.

.

.

.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Lançamento da obra «A Vinha e o Vinho em Portugal: museus e espaços museológicos»

A Sala da Embaixada do Vinho, do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), em Lisboa, recebeu no passado dia 20 de Dezembro, a apresentação do livro «A Vinha e o Vinho em Portugal: museus e espaços museológicos».
 Esta sessão foi iniciada pela Vice-Presidente do IVV, Dr.ª Edite Azenha que realçou a importância desta iniciativa integrada na II Feira do Vinho do IVV. A mesma aproveitou a ocasião para não só manifestar a sua abertura para este tipo de iniciativas, como também lançar o desafio de no próximo ano realizar novos eventos no IVV.
 De seguida, a Dr.ª Natália Fauvrelle, do Museu do Douro procedeu à apresentação do livro e da sua importância para a divulgação dos Museus e Colecções Portuguesas do Vinho. Contudo afirmou tratar- se do trabalho possível, uma vez que nem todos os museus contactados deram feedback, às solicitações, pelo que mais haveria a acrescentar seguramente.
 A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) esteve presente, através do Secretário – Geral, José Arruda que referiu importância destes museus para os territórios como elementos fundamentais para o relançar de um novo conceito das rotas do vinho de Portugal em que os museus, pela sua importância ímpar devem estar integrados, não só como parceiros mas sobretudo como dinamizadores e divulgadores das tradições e costumes regionais.
A Obra foi comentada pelo Professor Doutor João Brigola, Director dos Museus e da Conservação, afirmando não pretender dar nenhuma aula sobre museologia, passando de seguida à explicação das várias experiências museológicas, mencionadas na obra, afirmando que a mesma se encontra inacabada, uma vez que a dinâmica dos museus em si como a criação de outros a isso a condenam. Já no que se refere ao país onde a vitivinicultura assume uma importância elevada, aparecem um pouco por todo o lado colecções muito interessantes, assim como outras que se destacam pelo seu inconfundível valor museológico.
Esta Cerimónia foi organizada pelo Museu do Douro, pelo Instituindo da Vinha e do Vinho, I.P e pela AMPV.

Sem comentários: