.

.

.

.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Comunicado JS Ribatejo - Semana Federativa da JS percorreu distrito de Santarém


 O distrito de Santarém acolheu em Outubro mais uma Semana Federativa da Juventude Socialista. Este périplo de visitas promovidas pelo Secretário-Geral da Juventude Socialista, Pedro Delgado Alves, consistiram em contactos institucionais, debates, visitas e encontros com autarcas, militantes e simpatizantes da JS e do PS e passou por 19 concelhos do distrito de Santarém, ficando a faltar para breve a agenda da visita aos concelhos de Alcanena e Sardoal.
 No primeiro dia, a 17 de Outubro, Pedro Delgado Alves visitou os concelhos de Ferreira do Zêzere, Abrantes, Constância e Vila Nova da Barquinha.
Em Ferreira do Zêzere, a recepção decorreu com o Presidente da Concelhia local do PS (e Presidente da Mesa da Comissão Política Federativa da JS) Bruno Gomes e com os vereadores do PS, Filipe Martins e Sérgio Morgado. Depois de uma conversa sobre a situação do concelho, visitou-se o novo centro escolar, uma obra projectada pelo Governo do Partido Socialista.
Em Abrantes, a recepção ocorreu na Câmara Municipal, por Maria do Céu Albuquerque, Presidente da Câmara Municipal, onde se discutiram políticas de juventude, a situação do concelho de Abrantes e as boas práticas autárquicas do município. A tarde começou com a visita ao Tecnopolo do concelho, onde foi mostrado um projecto ligado à inovação e investigação.
O fim do dia foi reservado para os concelhos de Constância e Vila Nova da Barquinha.
Em Constância, numa visita ao centro da vila, constatou-se a fraca aposta do executivo camarário no desenvolvimento do concelho.
Em Vila Nova da Barquinha, fomos recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, Miguel Pombeiro, e em reunião contactámos com a realidade do concelho, as boas práticas autárquicas e as dificuldades dos municípios na actualidade. O dia terminou numa visita à zona ribeirinha, uma obra de requalificação emblemática neste concelho.
 No dia 18, o Secretário-Geral da JS reuniu com associações juvenis do concelho de Coruche, numa tertúlia sobre “Intervenção Associativa na Comunidade Local: Importância e Dificuldades”, acompanhado por Hugo Costa, Presidente da JS Ribatejo, pelo Presidente da Câmara Municipal de Coruche, Dionísio Mendes, pela coordenadora concelhia da JS, Mara Lagriminha e pelo presidente da concelhia do PS Coruche, Francisco Oliveira. Esta iniciativa realizou-se no Café Del Rio, situado no espaço requalificado do Rio Sorraia.
 No dia 19, César Diogo, jovem Presidente da Junta de Freguesia de Muge, e Marco da Raquel, Presidente do PS Salvaterra de Magos, receberam Pedro Delgado Alves. No mesmo dia, o Secretário-Geral da JS marcou presença no lançamento da nova estrutura concelhia da JS Benavente, com uma sala repleta de militantes e simpatizantes da JS e do PS, culminando num jantar convívio.
 No dia 20, de visita à Golegã, Capital do Cavalo, Pedro Delgado Alves debateu a nova lei autárquica, acompanhado por Rui Medinas, Presidente do PS Golegã e Vice-Presidente da Câmara Municipal.
 Na sexta-feira, dia 21, Pedro Delgado Alves em visita ao concelho da Chamusca, reuniu com o PS Chamusca e com os vereadores da Câmara Municipal, visitou a ACHAR - Associação de Produtores Florestais da Charneca do Ribatejo e a empresa Resitejo, situada no maior complexo nacional de tratamento de resíduos. Ao fim do dia, seguiu-se a passagem pelo Concelho de Almeirim, cidade da Sopa da Pedra, sendo recebido por Sousa Gomes e Pedro Ribeiro, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal. Seguiu-se visita ao Museu Etnográfico e do Traje em Benfica do Ribatejo e jantar com militantes e simpatizantes da JS e do PS.
 No sábado, dia 22, o programa da Semana Federativa passou pelos concelhos do Entroncamento, Rio Maior, Santarém, Alpiarça e Tomar.
Pela manhã, a vasta comitiva foi recebida por Mário Balsa, Presidente do PS Entroncamento, visitou o Museu Nacional Ferroviário e reuniu com a associação juvenil Factor J.
Em Rio Maior, decorreu o almoço com militantes e simpatizantes da JS e do PS e com António Moreira, Presidente do PS Rio Maior, nas Salinas, seguindo-se visita às novas instalações da Escola Superior de Desporto e ao Centro de Alto Rendimento.
Na capital do distrito, ocorreu uma formação subordinada ao tema "Políticas de Esquerda e Direita: Diferenças no Contexto Político Actual”, tendo como principal orador Pedro Delgado Alves, acompanhado por Pedro Pimenta Braz, Presidente do PS Santarém, realizada na Escola Prática de Cavalaria.
Em Alpiarça, o Secretário-Geral da JS reuniu com o PS Alpiarça e com a Secretária Nacional do PS, Sónia Sanfona.
Em Tomar, decorreu uma reunião com a Associação Cultural e Recreativa da Linhaceira, com a presença de Anabela Freitas, Presidente do PS Tomar, seguido de um passeio pelo Centro Histórico e de um jantar com militantes e simpatizantes da JS e do PS.
 No domingo, dia 23, o dia foi reservado à importante reunião da Comissão Política Nacional da Juventude Socialista, que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo, onde foi discutida a actualidade política, com especial incidência no Orçamento de Estado de 2012 e na forma como ainda torna mais precária a vida dos jovens portugueses. O dia terminou com um jantar de militantes e simpatizantes da JS e do PS no Cartaxo.
 No dia 24, Pedro Delgado Alves visitou a Freguesia de Penhascoso (Mação), presidida pelo jovem Valter Marques, militante da JS. Em Ourém, o Secretário-Geral da JS foi recebido na Câmara Municipal por José Alho, Vice-Presidente e em reunião contactámos com a realidade concelhia. Realizou-se um almoço com militantes e simpatizantes da JS e do PS e, posteriormente, efectuou-se uma visita à Escola Profissional de Ourém que permitiu conhecer as instalações e todas as valências onde a instituição tem apostado.
 Na passada sexta-feira, Pedro Delgado Alves visitou o centro histórico e a biblioteca municipal de Torres Novas, acompanhado por Luís Silva, Presidente da Assembleia Municipal.
 A agenda da visita aos concelhos de Alcanena e Sardoal ficará para breve.
 JS Ribatejo

Sem comentários: