.

.

.

.

sábado, 24 de setembro de 2011

Portugueses ainda estão agarrados aos seus escudos

 Até Agosto, o Banco de Portugal trocou apenas 282 mil contos, ou cerca de 1,4 milhões de euros, este ano, mínimo histórico.
A crise quando chega não é para todos e, neste caso, parece estar a passar ao lado de quem ainda tem reservas cambiais na antiga moeda. Este ano, e até 31 de Agosto, os portugueses trocaram apenas 282.000 contos, ou 1,4 milhões de euros, dos 36,8 milhões de contos que permaneciam por recolher no final de 2010, de acordo com dados do Banco de Portugal. O que significa que existe um pequeno euromilhões destinado a ser peça de museu, por saudosismo ou por incúria de quem um dia o guardou, eventualmente em parte incerta.
Um montante muito inferior ao trocado nos últimos nove anos ainda que remonte apenas aos primeiros oito meses do ano. Em 2010, por exemplo, os portugueses trocaram 1,94 milhões de contos, o valor mais alto desde 2004, num claro sinal de aperto da crise. Mas, ao contrário do último ano, e perante fortes pressões nos orçamentos familiares, por via de cortes salariais, aumento de impostos ou contribuições extraordinárias, os portugueses continuam a guardar 182,15 milhões de euros em nota antiga. Dinheiro que, naturalmente, poderia trazer algum desafogo nesta altura de aperto fiscal e forte pressão sobre os orçamentos familiares dos portugueses.
Os dados disponibilizados pelo Banco de Portugal ao Diário Económico não referem a quantidade de notas trocadas, nem o seu valor facial. Mas, no final de 2010, os dados mostravam que as notas de 500 escudos eram as mais prováveis de encontrar perdidas numa gaveta em casa. Ainda existiam oito milhões destas notas. Já da antiga nota de 10 contos, com o retrato de Egas Moniz, ainda restavam 696 mil sem valor legal.
De acordo com as regras de entrada em circulação do euro, os portugueses têm até ao final de 2022 para trocar as notas de escudo pelas notas da moeda única. As moedas, no entanto, só podiam ser trocadas até 2002. De lembrar que, se pretende trocar as velhas e inúteis notas de escudo por euros terá de dirigir-se ao Banco de Portugal, já que actualmente a conversão é apenas possível junto da autoridade monetária. Nem todas as antigas notas de escudo podem ainda ser trocadas.
No primeiro ano após a adesão de Portugal ao euro foram trocadas 95% das notas, sendo que em 2010 o Banco de Portugal recebeu mais de nove milhões de notas.
«DE»

Sem comentários: