.

.

.

.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Retalhistas recrutam funcionários de folga para o 1º de Maio

Sindicato acusa empresas de distribuição de recrutar trabalhadores de férias ou de folga para trabalhar no 1º de Maio.
O CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, que avançou com um pré-aviso de greve para o Dia do Trabalhador, acusa as empresas da grande distribuição de estar a convocar colaboradores que estejam de férias ou de folga para trabalharem no feriado de amanhã, 1º de Maio.
Em declarações ao Económico, a dirigente do CESP, Isabel Camarinha, garante que as empresas estão a recorrer a "ilegalidades" para obrigar os trabalhadores a estarem nas lojas amanhã. A dirigente sindical afirmou que o CESP tem conhecimento que no grupo Auchan "estão a reunir com os trabalhadores para os pressionar, por exemplo, a trocar horários. No caso do Pingo Doce estão a tentar que quem está de férias venha trabalhar amanhã", entre outras práticas que a dirigente sindical considera serem "para reduzir o número de trabalhadores que decide não vir trabalhar". Para já, ainda não é possível quantificar a adesão à greve prevista para amanhã, mas Isabel Camarinha acredita que "haverá muitos que não vão trabalhar e as empresas vão tentar substituí-los por outros que estão de férias ou de folga".
Sobre a ameaça das empresas marcarem falta injustificada a quem aderir à greve, a mesma responsável afirma que "não pode ser considerada falta injustificada por há um pré-aviso de greve. A dirigente sindical alerta ainda para o facto de "os trabalhadores estão muito pressionados".
Confrontada com as acusações do sindicato, fonte oficial Sonae MC, onde se inclui a marca Continente, salientou que "a informação divulgada pelo CESP não é verdadeira. Privilegiando a defesa dos interesses dos portugueses, do sector e dos seus colaboradores, a Sonae MC vai abrir as suas unidades no dia 1 de Maio, nos mesmos termos do ano passado". De acordo com a mesma fonte, no ano passado "todas as unidades da Sonae MC estiveram em funcionamento, demonstrando a vontade e o interesse da esmagadora maioria dos colaboradores."
Amanhã o CESP tem agendado várias acções no período da manhã junto das grandes superfícies em todo o País para se inteirar da adesão à greve. No Dia do Trabalhador os únicos operadores da distribuição que não abrem portas é o Dia Minipreço e o El Corte Inglés. As marcas Continente (Sonae), Pingo Doce (Jerónimo Martins), Jumbo (grupo Auchan), Lidl já assumiram que estarão a trabalhar.
«DE»

Sem comentários: