.

.

.

.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Aumentos no preço da água para ajudar os investimentos da “Águas do Ribatejo”


Segundo Moura de Campos, Director-geral da empresa intermunicipal ‘Águas do Ribatejo’ a empresa tem previsto um plano de investimentos de 131 milhões de euros até 2015 no saneamento básico e abastecimento de água dos 7 concelhos que integram esta empresa intermunicipal. Já se encontram concluídos em fase de execução projectos no valor de mais de 60 milhões de euros.
Valores este que a empresa não possui no seu próprio capital social como nas respectivas reservas legais sendo então apenas possível obter o capital necessário para estas obras de elevados custos na aprovação de projectos que são subsidiados com fundos comunitários.
Caberá então ao consumidor final pagar a sua parte ajudando assim a reduzir os encargos nas despesas dos planos de investimentos. Ajuda esta que irá aparecer na factura de consumos de água nos próximos anos, ou seja: o preço por metro cúbico não irá ser nada barato.
Quem fica a ganhar com toda esta “engenharia, são as Câmaras que integram a ‘Águas do Ribatejo’; deixam de gastar dinheiro na manutenção das suas redes de água para ao mesmo tempo ficarem sem receitas próprias que eram importantes nas autarquias mais pobre ou de fracos recursos como a de Alpiarça

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Portugal não custa nada ser gestor.
Não há dinheiro?
Simples!
O consumidor que pague que o Estado está falido, o País está falido, tudo está falido, mas o consumidor e contribuinte terá sempre de ter dinheiro.
Ainda assim, é rara a empresa de capital público que não é deficitária.
Gostaria de ver estes senhores a vender a abundante frota automóvel que foi notícia pública.
Teria imenso prazer em ver estes senhores reduzir os seus orgãos dirigentes, os seus lautos vencimentos, entregarem os cartões de crédito, pagarem o combustível e deslocações como qualquer mortal.
Esta "legitimidade" de usar de empresas monopolistas fornecedoras de bens essenciais para aplicar verdadeiros IMPOSTOS só deve ter paralelo neste País.
Talvez agora alguns entendam a preocupação que havia com os particulares que tinham poços e furos.
Infelizmente actualmente não tenho agua própria, mas garanto que se ainda tivesse, eu e os meus vizinhos passariam a ter uma rede de agua privada para consumo normal.
Para beber, com garrafões de 5 litros nos supermercados a 40 e 50 cêntimos, por muita água que bebesse, seria incomparavelmente mais barato.
Recomendo a quem tenha essa facilidade que faça contas.
O investimento em material de bombagem num ano ou pouco mais estará pago.
E considerem que estes "senhores" não vão ficar por aqui. Haverá aumentos brutais em todos os serviços básicos que não tenham concorrência.
A lei da oferta e da procura passa ao lado desta gente.