.

.

.

.

sábado, 19 de novembro de 2011

Será que Alpiarça vai conseguir?

Não tenho qualquer preferência pelo PS, até porque não votei neles e aliás para mim é o pior partido que existe no espectro político. Só por esta afirmação já vê o que eu gosto do PS... Agora não confundamos as coisas, não tenhamos ilusões e não consideremos que nos partidos não há pessoas honestas, ou que todos são vigaristas. O pessoal ligado ao PCP, com quem já estive envolvido num projecto que eu considerava não partidário, a sua 1ª opção foi precisamente tentar controlar a estrutura. Aparecem todos com muita "vontade de colaborar", e passado um tempo quem controla o que fazemos são as tais reuniões "do colectivo". Senti que as pessoas colaboravam, não porque estivessem empenhadas, mas porque era uma missão que lhes estava atribuída. Por isso, não se trata de honestidade das pessoas, nem é isso que está em causa. Agora não queiramos comparar os nomes que avancei (como poderiam ser outros) com esses facínoras que indicou. Nem me ouviu nomear outros nomes PS com maior relevância concelhia, precisamente porque não os coloco no mesmo patamar dos que referi. Esses, estão tão agarrados aos privilégios que nunca despirão a camisola do clube. Evidentemente que o desejável seria aparecer uma lista de gente que não pertença a nenhum partido. Nos nomes que avancei, o que me agrada é que ambos apresentaram trabalho com alguma qualidade. Senti também nos contactos que com eles estabeleci, que as suas posições não eram as de nenhum "colectivo", mas apenas a vontade individual de criar coisas novas. Essa é a diferença! Uns, o partido tem de reunir, discutir, aprovar, outros têm a liberdade individual de poderem decidir o que lhes parecer viável e que beneficie a terra. O que tenho notado é que esta ideia é acarinhada por quem está farto dos partidos, e diabolizada por quem, pertencendo a partidos, vê nisto uma ameaça. O que me interessa é que a vila tenha à frente gente para quem o seu primeiro compromisso é com o concelho e as suas gentes e só muito depois (ou nunca) seja com os partidos. Será que Alpiarça vai conseguir?
Noticia relacionada:

5 comentários:

Anónimo disse...

ser militante é deixar de ser um livre pensador e passar a ser mais uma peça no jogo complexo da politica autarquica

Anónimo disse...

perdoe-me o Santiago se não foi ele que escreveu este artigo, mas assenta-lhe que nem uma luva. os independentes que são convidados para as listas da CDU e que supunham que a malta do PCP se convertia ou tinha um comportamento similar aos independentes cedo se apercebe que é uma miragem. faz-me lembrar o peixe que vai ao engodo e morde o anzol. as reuniões da coligação começam logo a ser feitas no "centro de trabalho" e os símbolos e os métodos de trabalho do PCP começam a pouco e pouco a ser mostrados aos independentes, para eles irem percebendo que ou és do PCP ou és contra eles. as pessoas ainda não perceberam que militar num partido é como pertencer a uma religião. vocês acham que os católicos querem gente nas igrejas que não saiba rezar missas e não participe nas homilias e naquelas cenas todas engendradas há milhares de anos por quem inventou a Igreja Católica Apostólica Romana? Vocês pensam que o PCP é diferente? e os outros partidos? AhAhAh!!! É tudo igual. Metam-se com eles metam.

Anónimo disse...

Não sei foi o Sr. Dr. Santiago que escreveu?
Sei é que o Sr. Dr. Santiago foi eleito Presidente da Assembleia Municipal pelas listas da CDU.
Como tal as decisões da maioria prevalecem em relação à minoria, seja na CDU, no PS, PSD, CDS, Bloco de Esquerda, ou mesmo em qualquer associação, ou seja, em democracia é ASSIM!
também constatei que na Inauguração da 1º Alpiagra no actual mandato CDU, O Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça não esteve no acto da referida inauguração representando com votou na sua pessoa - A maioria do Povo de Alpiarça.
Aqui de quem foi a culpa?
Penso que também que os problemas internos da CDU devem ser discutidos no sitio próprio, e não na praça publica como até aqui.
O facto de podermos ser independentes não nos dá esse privilégio.

Anónimo disse...

Claro que um independente que aceita integrar uma lista onde entram pessoas do PCP, dos Verdes, e do extinto MDP/CDE tem de se compenetrar que tem de se sujeitar "ao colectivo" que é como se chama às directivas internas do maior partido que integra a coligação, o partido da foice e do martelo. Acho que esta situação que ultimamente tem enchido as páginas deste blogue, que é o facto do Santiago em plena assembleia municipal ter contestado o facto de 2 elementos dessa assembleia pertencerem simultaneamente ao gabinete de apoio ao sr. presidente da câmara deveria ter sido evitada. Há locais próprios para se discutir a vida interna de partidos e coligações. Na assembleia municipal já perdem horas e horas a discutirem assuntos de "lana caprina" em vez de discutirem os problemas da terra quanto mais a discutirem se fulano ou beltrano devem ou não estar aqui e estarem ali. O Santiago pode estar cheio de razão e estar cheio de ideias independentistas mas aderiu a um projecto partidário. A CDU é um projecto partidário não é nem nunca foi uma lista ou movimento de cidadãos independentes. Todos sabemos isso. Depois disto tudo quem ganha é a CDU precisamente porque a resposta que é dada é: a CDU é constituída por pessoas que são eleitas ou pelo PCP, ou pelos Verdes, ou como independentes. Mas é uma COMISSÂO ELEITORAL como o nome indica. O Santiago tem de aceitar as regras, porque a CDU não é nem nunca será o Grupo de Dadores de Sangue, nem a Secção de Mototurismo dos Águias, nem a Secção de Fotografia da Música. Mas o Santiago não viu quem eram os que faziam parte das listas a seguir a ele? Não estava escrito na própria lista que A, B, C e D que eram militantes do PCP? Santiago abra os olhos para a realidade. Acorde. Ah e de facto começou muito mal logo na Alpiagra e agora tem vindo a piorar. Parece que como não gostava da Sónia Sanfona bateu o pé e em vez de estar na inauguração foi para o stand dos dadores de sangue, este ano nem num lado nem no outro. É um presidente ausente que se desligou das iniciativas da CDU. Já se vê gente do PS ao lado do "Márito" onde há muito se deixou de ver o Santiago. Não me admirava nem um pouquinho que o Moreira ou Pais entrassem na próxima vereação CDU, para tomarem conta dos jardins e dos lixos já que a actual CDU não tem ninguém. Mas não valia mais o homem se não se sente bem e está mais que queimado pelas duas bancadas com quem está claramente em guerra dar o lugar à Paula Matias que aparece sempre com a sua simpatia e boa disposição e se dá bem com todos?

Anónimo disse...

Ambos são fracos jogadores de batalha naval :)
Não foi o Mário Santiago que escreveu o artigo, mas se calhar podia ter sido.
Ainda bem que trouxeram o tema "Mário Santiago" à colação porque essa situação é ilustrativo das diferenças entre a forma de actuar do PS e da CDU.
Enquanto o PS é um partido de interesses económicos, de jogadas subterrâneas, de jobs for the boys, o PCP de uma forma mais soft sofre dos mesmos males e ainda lhes junta o controlismo total dos organismos onde entra ou das pessoas próximas.
Por isso, considero que é mais fácil trabalhar de uma forma independente com as pessoas VÁLIDAS do PS ou de outro qualquer partido do que com as da CDU.
As da CDU, por muito boas pessoas que sejam, por muita voluntariedade, honestidade, empenhamento, mais tarde ou mais cedo estão a tentar partidarizar tudo e todos, e a colocar o interesse particular do partido à frente de tudo e todos.
O 1º comentador define de uma forma sublime o que é ser militante dum partido.
É isso mesmo! Deixar de ser uma pessoa. Deixar de pensar pela sua própria cabeça. Subjugar-se a colectivos, ainda que errados.
Gosto muito dum proverbio chinês e que diz mais ou menos isto:
"Nem sempre o que a maioria decide é o correcto para todos"