.

.

.

.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mais um “puxão de orelhas” e este dos "fortes"

O presidente da Câmara não gostou da “primeira noticia” (se noticia se pode chamar) que hoje publicamos (Os protestos dos Alunos) . Um direito que lhe assiste e informou-nos em “termos intimidatórios” que fosse corrigida, o que fizemos reconhecido que foi o erro pelo responsável deste jornal (a pessoa que responde e é responsável por tudo que aqui é publicado) por não corresponder aos factos mas não estar longe da verdade porquanto a manifestação existiu e foi feita de uma outra forma, não como aquele que noticiamos.
Às vezes alguns colaboradores (não comentaristas) deste jornal não têm noção da responsabilidade e interpretam as coisas ao contrário pelo que na leva a ter um enorme cuidado na veracidade dos factos não isentando que algumas informações nos “passem ao lado”.
No entanto detectada a “ inversão” do acontecimento, a pedido do presidente e da informação prestada por este, rapidamente foi corrigida porque a “dialogar é que nos entendemos”.
Estas situações não aconteceriam se Mário Pereira e o seu gabinete de apoio estivessem mais aberto para o exterior como na informação prestada e antecipada aos acontecimentos cujas razões não sabemos explicar, porque ninguém nos explica.
De qualquer forma não deixamos de lamentar e criticar a atitude que presidente teve para com o responsável deste jornal que mais uma vez e num tom “supostamente de muito nervoso” nos voltou a “ameaçar” se não lhe fizéssemos o que ele queria: a correcção da notícia com uma “ameaça” se dentro de “vinte minutos” não a publicássemos.
Até o fizemos porque estávamos junto do computador. Se estivéssemos ausentes ou em reportagem os tais 20 minutos passariam e se calhar a esta hora o administrador deste jornal já estaria “preso” para ter que prestar contas à justiça.
O Senhor presidente deve julgar que temos de andar com o computador ao pescoço para lhes fazer a vontade quando entende mas fique ciente que nem sempre pode ser assim.
Pelos “puxões de orelhas” que nos tem dado e outros por via de terceiros só podemos chegar à conclusão de que Mário Pereira não gosta do Jornal Alpiarcense (ou do seus responsável) mas o jornal gosta do presidente da Câmara tanto que as suas páginas estão sempre à disposição dos eleitos da CDU.
Mas a falar-nos da maneira que nos falou e de como nos quis impor ordens como se o JA fosse propriedade da autarquia qualquer dia deixamos de gostar do presidente.
Defendemos e somos apologistas que é no diálogo que nos entendemos e não sobre pressão porque esta não nos leva a lado nenhum.
Afinal Mário Pereira até um homem de diálogo e que gosta de dialogar e não é com ameaças como: o “caso está entregue ao nosso gabinete jurídico” que resolvemos as coisas e muito menos nos entendemos.
Não fica bem a um presidente de Câmara não saber dialogar para resolver um equívoco (que se resolve a falar) ou de “corrigir uma critica”e vir com “ameaças de gabinetes jurídicos e advogados”.
Salvo o devido respeito e no nosso entender isso são métodos de “quero, posso e mando” onde a liberdade de expressão não pode existir.
Não é a primeira vez que nos “puxam as orelhas” e que nos “tentam calar o bico”. O Sr. Presidente sabe muito bem que estamos a dizer a verdade como o seu Chefe de Gabinete o pode testemunhar.
Se alguém pensa que nos impede de noticiar, ameaçando-nos com advogados e gabinetes jurídicos, mesmo quando reconhecemos que erramos para depois rectificar o erro, desenganem-se porque estas ameaças são tudo menos DEMOCRACIA e para quem lutou (os comunistas) para termos a liberdade de expressão que temos e agora nos virem ameaçar com “tribunais” resta-nos dizer que é para o “lado que dormimos melhor” e que deixemos de ter o mínimo de consideração para quem gere os destino de uma autarquia onde ser criticado é como o “diabo fugir da cruz”.
Mesmo levando alguns “puxões de orelhas” como já é habitual, gostamos de saber que ao contrário do foi afirmado por um responsável político local que o JA não é ignorado mas sim uma referência e que às vezes até incomoda.
Pela nossa parte, como pode ver, Sr. Presidente, a “sua vontade” foi satisfeita (ver “Esclarecimento” na coluna do lado direito) e conforme o seu desejo de forma a ser reposto o “equívoco” e sem necessidade ou ameaças deste jornal ter que entregar o assunto a um advogado.
Como vê, o diálogo e reposição da verdade resolve-se sem haver necessidade de ”ameaças”.
Quanto à sua “exigência” que nos fez para dar destaque ao “Esclarecimento” é que não foi feita dentro dos “20 minutos” impostos por você porque os compromissos editoriais não permitiram nem o momento era o mais indicado por razões de estatística e estratégias comerciais.
Mas o destaque foi dado na coluna do lado direito que para nós é igual e tem o mesmo impacto ao local que exigia.
Se fizer questão que seja feito e colocado, conforme sua vontade, conte connosco que estamos aqui para o servir.
Como também pode ver, Sr. Presidente, a “questão” foi resolvida a grado das duas partes sem recorrermos a “gastos jurídicos” que seriam pagos pelo erário público e pelos seus eleitores – pela sua parte, que pela nossa, tínhamos que recorrer a um reles estagiário que os nossos rendimentos não vem dos contribuintes e muito menos do erário público.
Quanto a querer que lhe digamos quem foi o colaborador que enviou a notícia, isto nunca o faremos, quer por uma questão de ética quer por sigilo profissional. O senhor não divulgaria um “segredo” de um amigo em quem confiava pois não?
Pela nossa parte, esclarecida e encerrada está a questão do seu desagrado.
Passe bem Sr. Presidente e mande sempre.
O Administrador

7 comentários:

Anónimo disse...

TOMA QUE JA COMESTE:
Diziam que o presidente Rosa do Céu perseguia os funcionários que o criticavam mas este aindaé pior: quer tirar o pio à liberdade de informação, coisa que Rosa do Céu nunca nunca conseguiu mas que a Mário Pereira vontade não lhe falta.
E ainda falam os comunistas em liberdade?
UMA OVA

Anónimo disse...

Pssiuuuuu.......... senão ainda vamos todos para o Tarrafal onde estiveram presos os comunistas por dizerem mal do governo e aqui em Alpiarça os bufos já andam a cada esquina para irem para o Tarrafal..

Anónimo disse...

Ficou o PCP muito indignado pelo Rosa do Céu os ter posto em tribunal.
Na altura acharam que lhes estava a privar da liberdade de expressão.
Parece-me que mudam as moscas, mas no que respeita às atitudes prepotentes, a coisa continua.
Claro que a liberdade de opinião e de expressão do PCP/CDU não é igual à de um cidadão normal.
Eles podem caluniar, insinuar, levantar suspeitas, fazer juízos de valor à vontade.Ainda que nada provem.
Quando provam do próprio veneno, aqui del-rei que nós somos os herdeiros legais do Staline e connosco ninguém brinca.
Não vos mandamos para a Sibéria porque fica muito longe, mas temos sempre a possibilidade de vos chatear através dos tribunais.
Normalmente não dá em nada, mas como não nos custa meter um processo judicial (porque o dinheiro gasto não é nosso, é do povo), metemos, e enquanto vos fazemos caminhar 10 vezes para tribunal sob pena de vos obrigarem a pagar multas elevadas em caso de ausência, ficam caladinhos.
Com isso mostramos a outros que tenham essa veleidade que serão sujeitos ao mesmo.
Se no nosso partido silenciamos vozes incómodas, porque não o faremos aos de fora?
Não é assim sr. presidente? Não foi isso que o anterior fez? Não era isso que o Zé Socrates fazia aos jornalistas incómodos? Não é isso que algumas "virgens ofendidas" (alguns corruptos até à 5ª casa) fazem quando são acusados?
Não foi isso que o corruptor da Bragaparques fez a quem o acusava?
Fosse eu juiz, que as custas dos processos PERDIDOS por simples opiniões ou divergências políticas seriam pagos, não pelo erário público mas pelo responsável que resolveu avançar.
Quando passar a haver responsabilização individual e não corporativa a música passa a ser outra.
Já que está disposto a gastar o dinheiro dos contribuintes com tribunais, sugiro-lhe que inove, e gaste o dinheiro onde realmente deve ser gasto.
Crie um gabinete jurídico de apoio aos munícipes.
Trabalho não faltaria. A começar com as facturas obscenas apresentadas pela associada Aguas do Ribatejo, passando por clausulas e práticas abusivas dos bancos, seguros, TV's por cabo, telecomunicações,EDP, etc...
Lanço-lhe o desafio Sr. presidente;
Inove, crie com a "prata da casa" um gabinete de apoio e defesa do consumidor (residentes no município).
Até tem um sitio tão bom na Praça José Pinhão...
Mas isto é conversa que não interessa... não são directrizes partidárias.

Anónimo disse...

sr. Presidente, é assim que defendem a liberdade de expressao ? Tenha vergonha !

Anónimo disse...

VERGONHOSO. E DIZEM-SE COMUNISTAS. O COMUNISMO É ISTO ?

Anónimo disse...

Caro anónimo das 00:48, é claro que a liberdade de opinião e de expressão do PCP CDU é igual á de um cidadão normal. Não é é igual á de outros partidos. E foi por isso que mal a CDU ganhou as eleições deu total liberdade aos munícipes para na Assembleia Municipal falarem á vontade sobre os assuntos do concelho. Antes com o PS isso não acontecia. Lembra-se? Pois, a memória não pode ser assim tão curta.E já agora falando de liberdade, os comunistas foram os que mais lutaram por ela, por isso foram presos, torturados e mortos. Lembra-se? Já foi há uns anitos mas, bolas a memória mesmo assim não pode ser tão curta. Tem aqui em Alpiarça tantos exemplos de pessoas que lutaram pela liberdade. Que foram perseguidas, torturadas e mortas. Um pouquinho de respeito Exige-se. Falta de liberdade de opinião e de expressão? Onde? Na Assembleia Municipal, na Assembleia de Freguesia, nas reuniões de Câmara, que agora são todas públicas, o que antes não acontecia, se quiser dar a sua opinião é só aparecer e falar o que lhe vai na alma. Tenho a certeza que ninguem o proibe de o fazer. À pois, o conforto do anonimato é muito melhor. Mas isso é cobardia não acha? Mas ainda há mais. A CDU é a unica força representada na Assembleia Municipal que lhe disponibiliza um endereço de Email para dar a sua opinião. Ainda quer mais? Termino só com um VIVA A LIBERDADE.

Anónimo disse...

Tem toda a razão, senhor comentador. O anonimato é uma cobardia. Por isso gostei de ter sabido o seu nome depois do comentário que fez às 14.12.
Parabéns por ter assinado o seu comentário, não ter usado o anonimato e por ter feito os esclarecimentos que fez.Foi um acto de coragem!
VIVA A LIBERDADE!