.

.

.

.

sábado, 21 de abril de 2012

CARLOS COUTINHO, UM GESTOR DE SUCESSO EM “TERRA ESTRANHA”


 As obras de ampliação do Centro de Estágios
Carlos Coutinho não descarta modernização do estádio municipal mas isso não é prioridade.
 As obras de ampliação do edifício sede do Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior já principiaram com a colocação do necessário resguardo em torno do terreno onde será construído o novo conjunto de 16 quartos duplos, como se noticiou na edição anterior. Mas...
Dias depois os trabalhos foram interrompidos. Porquê, Carlos Coutinho?
– Era uma paragem que já estava prevista, devido à passagem de cabos de média tensão da EDP naquele local que têm que ser alterados pela própria EDP –, explica a este semanário o administrador da Desmor, empresa municipal gestora do Parque Desportivo de Rio Maior.
Coutinho espera que a breve trecho o problema esteja solucionado, para que as obras sigam o seu curso normal e estejam concluídas até dezembro.
Como também já se noticiou, além da construção dos quartos a Desmor vai aproveitar a oportunidade para introduzir alguns melhoramentos noutros espaços da sua “unidade hoteleira”. O administrador esclarece o que vão fazer e com que meios:
– Não estava previsto haver alterações na áreas comuns de utilização do Centro de Estágios mas entendemos que seria melhor apostarmos na melhoria de alguns espaços, porque, dada a ocupação crescente que temos vindo a verificar e a possibilidade de acolhermos mais trinta e duas pessoas com a utilização dos novos quartos, as áreas comuns de utilização poderiam tornar-se exíguas para uma ocupação permanente de toda a capacidade do edifício. Por isso aproveitámos a possibilidade de incluir esses melhoramentos nas obras a realizar, e também com financiamento de fundos comunitários: alterámos algumas coisas para pouparmos aí e podermos fazê-los. Assim, vamos ampliar um pouco a sala de refeições e aumentar um espaço que temos, para criar aí um novo ginásio, uma nova sala de força. Ao mesmo tempo também criaremos mais um espaço para recuperação dos atletas ou seja mais uma sauna e um jacuzzi, porque a zona que temos neste momento para utilização pelos atletas é pequena e hoje, com a intensidade de utilização que registamos, já sentimos dificuldades, que decerto se iriam acentuar com o crescimento da ocupação que irá decorrer da maior oferta de camas que vamos disponibilizar. Iríamos ter muitas dificuldades na gestão dos espaços tal como estão, quando tivermos mais gente no Centro, que é o que esperamos que venha a acontecer!
- Aliás, já estamos a trabalhar na promoção do Centro com vista à ocupação dos espaços que estamos a construir.
Como a obra tem financiamento comunitário, aproveitando aquilo que era o custo reduzido da adaptação deste espaços, conseguimos incluir estes melhoramentos z fazer nas áreas comuns de utilização pelos atletas – sublinha
Por falar em melhoramentos, falemos também do Estádio Municipal, uma infraestrutura que está subaproveitada e que nem sequer pode acolher um jogo da 1.ª Liga ou a da Seleção Nacional do Ronaldo, do Nani, do Raul Meireles, do Rui Patrício, etc., porque não reúne as condições exigidas pela UE FA. Será que a Desmor tem a resolução dos constrangimentos existentes prevista, não digo para já mas a prazo? – perguntei.
Sem descartar essa possibilidade, Carlos Coutinho fala da filosofia da Desmor no que respeita à modernização das instalações desportivas:
-Tudo aquilo que temos vindo a fazer de investimento nas nossas instalações desportivas nos últimos dois anos tem sido sempre  com vista a criarmos melhores condições de utilização para a prática desportiva.
Aquilo que temos vindo a fazer no estádio e o que pretendemos fazer no futuro para que esses jogos possam realizar-se em Rio Maior, com alguma regularidade, embora tenhamos conseguido, num passado recente, a sua utilização por parte da Federação Portuguesa de Futebol para a realização de três jogos da Selecção Sub-21 masculina e dois ou três da Seleção feminina. É uma boa taxa de ocupação por parte da Federação.
Neste momento temos várias condicionantes à realização de mais jogos, como seja o tamanho dos balneários, a necessidade de criarmos melhores condições para os operadores de câmara das televisões conseguirem trabalhar melhor, se bem que as tenhamos melhorado um pouco…E queremos continuar a investir para rendibilizar o estádio.
Agora para jogos do campeonato da 1.ª Liga, tudo aquilo que tem sido alterações decorrentes das exigências para os estádios de há uns cinco anos para cá, como seja o sistema de vídeo interno CCTV (circuito fechado de televisão) no túnel, a entrada para as bancadas através de torniquetes, os sistemas de vigilância nas bancadas, outros sistemas de segurança que atualmente são exigidos, bancadas com cadeiras que o nossos estádio não tem, são tudo investimentos de montantes elevados que não é possível fazermos sem que tenhamos aqui um “clique” que nos faça avançar nesse sentido.
Quando a administração da Desmor entende fazer alguns melhoramentos fá-lo sempre em função das necessidades que nos sejam criadas: criam-nos as necessidades e nós respondemos com os melhoramentos. Portanto quando nós sentirmos que estamos a ficar pressionados para a realização de alguns eventos para os quais não tenhamos condições, nessa altura vamos imediatamente investir nesses melhoramentos.
Não fazemos investimentos nas instalações sem serem necessários no imediato, até porque hoje em dia as condições financeiras do país obrigam-nos a repensar muito os investimentos a fazer.
Queremos manter o nosso investimento na melhoria da qualidade das instalações desportivas, manter o nível que elas têm para utilização pelos atletas de alto rendimento mas a pensar, igualmente, nos atletas dos clubes locais e na população do nosso concelho, sempre na perspectiva de garantirmos a maior qualidade e conforto, tanto para os praticantes como para a assistência
Transcrição integral da entrevista que o alpiarcense Carlos Coutinho, administrador da Desmor, concedeu ao jornal “Região de Rio Maior”. Ao leitor que nos concedeu a informação e respectivo jornal, os nossos agradecimentos

Sem comentários: