sanguíneo AB está ligado às inflamações, capazes de causar danos nas artérias. Já o tipo sanguíneo A está associado ao mau colesterol, o LDL, responsável por bloquear as artérias. Os possuidores do sangue tipo O podem beneficiar de maior quantidade de um elemento químico que contribui no fluxo sanguíneo e na coagulação.
Pensa-se que este estudo poderá, com a aquisição de bons hábitos de vida, vir a prevenir o risco de ataques cardíacos e outras doenças do coração.
«SOL»

Sem comentários: