.

.

.

.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Governo estuda mais cortes nos benefícios fiscais

O Fisco quer apertar ainda mais a classe média no próximo ano. Na mira do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, estão as deduções com filhos e deficientes.
O Correio da Manhã escreve hoje, citando fontes da Autoridade Tributária (AT), que o Ministério das Finanças deu instruções ao Fisco para estudar um corte de 154 milhões de euros nos benefícios fiscais, no âmbito do Orçamento do Estado para 2013. Em causa estão reduções nas deduções fiscais com filhos a cargo ou ascendentes e deficientes.
O Governo segue assim as orientações da troika, que insiste em cortes no lado da despesa para equilibrar as contas públicas do País. A medida será apresentada aos técnicos da União Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional durante a quinta avaliação ao programa de ajustamento português de 78 mil milhões de euros, que arrancou esta semana.
O Conselho Económico e Social (CES) alertou na terça-feira para os efeitos negativos de mais medidas de austeridade. "O CES alerta, mais uma vez, para a possibilidade de políticas de ajustamento orçamental demasiado ambiciosas terem efeitos contraproducentes sobre o peso do défice e da dívida pública na economia nacional", lê-se no documento, cujo relator é o economista João Ferreira do Amaral.

Sem comentários: