.

.

.

.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

As políticas do PS / PSD / CDS, que colocaram o País beira da banca rota!!

A forte subida do desemprego, decorrente da crise financeira e económica, explica o essencial do agravamento das desigualdades sociais na generalidade dos países periféricos.
Nos cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI), que hoje divulgou o seu relatório sobre as perspectivas económicas para a Europa, a subida do desemprego aumentou as desigualdades em cerca de dois pontos percentuais no conjunto da Zona Euro, mas o seu impacto foi de dez pontos percentuais em Portugal, Grécia, Irlanda e Espanha “onde a situação do mercado de trabalho se degradou de forma muito mais acentuada”.
O aumento das desigualdades na periferia é ainda explicado pelo facto de a crise ter levado muitos a abandonar o mercado de trabalho e de ter atingido com particular intensidade os jovens, os com baixas qualificações e os trabalhadores temporários.
Portugal é o país do euro – e foi, até pelo menos 2005, o da União Europeia – onde o fosso entre os mais ricos e os mais pobres é mais profundo.
 Nas mais recentes previsões da troika (Comissão, BCE e FMI) que negociou a ajuda externa a Portugal, a taxa de desemprego vai elevar-se a 13%. Está actualmente em 11,1%. A economia deverá, por seu turno, sofrer uma recessão acentuada, com o PIB a cair em torno de 2% neste ano e no próximo.
Perante esta realidade, o FMI recomenda que, a par da austeridade necessária para reduzir o endividamento e superar a crise da dívida soberana, os países da periferia do euro reformem as suas economias e mercados de trabalho para impedir que esta vaga de desemprego se torne estrutural.
A culpa possivelmente também sua através do seu voto que tem dado legitimidade ás políticas do PS / PSD / CDS, que colocaram o País beira da banca rota!!

Sem comentários: