.

.

.

.

domingo, 23 de outubro de 2011

Que fez Spínola fez por Alpiarça ou a sua relevância para a vida do País?

Neste País é fácil qualquer ser banal vir a ter relevância. Num País de cegos, quem tem olho é rei. A nossa história recente está cheia de "heróis" que só o foram pela banalização a que assistimos. Basta ver a lista de comendas atribuídas pelos ex. e actual Presidente da República. Gente que teria mais perfil para cadastrado são nomeados comendadores. Já nada me admira! Quando Dias Loureiro, Alberto João Jardim e mais uma série de figurinhas fazem, ou fizeram parte do Conselho de Estado. Outros, são umas "sumidades" em vários campos. Mas quando são chamados a provar os pergaminhos, raras vezes os exibem. No campo da economia temos dezenas de "sumidades", pagos a peso de ouro, que conduziram o País para o estado de falência técnica. Mas se os ouvirem falar, eles tudo sabem, as suas teorias são infalíveis, as suas receitas são do outro mundo, e eles são insubstituíveis. Foram e são pagos aos milhões para fazerem uma gestão pior que uma dona de casa na gerência de um magro orçamento familiar. Alpiarça não foge à regra! Quando a principal praça de Alpiarça é atribuída ao Pinhão em vez de ao José Relvas, está tudo dito! O segundo tudo deu a Alpiarça.Todos conhecem a relevância que teve e tem na vida do País e do concelho. O primeiro muitos conhecem o seu estilo de vida... Certamente não é uma personagem consensual... Enfim, já nada me surpreende... Hoje os homens não têm "H" grande. Muitos são conhecidos pelo "P" grande, que pode ser por relevância (P)olitico (P)artidária, ou por outros "pês" que deixo à imaginação de qualquer um... Com essa praça é que a CDU se devia preocupar. A nossa sala de visitas só pode estar atribuída a alguém a quem se reconheça por unanimidade uma relevância ímpar para o concelho.
De um leitor

1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpem a minha ignorância, mas poderão explicar aos alpiarcenses o que é que os seguintes nomes fizeram de relevância para Alpiarça para merecerem o seu nome em ruas:
Catarina Eufémia e Pedro Soares no Casalinho, António Granjo, Alexandre Braga, Bernardo Santareno, Carvalho Araújo, Humberto Delgado, que, tal como Spinola pertenceu ao regime salazarista e depois ambos foram do contra (livro Portugal e o Futuro, lembram-se), Manuel Arriaga, Norton de Matos, que também foi adepto do regime e depois do contra e candidatou-se pela oposição, Oscar Monteiro Torres, e outros que podemos encontrar, cuja importancia para Alpiarça se poderia questionar (não estou a dizer para se tirarem os seus nomes da toponimia, estou só a dizer que se pode também questionar a sua utilização), tal como Spinola é questionável, ele que também foi Presidente da Républica e a quem foi entregue o poder no 25 de Abril. Possivelmente, digo eu, teve o mérito de evitar a guerra civil nessa altura, o resto é de facto questionável, como tudo na vida, como é o caso da actuação de Vasco Gonçalves, como é a actuação de Otelo, etc, etc. Uns dirão que tiveram actuações positivas, outros negativas, é assim a vida em democracia, é podermos ter liberdade de achar bem ou mal, e podermos dizer isso em público.
Rua com o nome de Spinola nem me aquece, nem me arrefece, nem me repugna, nem me alegra, é simplesmente igual a tantos outros que temos na nossa toponimia, agora o que me preocupa, isso sim, é a ineficácia dos órgãos autárquicos(será por isso que lançaram a polémica?), é a falta de ética que permite que pessoas ocupem posições no executivo e na sua fiscalização, é o pessoal desempregado, as empresas a fecharem, o corte nos ordenados, a corrupção, os abusos de poder e as xorudas pensões vitalicias dos politicos, é o caminho que levamos para uma pobreza maior enquanto outros enchem os bolsos.
Isso sim é preocupante. O resto são fait-divers para distrair o povo, isto é, distraí-lo de qualquer coisa mais grave.
Povo de Alpiarça, não te deixes levar por situações marginais que só têm como objectivo distrair-te.
De leitor para leitor