.

.

.

.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Alpiarça, cada vez mais fora de “esquadria”

De um leitor recebemos o comentário que se segue onde o mesmo debate o velho problema de algumas pessoas que andam pelas ruas de Alpiarça a recolher lixo para acabarem por fazer mais lixo.
Pessoas estas que continuam pacificamente a não serem incomodadas para incomodar os outros.
Um tema mais que debatido neste jornal onde as autoridades parecem não se incomodar com o incumprimento da lei e a falta de fiscalização.
Está mais que provado que Alpiarça está condenada ao fracasso. Uma terra que teima em não passar da “cepa torta”, onde, para alguns, tudo é permitido.
É para dizer que não vale a pena bater “mais no ceguinho” porque ninguém é capaz de tomar medidas e muito menos fazer alguma coisa para que Alpiarça mude ou possa crescer.
Continua o concelho a viver numa autêntica “pachorra”.
Quem poderia fazer alguma coisa para o desenvolvimento ou acabar com estas aberrações nada faz para calmamente continuar com a companhia dos seus boys.

Apenas querem e pedem aos “santinhos” que não façam muito espalhafato do que vai acontecendo nesta pacata vila para parecer que tudo está bem ou num faz-de-conta que nada acontece nesta terra.
Quando alguém tenta espevitar os boys, tremem como “varas-verdes” porque só nesta altura é que se lembram que estão ameaçados e quando lêem criticas que apenas dizem a verdade tentam nos fazer crer que está tudo bem.
Está mais que visto que Alpiarça apenas está boa para os boys e para quem vive à custa do sistema mesmo que o dinheiro que se gasta nos festejos seja do erário público, logo pago por todos nós.
Teimam em andar a fazer festas e festinhas para beneficiar sempre os mesmos para depois dizerem que «foi um sucesso» quando todos sabemos que a “clientela” é sempre a mesma.
Valha-nos as promessas que nos fazem.
Pelo menos alimentam o nosso “Ego” e fazem-nos nos viver das ilusões.
Só “eles” é que sabem e só o que “eles” fazem é que é bem feito. Quantos aos outros, apenas sabem criticar.
Talvez pelos “boys” pensarem assim é que Alpiarça continua a ser um fracasso.
Até as datas dos eventos são adaptadas para satisfazer o desejo dos patriarcas e dos líderes.
Quando vivemos para agradar aos outros e não aos nossos, o resultado é sempre um fiasco.
Eis o comentário recebido:
«O mesmo deveriam fazer ao "Sucateiro-Mór" de Alpiarça. Este sim, é ele próprio a despejar montes de lixo na sua própria fazenda (rua Ricardo Durão,na baixa antes da Mepral) junto a moradias cujos donos já não sabem a quem mais recorrer para que acabe aquele inferno de matérias inflamáveis prontas a detonar a qualquer altura neste Verão escaldante que aí temos. Depois quando houver mais fogos naquela lixeira e os bombeiros (que têm registados com intervenção directa alguns fogos naquele local) já não cheguem a tempo de acudir aos vizinhos, queremos ver quem vai assumir as responsabilidades. O problema é conhecido por todas as entidades responsáveis: Câmara Municipal de Alpiarça, Bombeiros Municipais, ASAE, Protecção Civil, Ministério da Administração Interna, GNR e toda a população alpiarcense. Esta situação mantém-se desde há anos a esta parte. Alguém fez alguma coisa em defesa daqueles moradores que ali têm os seus teres e haveres paredes-meias com o "barril de pólvora"? Que se saiba nada! Tudo continua na mesma, ou melhor, o homem não pára de acarretar "lixo" para o local. A Câmara Municipal recebeu no ano transato algumas queixas de munícipes descontentes pelo facto de este sucateiro revolver diariamente com uma forquilha os contentores do lixo espalhados pela Vila, em busca de algo que só ele sabe. A verdade é que principalmente durante o Verão estes contentores mexidos e remexidos à "forquilhada" por este cidadão exalam um cheiro a que ninguém pode dar nariz. Dizem até (em jeito de brincadeira) que a forquilha não tem olhos e rebenta, como é evidente os sacos de plástico com lixos mal cheirosos que alguém consciente ali depositou a pensar no ar que todos respiramos. Apesar de todos os alertas e denúncias, alguém fez alguma coisa para corrigir a situação?
Que se saiba, NADA!
Então a CDU (agora a gerir o Município) que no tempo do PS tanto criticou os atentados à saúde pública, a contaminação do ar...das águas etc. agora não tem nada a dizer?
Agora a poluição das águas... do ar, os lixos e a saúde pública já não interessam nada?
É que a população de Alpiarça não é assim tão esquecida como julgam alguns.
 E para a próxima vai cobrar, lá isso podem ter a certeza.
 Não se promete aquilo que não se pode ou não se quer dar. E este assunto dos "lixos" que já vem de trás, não é de difícil resolução. Basta ter carácter para cumprir as promessas e vontade de resolver os problemas. A bem de Alpiarça Um grupo de alpiarcenses amigos do ambiente».
Noticia relacionada:
 Proprietários arriscam-se a ser multados por ter l...

9 comentários:

Anónimo disse...

Até parece mentira que a CDU tenha na sua coligação um grupo de comunistas disfarçados chamados de «VERDES».
É só teoria que depois são iguais ou ainda piores.
Basta pensar na história dos boys que tanto criticavam quando era o PS.

Anónimo disse...

Confirmo com todas as letras o que aqui é dito. Mesmo ointem por volta das oito e meia da tarde o tal sucateiro andava á volta dos contentores do lixo que ficam ao lado da cabine da luz onde as senhoras do centro dia e jardim de infância (antiga misericórdia) vão despejar os lixos e sobras de comidas. Todos os dias é o mesmo fadário. Mais ou menos por volta das oito nove horas da tarde lá está ele, pára a camioneta fora de mão em cima do passeio e vá disto.Vejo-o da minha janela ali ao lado da farmácia e pastelaria.Tenho visto pessoas sairem do passeio por causa da camioneta que está lá estacionada até ele fazer a recolha,e irem para o meio da estrada arriscadas a serem colhidas pelos carros.Acho também que isto já é um abuso autorizado pela Câmara.
Admira-me bastante qualquer cidadão quando mete o pé em ramo verde ser logo chamado á atenção até com penalizações e este senhor que pratica este acto que me parece contrário á higiene e saúde pública anda nisto á anos e ninguém lhe toca.
A Câmara devia explicar-nos o porquê do seu fechar de olhos a um caso que já é do domínio público e que em nada contribui para a saúde e progresso de Alpiarça.Antes pelo contrário.
É simplesmente uma vergonha que está a acontecer á anos sem que ninguém responsável tome as medidas eficazes para acabar com isto.
Peço desculpa pelo desabafo.
Uma leitora

Anónimo disse...

Reforçar a Acção social do Gabinete de Apoio Social na ligação aos problemas sociais existentes no concelho, proporcionando
uma resposta rápida no apoio às familias.-* Ponto do programa eleitoral da CDU. Tendo conhecimento que um munícipe que chama Armando e que recorreu através de familiares a este Gabinete com o atendimento do Sr. Dr. Rui Luciano, pedindo apoio devido à sua doença e fracos recursos monetários por estar a dormir no chão do seu modesto quarto.
A verdade é que o referido Dr. deste Gabinete ficou em resolver o problema, mas já passaram quase dois meses e o Armando continua a dormir no chão do seu modesto quarto !
É LAMENTÁVEL ESTA SITUAÇÃO !!

Anónimo disse...

Permitam-me que meta aqui também a minha colher.
Em minha opinião este caso tão badalado do individuo que anda a esgravelhar os contentores do lixo público com uma forquila já tem barbas e tempo suficiente para estar resolvido pelos responsáveis autárquicos. Os do PS nunca o resolveram e a CDU agora no executivo acha que tem outros assuntos mais importantes em que pensar e vai também adiando.
Mas a razão parece ser outra. Há uns tempos falando com alguém com algumas responsabilidades municipais, acerca deste assunto, dizia-me que as pessoas têm medo de dizer alguma coisa ao homem ( sucateiro) pois este ameaça logo com a caçadeira que traz na camioneta a quem o contrariar nas suas atitudes e procedimentos. Assim: "o melhor é deixá-lo andar à vontade".
Fiquei, como seria de esperar, de boca aberta com tamanha revelação.

Então agora, as regras de um Estado de Direito são ditadas por quem tem uma arma e faz ameaças?
Confesso que cada vez estou mais velho e a perceber menos da organização social que temos neste país.
Isto é aquilo que se diz ser Democracia? A Lei do mais forte tipo Texas?

Ó valha-me Santo Eustáquio!...

Um alpiarcense do Frade

Anónimo disse...

Bom, pela revelação trazida pelo comentador do Frade já não me espanta mesmo nada que seja mesmo o medo da tal caçadeira que impede a tomada de atitude por parte dos responsáveis autárquicos.
Enquanto isso, o "gringo" vai fazendo o que quer e bem lhe apetece, mesmo que isso tenha implicações no meio ambiente e saúde pública, que é o caso.
Se fosse um cidadão pacífico e cumpridor das suas obrigações a praticar estes actos mesmo que inadvertidamente,já estava com uma carga de trabalhos às costas mas,nestes casos, ninguém chateia o tipo que, como ameaça, pode ser perigoso.
Vamos ver se alguém os tem no sítio para fazer com que o fulano entre nos eixos e acate o que é exigido a qualquer vulgar cidadão.

Se os responsáveis camarários, como autoridade administrativa, têm assim tanto medo do homem, que solicitem apoio à GNR para fazer cumprir as suas deliberações que é também para isso que essa força cá está. Aliás, o problema até já estaria há muito resolvido.



F.S

Anónimo disse...

O comentador F.S tem razão quando diz entre outras coisas interessantes referindo-se ao tema dos lixos e "lixeiros".."Aliás, o problema até já estaria há muito resolvido."
Claro que estaria se houvesse da parte dos responsáveis autárquicos vontade para tal.
Resolver o problema financeiro é bem mais dificíl e também se vai resolvendo.
Não acham que ao tempo que dura a novela deste "lixeiro" que remexe toda a porcaria entre lixo que os outros deitam fora e pagam para que seja devidamente tratado pelas entidades dotadas de meios para o fazer, já cheira que tresanda?
Tem-se dito cobras e lagartos quanto aos motivos da não actuação por quem de direito. Mas, uma coisa parece certa: Não é de modo algum vulgar um caso continuado desta natureza que já dura há anos, depois de tantas queixas apresentadas directamente ao presidente da edilidade...através dos jornais...em conversas de sensibilização etc. pela população incomodada, ainda persistir.
Não é vulgar aqui, nem em qualquer outra parte do mundo!...

Chico Frade

Anónimo disse...

Segundo informações recolhidas há pouco em conversa informal com alguém que acompanha internamente a actividade camarária, este caso da pessoa que visita os contentores públicos para resíduos domésticos de forquilha em punho, não para colocar lixo como seria normal mas sim para RETIRAR, vai ser finalmente "pegado pelos cornos" pelo próprio presidente Mário Pereira que irá encetar todas as medidas achadas convenientes para que o problema acabe de vez. O mesmo sucedendo com o depósito de sucata a céu aberto da responsabilidade do mesmo sujeito, existente numa sua fazenda já referenciada pelas autoridades.
Nem seria de esperar outra coisa do Dr. Mário Pereira como responsável pela administração do Município de Alpiarça,depois das evidências e do mau estar demonstrado por uma larga franja da população sobre este problema que coloca em risco a saúde pública local.

Vamos aguardar com expectativa o desenrolar definitivo deste caso.

Nota: Esta notícia (no seguimento do caso "Sucateiro-Mór" despoletado inicialmente pelo Jornal Alpiarcense) e que regozija a população alpiarcense,será publicada noutros órgãos de informação.

Repórter Y

Anónimo disse...

A responsabilidade de tais actos é da Câmara Municipal !

R. V.

Anónimo disse...

A Câmara Municipal (independentemente dos executivos que por lá têm passado) é naturalmente culpada pelo folhetim do lixo,já batido e rebatido e que todos conhecemos de ginjeira mas,há outras entidades a par da situação que também nada fizeram.
A menos que estejam à espera que a autoridade administrativa local faça o seu trabalho de casa...(?)
Um dia vamos saber toda a verdade.