.

.

.

.

domingo, 31 de julho de 2011

O “Rei” do Melão chegou ao Senegal

Carlos Ferreira, também conhecido pelo “Rei do Melão” é noticia em duas páginas do semanário “O Ribatejo” onde se fala do Melão produzido por este produtor que esteve na base da criação da “Hortomelão”.
Carlos Ferreira é o maior produtor individual de melão e melancia da Península Ibérica em termos de área cultivada.
Em nenhuma parte do longo artigo consta qualquer referência ao “Melão de Alpiarça”.
Ficamos a saber que para além do Senegal, a “Carlos Ferreira, Lda.” tem 100 hectares arrendados na região de Sevilha, em Espanha, onde produz estes frutos nos meses de Maio e Junho. E as perspectivas não se ficam por aqui, pois o empresário planeia começar também a produzir no Brasil.
No exercício de 2010, a “Hortomelão” registou uma facturação líquida de 11,5 milhões de euros (12,4 milhões de facturação bruta), segundo números fornecidos.
Este sucesso, segundo o produtor deve-se à sua capacidade de produzir, uma vez que, tal como em muitos outros produtos alimentares do sector primário, os agricultores portugueses não produzem em quantidade suficiente para satisfazer a procura no mercado interno.
Ultimamente, tem aparecido mais associações de produtores, o que é muito bom porque toda a produção tem que ser planeada, obedecer às regras que nos são impostas pela União Europeia e orientada em função da procura.
É esta falta de produção em quantidade e a falta de associativismo que existe em Alpiarça que faz com que o “Melão de Alpiarça” não tenha a saída merecida. Tudo porque os seareiros alpiarcense continuam em não conseguir associar-se para produzirem em quantidade mesmo que Portugal tenha margem para aumentar a produção de melão e melancia.
Fonte: “O Ribatejo”
Também pode ser lido em:
http://www.facebook.com/antoniocenteio


2 comentários:

Anónimo disse...

Tendo sido a Junta de Freguesia da nossa terra a organizar o Festival do Melão , é inaceitável que algumas fotografias do referido evento venham publicadas no site da Camara municipal e, no site da Junta de Freguesia não vem nada publicado.
NÃO SE VALORIZA QUEM ORGANIZA !!!

Anónimo disse...

VAMOS LIMPAR O PATACÃO
Sábado, dia 6 de Agosto junta-te a nós nesta acção de limpeza de uma das zonas mais bonitas da nossa Vila.
Pode-se ler este apelo no site da Junta de Freguesia da nossa Vila.
É evidente que depois da iniciativa Limpar Alpiarça (onde este espaço foi limpo) englobado no movimento Nacional - Vamos Limpar Portugal no ano passado, a sua preservação não foi cuidada pela Câmara Municipal como comprova este apelo, como também um ou outro alerta de alguns comentaristas neste blog.
A noção de serviço público na protecção da Natureza em particular neste ESPAÇO foi esquecida pelo executivo da Câmara e, pelo seu GAP, facto tão criticado pela CDU nos 12 anos de maioria socialista na nossa Autarquia .
Prova a data deste apelo, como também quem o promove, ou seja, mais uma vez a Câmara Municipal a reboque da Junta de Freguesia e de outras associações da nossa vila.
Cá estaremos para ver as fotografias desta iniciativa no site da Câmara Municipal, como foi no Festival do Melão !!!