.

.

.

.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Desemprego vai continuar a subir em Portugal este ano

As previsões divulgadas pela Comissão Europeia não incluem dados específicos para a taxa de desemprego. No entanto, ao prever uma recessão ainda mais grave que o inicialmente esperado para 2012 (uma redução de 3,3% da economia portuguesa), a Comissão nota que o desemprego vai continuar a subir.
Nas projecções de Novembro, a Comissão Europeia esperava uma taxa de desemprego de 13,7% para Portugal este ano - valor que já foi superado no último trimestre de 2011, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (embora as taxas de desemprego do INE e da Comissão não sejam totalmente comparáveis).
A Comissão, no documento apresentado, nota ainda que os maiores aumentos na taxa de desemprego estão a ocorrer em países em processo de "ajustamento macroeconómico": "Grécia, Portugal e Espanha representam 95% do aumento no desemprego [na União] desde o final de 2010."
A Comissão nota ainda que o desemprego jovem "disparou para níveis próximos dos 50%" em Espanha e na Grécia. Em Portugal, segundo dados do INE, 35% dos jovens entre os 15 e os 24 anos estavam desempregados no final de 2011.
«DE»



Sem comentários: