.

.

.

.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quarto Poder

A Teia

Só ficou espantado e indignado com as nomeações do Governo quem ainda acredita nas virtudes deste sistema partidário e eleitoral. Confesso que houve uma altura em que, perante o que se tinha passado na era socrática, pensei que era possível, de facto, uma mudança de comportamento político.
Mas, passado meio ano, voltei à conclusão de que está tudo montado para vivermos numa teia de interesses que liga o poder aos partidos e a grupos económicos e que se ramifica por todas as áreas da sociedade, da Justiça à Comunicação Social.
O número de nomeações feitas até agora não assusta, aliás, porque o PS enxameou de tal forma a Administração Pública e cargos afins com os chamados boys inúteis que uma limpeza era necessária. O critério para a escolha de muitos dos novos nomes é que é assustador.
O que terá feito nomear para a COMPETE, o programa que dispõe de 5500 milhões de euros para incentivos às empresas, um dos administradores da sociedade (SLN) que controlava o BPN e que não avisou o Banco de Portugal quando encontrou fraudes e prejuízos ocultos? Ao contrário, na altura, aprovou as contas. Franquelim Alves é social-democrata, o que seria apenas um pormenor se não tivesse esta mancha gigantesca do BPN no seu currículo.
Que garantias dá de gerir e distribuir bem os milhares de milhões de euros públicos do COMPETE? Com a falta de dinheiro que há, facilmente se percebe a importância desta nomeação. Isto é poder real.
Sabe-se como o anterior Governo, com as escolhas para lugares na Banca, condicionava os empréstimos e as suas condições... A impressão de "déjà vu" acentua-se, apenas muda nas condições, impostas por quem nos fez o empréstimo, de reduzir o peso do Estado na economia. E, de facto, todos nós já o sentimos, na parte que correspondia ao dinheiro dos impostos aplicado em bem-estar social. De resto, os interesses "reais" do País continuam a sobrepor-se e a tentar novas formas de organização que encaixem nas privatizações e num Estado menor.
Está para lá do alcance da troika pôr fim a esta teia que estende a partidarização à decisão política. Só mesmo os portugueses o poderiam fazer, se não fossem eles próprios adeptos do clientelismo, da cunha e do favor.
Enviado por um leitor
(Jornal CM)

Sem comentários: