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segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alpiagra dedica atenção especial ao comércio tradicional


O lançamento de uma campanha de valorização do comércio tradicional é uma das principais novidades da próxima Feira Agrícola e Comercial de Alpiarça (Alpiagra), que este ano se realiza entre os dias 10 e 18 de Setembro.
“Tendo em conta as graves dificuldades que atravessa, nomeadamente no concelho, vamos aproveitar o certame para lançar uma campanha de apelo ao consumo de produtos do comércio local”, explicou o presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Pereira, durante a conferência de imprensa que serviu para apresentar a 29ª edição da Alpiagra, que decorreu na segunda-feira, 29 de Agosto.
Apesar de ainda estar a ser desenhada, esta campanha vai passar, em grande parte, pela realização de acções de sensibilização junto dos visitantes da feira, assim como pela distribuição de folhetos a apelar à preferência de produtos do comércio tradicional.
A autarquia, responsável pela organização da Alpiagra, decidiu ainda isentar este ano os comerciantes de Alpiarça do pagamento das taxas de ocupação dos espaços na feira, que desta forma vão ter oportunidade de divulgar a sua actividade de forma gratuita.
“Segundo os primeiros contactos que realizámos, percebemos que os agentes locais estão de facto a braços com graves constrangimentos financeiros, alguns até sem possibilidade de estarem presentes na feira. Este é um apoio suplementar que lhes podemos dar”, explicou Mário Pereira.
De resto, segundo a autarquia, a Alpiagra mantém a sua vocação original, ou seja, de ser a grande montra anual de promoção das empresas e da actividade económica no concelho.
“O grande objectivo é promover Alpiarça, a sua cultura, gastronomia, a agricultura, as empresas, colectividades e tudo o que de bom existe no concelho”, afirmou Mário Pereira, sublinhando que a organização conseguiu também envolver a grande maioria das instituições e colectividades locais, “que serão responsáveis pela dinamização de muitas das actividades, durante a feira”.
No entanto, o certame não escapou à crise e voltou a ver o seu orçamento reduzido pelo quarto ano consecutivo.
Em termos de despesa prevista, a Câmara de Alpiarça estima um orçamento na ordem dos 100 mil euros, sensivelmente menos 40 mil que na edição de 2010.
“Apesar de estarmos num contexto de grandes dificuldades para as famílias e mesmo para as autarquias, não temos dúvidas que a Alpiagra continuará a ser muito importante no apoio à actividade empresarial e para a divulgação e promoção do concelho”, acrescentou ainda Mário Pereira
«O Ribatejo»


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