.

.

.

.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

LEITOR DEFENDE E ESCLARECE ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O “ BOM NOME” DO CORPO DE BOMBEIROS MUNICIPAIS DE ALPIARÇA


Meus caros, infelizmente uma vez mais, vejo o "Bom Nome" do Corpo de Bombeiros Municipais de Alpiarça envolvido em questões que podem ter a sua razão de ser, pelas dúvidas suscitadas mas que também têm a sua justificação.
Desde a sua criação em 1949 que, conforme registos na própria autarquia e no antigo Regulamento Interno do Corpo de Bombeiros foi previsto um valor "hora" como compensação pelo tempo perdido. Apesar do Corpo de Bombeiros ser detido por um Município e com a designação de Municipal, a sua componente era "voluntária" ou seja não "profissional" da Autarquia, facto que inclusivamente era praticado por todas as Câmaras Municipais do Distrito de Santarém que detinham Corpos de Bombeiros.
Também é um facto que no início este valor se baseava em alguns tostões/hora para que os bombeiros ao abandonarem os seus empregos e famílias pudessem ser compensados por esse tempo perdido.
Com o passar dos anos o valor de alguns tostões foi sofrendo actualizações pontuais com base no valor da inflação.
Acordado mutuamente entre Bombeiros e Câmara, foi também que os valores prestados em serviços de emergência, prevenções, piquetes nocturnos e outros seriam acumulados e pagos no início de cada ano pela Câmara Municipal aos Bombeiros através de transferência para uma conta existente do Corpo de Bombeiros, e estamos a falar de à décadas.
Ao longo dos tempos, a evolução da Sociedade e as exigências aumentaram, nomeadamente com o serviço de saúde, exigindo que a Autarquia destacasse funcionários para o Corpo de Bombeiros criando o chamado "Serviço Municipal de Protecção Civil" comportando no seu quadro alguns motoristas de pesados e operadores de máquinas especiais de entre outros, e estamos a reportar às décadas de setenta e oitenta.
Na década de noventa também a legislação sobre o transporte de doentes sofreu alterações exigindo tripulações mais qualificadas e compostas no mínimo por dois tripulantes (motorista e socorrista), pois quem quiser puxar pela memória, sabem que o serviço de saúde era realizado até ai, apenas pelos motoristas e a toque de sirene.
Ao cumprir com estas necessidades a Autarquia foi reforçando os recursos humanos, não por seu capricho, mas sim na tentativa de garantir um serviço mínimo de 24 horas 365 dias por ano, dando resposta às emergências do pré-hospitalar, transporte de doentes (consultas e tratamentos, muitas vezes bem fora de Alpiarça.
No inicio da década de dois mil foi sentida a necessidade de enquadrar um conjunto de pessoas que prestavam serviço no Corpo de Bombeiros em que os seus vínculos e carreiras eram estranhos no serviço que desempenhavam, como motoristas de pesados e ligeiros, pedreiros e outros que nem me atrevo a dizer.
A solução encontrada foi a criação de um Quadro de Bombeiros Municipais Profissionais composto por uma secção, mínimo exigido por lei para a sua criação, sem que nunca tenha existido a intenção de ocupar todas as suas vagas, até porque não era necessário para a dimensão e necessidades de Alpiarça.

Com o enquadramento dos elementos que efectivamente exerciam funções de bombeiro profissional, pois a sua principal actividade era a de bombeiro num Corpo de Bombeiros Municipal, foi entendimento e aceite por todos, e até para manter um equilíbrio entre a componente voluntária, que todos os elementos seriam compensados pelo tempo perdido da mesma forma anterior, mesmo os profissionais sem recorrerem a horas extraordinárias fora do seu horário de serviço conforme previsto na lei e tão apregoado pelas estruturas sindicais.
Relativamente à criação da Associação podemos dizer que foi uma solução encontrada para clarificar a existência de fundos num Departamento Municipal resultantes da gestão interna do bar, eventos desportivos e donativos de particulares pela festa anual.
Caso não saibam muitos de nós Alpiarcenses, sempre teve uma postura de dar aos "Bombeiros", mas sempre na certeza que não era para a Câmara. Venham agora falar e amedrontar com perdas de mandatos, os Autarcas nem sempre estiveram bem, e que algumas coisas têm de mudar é um facto sob pena de um dia se verem socorridos por outros de fora, agora não falem do que não sabem!!!
Ou então venham as investigações que nós cá estamos para explicar...
Já agora leiam a legislação antes de dispararem em todos os sentidos, mas como alguém disse "A IGNORÂNCIA É ATREVIDA!!!"
Um abraço a todos, não é desta forma que se constroi uma ALPIARÇA melhor!!!
Noticia relacionada
 BOMBEIROS: Na verdade é numa situação complicada ...

11 comentários:

Anónimo disse...

A este leitor amante da história dos bombeiros só tenho duas coisas a dizer:
1ªFiquei extasiado com a lição de história que nos deu acerca de uma instituição que deveria ser das mais prestigiadas em Alpiarça.
2ª Como diria Bagão Félix:"o diabo está nos pormenores" pois o diabo neste caso está exactamente na legislação, por isso faça-nos o favor de nos tirar da nossa"ignorância atrevida" e diga-nos que legislação, aplicável aos bombeiros de Alpiarça, devemos consultar.
Já agora aproveitava para lhe perguntar se essa mesma legislação é para cumprir ou é para tornear através de acordos de cavalheiros como se de uma "Cosa Nostra" siciliana, à alpiarcense, se trata-se.

Anónimo disse...

Como se constrói uma Alpiarça melhor?
Ocultando a verdade?
Eu quero posso e mando?
A responsabilidade é de duas forças politicas que governaram a Autarquia depois do 25 de Abril de 1974. Ou não?

Anónimo disse...

Haja bom senso porque o «Venham as investigações aos bombeiros que nós cá estamos para explicar...« não isenta nem esconde as ilegalidades e ao existirem alguém pode vir a ser penalizando, começando pelo presidente da Câmara que pode vir a perder o mandato já que está a perpetuar um “crime de incumprimento da legislação”.
Pouco interessa para o Ministério Público que o problema venha dos outros mas sim ao actual presidente que exercendo actualmente o cargo permite por “conveniência” que tudo continue na mesma e sendo o tribunal um “agente passivo” apenas lhe resta que o MP faça avançar o processo ou que alguém denuncie, mesmo anónimamente o caso ao MP bastando para o efeito que alguém tire cópias das noticias e enviá-las a quem de direito, que o pode fazer até para o IGAL ou para a Inspecção-geral das Finanças
Não arranjem problemas que pode sair bem caros ao executivo da CDU, aos bombeiros que perdem os subsídios que recebem «por baixo da mesa» .
Basta alguem querer arranjar conflitos ou problemas e está o caldo entornado
Deixem-se estar caladinhos e não mexam muito no “lume” que ainda pode dar problemas e tentem é legalizar a situação

Anónimo disse...

Meu caro, aproveite o seu tempo de reformado para ler, que eu ainda trabalho...

Anónimo disse...

Tá visto que os prós e contras estão muito equilibrados e uma coisa é certa «os acordos de cavalheiros já eram».

Mas também se pode dizer uma coisa: Estado Português há só um mas Leis Laborais para os funcionários públicos há inúmeras, depende a maior parte das vezes do Ministério onde as pessoas trabalham e às vezes das próprias chefias.

Lê-se nos jornais que os médicos e mais não sei quem vão deixar de receber horas extraordinárias. Ok. Tudo bem. E aqueles que trabalham em serviços onde nunca lhes pagaram nem pagarão uma única hora extraordinária?

Fala-se agora (e os sindicatos estão contra) nos BANCOS DE HORAS. Há quantos anos há na legislação laboral pública BANCO DE HORAS? A Lei permite e os chefes a maior parte das vezes impõem que os funcionários trabalhem horas extras que depois são compensadas com FOLGAS.

Não acreditam? Então é porque nunca trabalharam numa câmara nem em nenhuma escola.

Anónimo disse...

Pelos vistos o legislador pensou em 2002 que as câmaras estavam todas ricas e vai daí impõe uma legislação alegando que nos BOMBEIROS MUNICIPAIS só há profissionais e não há voluntários.

Pois bem já um leitos nos disse que o Serviço Municipal de Protecção Civil de Alpiarça custa a todos nós munícipes Alpiarcenses quase 1/2 MILHÃO DE EUROS anuais, o que significa para bom entendedor que se acabarem com os voluntários e puserem lá 6 homens dia e noite para fogos e mais 3 homens para serviço de doentes e outros 3 para fisioterapia e folgas, mais um telefonista e um administrativo para além do comandante, em 3 turnos de 8 horas arriscamo-nos a ter de suportar uma Corporação de Bombeiros que nos custará muito mais de UM MILHÃO de euros por ano!

ESTARÁ ALPIARÇA PREPARADA PARA SUPORTAR UMA CORPORAÇÃO DE BOMBEIROS COM ESTE PESO?

Anónimo disse...

" A solução encontrada foi a criação de um Quadro de Bombeiros Municipais Profissionais composto por uma secção, mínimo exigido por lei " e alguem sabe bem qual é o numero de pessoas ppor secção principalmente quem escreveu este trecho,
COM QUE ENTÃO FOI "" criando o chamado "Serviço Municipal de Protecção Civil" comportando no seu quadro alguns motoristas de pesados e operadores de máquinas especiais de entre outros "" ISTO NÃO PASSA DE ÍNGLÊS VER LOGO AQUI OS PÊS PELAS MAÕES
e não vou fazer mais reparos por quem temtou defender esta noticia e acabou por dar o tiro no pé (perca de tempo e não é agora com paninhos quentes que a coisa lá vai)
Isto para não falar de pessoas admitidas irregolarmente e poderia falar de varios mas ´so vou falar de um o Julio Lobo pela idade que tinha não poderia entrar no quado de profissionais MAS entrou como mecanico e logo passado meia duzia de mesês fez requerimento para passar a profissional de ambulançia e logo foi aceite TODA A GENTE SABE DISTO (VEREADORES E PRESIDENTES) POIS ISTO FOI A REONIÃO DE CAMARA E TUDO PASSOU EM CLARO COM O TEMPO TUDO SE SABE

Anónimo disse...

O que o Povo de Alpiarça não pode é com toda esta política de compadrio, do taxo, dos oportunistas, sejam eles de esquerda ou direita.

Anónimo disse...

Ao comentador das 13h 56 deixe-me dizer-lhe que a possibilidade de denuncia a essas entidades por si referidas já deixou de o ser para se tornar uma realidade, dentro em breve, por uma entidade com assento na Concertação Social.

Anónimo disse...

Se Houver Algumas irregulariedades ja vem dom tempo ...do Sr Rosa do ceu .... Ate foi ele que assinou o protocolo com a associação por isso a corrrer irregulariedades muita gente vai ...ter se sentar mocho ... inclusive bombeiros que ja sairam varias vezes dos bombeiros e foram para outros e depois falam em sacos azuis encarnados e demais cores .... pois mas eles queriam estar no comando a ganhar 2000 euros cada um ..... ai sim se poupava .... quem la está a comndar ganha ainda menos que o mais novo trabalhador .... E pena o bom nome de alpiarça ser bem visto muito bem mencionado em todo lado que os bombeiros vão trabalhar .... so menos na propria terra..... TENHAM DO QUALQUER DIA QUEREM E NÂO TEM MESMO :::: OS BOMBEIROS NAO SAO POLITICOS :::: FACAM POLITICA COM OUTRAS COISAS ::::TENHAM JUIZO

Anónimo disse...

Não temos nada a ver se vem do tempo do Dr. rosa do Céu.
Tiveram dois anos para resolver o problema mas não fizeram, porquê?

R V