.

.

.

.

sábado, 27 de agosto de 2011

Nota-se que alguém está a cuidar do Aldeamento dos Pescadores

Esta manhã, quando passava frente ao Aldeamento dos Pescadores do Patacão (já assinalado em algumas brochuras como destino de interesse cultural e histórico) verifiquei com surpresa e agrado que, o aspecto exterior daquele lugar está realmente outro.
Há pouco mais de um mês quem passava pela estrada do campo, mal via as barracas que estavam cobertas por silvas, salgueiros e figueiras. Agora, o lugar está limpo e as casas descobertas. Nota-se que alguém está a cuidar daquele património da “borda d´agua”, abandonado há mais de 30 anos pelos pescadores que, entretanto se radicaram na Vila de Alpiarça, em busca de melhores condições de vida. O mesmo aconteceu noutros lugares a jusante de Abrantes, com toda a comunidade espalhada pelas margens do Tejo
Parabéns a todas as pessoas e Instituições que zelam por este legado histórico, pedaço da vida avieira que, merece ser cuidado e preservado, sobretudo para memória futura e, porque não, como destino turístico na mesma rota da Casa Museu José Relvas.
Continuem com essa força corajosa, de modo a preservar o que ainda nos resta do património avieiro que marcou, sem qualquer dúvida, a história de todas as cidades, vilas e aldeias do vale do Tejo, ao longo de várias gerações.
Por: J. Cardador
Noticia relacionada:
 As antigas casas dos pescadores estão assentes em ...

Sem comentários: