.

.

.

.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Bancos mudam cartões para receberem comissões mais elevadas

 Alguns bancos portugueses estão a distribuir cartões que são um misto entre cartão de débito e crédito para arrecadar comissões superiores. Em determinados casos, como a CGD, a alteração foi feita sem a substituição física dos cartões. Agora, o banco de Portugal pede que se altere o procedimento, avança o Jornal Público.

Esta nova modalidade de cartão permite aos bancos receber comissões mais elevadas sempre que o utilizador paga uma compra ou serviço. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) fez a alteração sem substituir os cartões fisicamente , o que não foi aprovado pelo Banco de Portugal.
Nestes cartões de débito diferido, quando se faz uma compra, o valor desta é imediatamente deduzido do saldo à ordem, mas não no saldo contabilístico. Só aos fim de três (CGD e BES) ou cinco dias (Santander) é que o valor dos saldos aparece igual.
O funcionamento de cartões que têm linhas de crédito associadas é bem mais complexo. Quando se faz uma compra, o valor, desde que dentro do plafond contratado, não é retirado imediatamente ou cativo no saldo da conta à ordem. Isto só acontece na data fixada entre o cliente e o banco, tal como acontece atualmente com os cartões de crédito. Caso não haja dinheiro disponível na conta nessa data, isso implicará juros altos para o cliente e comissões igualmente elevadas para os bancos.
Uma vez esgotado o plafond de crédito, o valor das compras é debitado na conta à ordem imediatamente.
Os cartões de débito diferido implicam uma alteração significativa na gestão das contas à ordem, o que tem originado muitas queixas, nomeadamente na CGD, noticia o diário.
No caso da CGD, o Banco de Portugal recomendou a substituição dos cartões dos utilizadores que não aceitem esta modalidade. Já os que aceitarem têm de ter obrigatóriamente uma linha de crédito associada, o que implica assinar um novo contrato, e tem de lhes ser fornecida uma ficha da informação normalizada do produto.
«Lusa»

Sem comentários: