.

.

.

.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mas o que é isto de saneamento financeiro?

 Ora aqui está uma bela oportunidade para desenvolver o tema.
Foi reconhecido por todos que a câmara estava com um passivo muito grande, demasiado grande para não se fazer nada. E assim o fizeram , o novo executivo tratou de contratualizar um projecto de saneamento financeiro para a autarquia.

Mas o que é isto de saneamento financeiro?  De uma forma muito simples, o saneamento financeiro materializa-se num plano detalhado de redução de despesas  e na transformação da dívida corrente, (aquela que se deve pagar a um ano) em dívida de longo prazo, neste caso a 10 anos.
A oposição aquando da aprovação do plano debateu-se quanto à forma como estava a ser concebido. Questionou o cenário apresentado e solicitou uma revisão  e apresentação de um segundo cenário em que as condições fossem menos onerosas e menos condicionadoras da actuação da autarquia durante os próximos 10 anos.

O que se fez até agora? Pagaram-se a maior parte das dividas de curto prazo, até aquelas que não deviam ter sido pagas (não, não estou a falar da planotejo  estou a falar de outras que a meu ver pagaram-se por excesso de zelo, talvez tenha faltado um pouco de inteligência politica ou perspicácia para as negociar fora deste contrato de saneamento) e contraiu-se um empréstimo de longo prazo (10 anos) onde a custos altos as despesas se vão multiplicar por via dos juros, 3 anos de carência etc.

Pelo que ouvi dizer, no bolo das despesas correntes até despesas de economato estavam contempladas. Só a titulo de exemplo, um rolo de papel higiénico a custar 5 euros e a ser verdade o que dizem, ao fim de 10 anos custará 8,9 euros.  Fazendo as contas ao resto .... dá para ter uma pequena ideia....

Portanto a dívida não foi paga, a dívida foi transformada numa divida ainda maior (por via dos juros a 10 anos) e ainda está toda por pagar (relembro o período de carência de 3 anos)
Mas para mim, o mais grave nem é isso, para mim o que é verdadeiramente escandaloso é a falta de capacidade do executivo para concretizar os seus projectos.

Com um programa eleitoral vastíssimo como foi o deles, cheio de ideias novas ou clonadas já não me lembro bem, já desde junho que  uma empresa de consultoria tem vindo a criar ideias e fazer projectos, no papel é claro, porque com as condicionantes que o saneamento financeiro impõe ao executivo , aqueles valores pagos em pequenas tranches para fugir aos concursos público e à visibilidade da população não passarão de dinheiro muito mal gasto.

O verdadeiro debate a fazer não será sobre as contas da autarquia, pois estas foram verificadas pela oposição na medida do possível e assumindo que espelham a realidade, e a câmara não está martelar números, estão conducentes com o plano de saneamento financeiro aprovado.
O verdadeiro debate que deveria ser feito é sobre o projecto do actual executivo para Alpiarça e o que eles estão a deixar cair por terra por falta de iniciativa e visão.

Eu gostava sim de saber se existem miudos a desistir da escola e como vamos dar a volta a isso, se existem apoios aos filhos da terra para estudar na universidade e como motiva-los e apoia-los no que é mais importante - a educação, o que está a acontecer com o comercio e porque é que as empresas da zona industrial continuam a contratar pessoas fora da terra, porque não vêm mais empresas para Alpiarça, porque é que os Agricultores continuam sem segurança, porque é que o parque de campismo está fechado e abandonado..... etc .... etc....

Pelo que tenho vindo a assistir o projecto do executivo para a autarquia é e sempre foi: 1) A resolução da dívida herdada (ora isto não é projecto), 2) O triatlo (este é um projecto dos CD Aguias de Alpiarça) e 3) O festival do melão ( que para mim ainda é um bailarico onde se vende fruta e convive com os amigos, mas bem haja, bem haja que a malta também precisa de se divertir)
Dica: um projecto para o melão em Alpiarça passa pela criação de uma organização de produtores com logística de escoamento do produto. .... ;-) fica a dica!

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem escreveu este comentário elevado a post está bom de ver que está por dentro de tudo. Terá razão quando diz que nalguma pressa em pagar dívidas de curto prazo e provavelmente para se obter a aprovação do tal dito Plano de Saneamento Financeiro (PSF) foram pagas dívidas que se poderiam deixar "cair" ADSE e outras.
Mas é preciso não esquecer que o último ano de executivo socialista, a partir da saída de Rosa Céu foi apenas um executivo de gestão corrente e a curto prazo, que pouco ou nada pagou e esperou que o executivo que ganhasse as eleições resolvesse.
É preciso não esquecer também que alguns credores começaram a pemhorar bens do município e que o executivo PS desde há 2 ou 3 anos que tinha excedido o limite do endividamento e o Estado já estava a reter receitas.
Ora para uma câmara tão pequena como é Alpiarça em que até os que eram da cor do governo não conseguiram deixar a situação financeira equilibrada como o fariam os comunistas, ainda por cima a braços com duas grandes obras em curso e sem financiamento assegurado: Centro Escolar e Museu dos Patudos? Como resolveriam a batata quente da Agroalpiarça que é uma cooperativa da câmara que vendeu tudo o que podia vender e provavelmente não recebeu rendas que deveria ter recebido e cuja venda de vinhos não cobre as despesas?
Como resolver a questão do Parque de Campismo que já andava em demanda nos tribunais desde o 1.º ano de mandato de Rosa do Céu? Como Pagar à Planotejo cujo gestor de massa falida tinha para receber da câmara mais de 200.000 euros?, e às empresas que construíram os Campos de Ténis, a Biblioteca Municipal e o Parque Subterrâneo? Como resolver o problema de um parque de máquinas velho e obsoleto e penhorado às finanças por dívidas a fornecedores?
Há falta de ideias? É natural que haja!
Mas que ideias tem o PS para apresentar quando deixou uma câmara falida tal como deixou o país?
Será que o PSD que está a (des)governar o país e que herdou o legado Sócrates está governar melhor que a CDU que herdou o legado Rosa Céu/Vanda Nunes?
Outra coisa que se deve perguntar: ter-se-á a ex-deputada Sónia Sanfona aplicado a fundo para conquistar a câmara e dar continuidade à governação PS/AR ou preferiu que a CDU ganhasse e ficasse com a batata quente nas mãos?
Se há coisa que a Dr.ª Sónia não é é burra e sabia perfeitamente o estado financeiro da autarquia. Poderia, se tivesse ganho, optar por fazer um PSF ligeiramente diferente, mas sendo pessoa de bem e que gosta de ter as suas contas "afinadas" não estou a vê-la a manter as "contas" da autarquia em estado caótico como a Vanda Nunes as deixou.
Só para finalizar: se o PS tem ideias melhores que a CDU e acredito que as tenha, então tem À porta uma rica ocasião: falta pouco mais de um ano para as eleições autárquicas, o tempo urge.
Já pensaram em 3 cabeças de lista fortes e em gente séria e competente para as acompanhar ou estão a pensar em chamar para acólitos pessoas da estirpe e pefil dos que acompanharam Rosa do Céu no seu 2.º e terceiro mandatos?