.

.

.

.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Voluntários recuperam aldeia avieira do Patacão em Alpiarça


A aldeia Avieira do Patacão, em Alpiarça, vai beneficiar este sábado, dia 24, de uma nova ação de limpeza, feita por voluntários. Os trabalhos de reabilitação desta aldeia decorrem desde há dois anos, envolvendo sempre cidadãos voluntários, num sábado por mês.
Desde 2010 até Janeiro de 2012 foram ali oferecidos à comunidade 170 dias de trabalho-homem.
“Vamos continuar até que a aldeia esteja totalmente restaurada. Só desta forma prática se pode reconhecer o enorme valor patrimonial e identitário que aquela aldeia tem para os Alpiarcenses, para a região e principalmente para a cultura Avieira”, afirma a direção da AIDIA – Associação Independente para o Desenvolvimento de Alpiarça, que convida os associados da AIDIA e as pessoas que têm acompanhado o projecto desde o início, para estarem de novo presentes na aldeia.
“Um restaurante de Almeirim oferecerá sopa-de-pedra e pão caseiro; a Coopvinhal – adega cooperativa de Alpiarça oferecerá vinho tinto; e faremos café na altura e no sítio do almoço que irá proporcionar momentos de convívio entre todos”, afirma.
A Associação dos Arquitectos Sem Fronteiras também estará presente. O Arquitecto Carlos Silva, associado da Aidia e o carpinteiro António Alfaiate também comparecerão para avaliar a forma como as casas de madeira poderão começar a ser restauradas. A Câmara de Alpiarça irá disponibilizar uma retroescavadora. Pescadores avieiros levarão motoserras, assim como Vasco Peixinho, associado da AIDIA.

2 comentários:

Anónimo disse...

Espero que não se esqueçam da Aldeia Palafítica !

Anónimo disse...

Convém esclarecer que, por lapso, é referido na notícia :" a Coopvinhal – adega cooperativa de Alpiarça oferecerá vinho tinto".
Na verdade, quem ofereceu o vinho foi a Agroalpiarça - Produção Agrícola de Responsabilidade Lda - Alpiarça, empresa gerida pela Câmara Municipal de Alpiarça, que por sinal tem uma "pinga" de estalo, nas palavras dos jornalistas que vieram cobrir o evento e almoçram com a equipa de limpeza e restauro do aldeamento avieiro.
O seu a seu dono.
Lançamos o convite para que visitem a adega e provem aquela "pomada especial". A adega,encontra-se frente ao edifício da Câmara Municipal. Vale a pena saborear um vinho de qualidade, fruto também de uma colheita em ano excepcional.
Fica a correcção e o convite.

M.C