.

.

.

.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Casa-Museu dos Patudos encerrada ao público a partir de hoje


A Casa-Museu dos Patudos, legado do republicano José Relvas ao concelho de Alpiarça, vai estar encerrada ao público a partir de hoje, no âmbito das obras de reabilitação de que está a ser alvo desde 2009.
Mário Pereira, presidente da câmara municipal de Alpiarça, disse hoje à agência Lusa que a intervenção no interior da casa museu se vai estender provavelmente até setembro, mês em que espera reabrir o espaço ao público, já com o novo percurso e áreas expositivas.
A Casa-Museu dos Patudos – que além do edifício, uma obra de referência do arquiteto Raul Lino, alberga uma das mais importantes coleções particulares de arte a nível nacional – está a sofrer obras, a decorrer em duas fases, orçadas em 2,55 milhões de euros, num projeto financiado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, sendo a comparticipação da autarquia da ordem dos 800.000 euros.
As obras passam por uma “intervenção global a todos os níveis”, para recuperar as áreas degradadas, abrir novas zonas expositivas, devolver os “circuitos tradicionais da casa”, criar um Centro de Documentação e Investigação.
A intervenção passa ainda pela criação de condições de acessibilidade para pessoas de mobilidade limitada, de uma receção e de uma loja, que ajude na obtenção de receitas.
Um dos objetivos da autarquia, num processo iniciado pelo executivo anterior, é conseguir a integração na Rede Portuguesa de Museus.
Mário Pereira afirmou que a fase que hoje se inicia inclui a pintura de salas inicialmente não prevista, a reposição de equipamento, mobiliário e peças, a organização de espaços e percursos de visitação, a definir pela equipa liderada pelo conservador do museu, Nuno Prates, em parceria com as personalidades envolvidas no projeto desde o seu início.
Segundo disse, finda esta fase, ficam ainda por concluir os arranjos exteriores, uma vez que a candidatura ao QREN teve que ser reformulada.
«Lusa»

Sem comentários: