.

.

.

.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"Se cair a Grécia, Europa vai ao charco"


Se a Grécia não evitar a bancarrota, "é a Europa toda que vai ao charco", avisa Mário Soares.
"Se deixarem cair a Grécia, deixam cair o euro e é a Europa toda que vai ao charco", declarou Mário Soares à margem da entrega do Prémio Prémio Houphouët-Boigny para a Paz, que foi entregue na quarta-feira na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Mário Soares sublinhou que "agora vale ainda mais a pena lutar pela
Europa, para evitar que entre numa grande decadência".
O ex-Presidente acusou também a chanceler alemã, Angela Merkel, e o chefe de estado francês, Nicolas Sarkozy, de "quererem mandar na Europa", pelo que é preciso "acordar" os europeus.
"A Europa é uma entidade colectiva, com 27 estados membros. Merkel e Sarkozy esqueceram-se da solidariedade", acusou Mário Soares. Mário Soares salientou também: "Os franceses não falam da crise europeia, só falam das suas eleições. A Europa pode cair e isso é uma desgraça para todos nós, incluindo para a França e a Alemanha, que se julgam impunes". "Julgam que têm dinheiro, mas não têm. A França vai a seguir à Espanha, toda a gente sabe disso", acrescentou.
"Falam mal dos gregos como se eles fossem qualquer coisa. Foram os gregos que fundaram a civilização europeia e inventaram a democracia", sublinhou também o ex-Presidente.
Mário Soares criticou igualmente o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que na quarta-feira alertou para o momento crítico que vive não apenas a Grécia mas a Europa.
"Realmente, antes tarde que nunca e (Durão Barroso) disse umas coisas interessantes no último dia. Mas ele já está naquele cargo há muito tempo e esqueceu-se de dizer muita coisa. Se já tivesse dito, teria sido melhor", criticou o ex-Presidente.
Mário Soares afirmou ainda que "o Governo de Passos Coelho está a fazer aquilo que foi acompanhado em matéria de 'troika', mas a 'troika', só por si, não resolve nada". Mário Soares avisou mesmo que, se não houver luta contra a recessão, "Portugal estará ainda pior daqui a três anos".
«i»

Sem comentários: