.

.

.

.

domingo, 26 de junho de 2011

Demasiados funcionários administrativos, demasiadas chefias e pouca gente a trabalhar na rua

Daqui a 4 ou 5 anos deixa de ter "paus para toda a obra". Sabe porquê? (Como munícipe e eleitor não me interessa se os ele...). É que atribuindo a importância que admite a quem tem hoje o 12º ano, com o ensino obrigatório até esse escalão TODOS o terão.
Se calhar o problema é que quem tem o 12º ano deve ser um indiferenciado que eventualmente pode assumir uma função específica.
Evidentemente que há casos e casos, mas não generalizando, muitos deles hoje não fariam sem erros um ditado da antiga 4ª classe ou uma boa parte não sabe fazer um cálculo mental simples sem recurso a calculadora.
Se calhar como dizia uma pessoa amiga, "há demasiados caciques para tão poucos índios".
Ou seja, demasiada gente administrativa, demasiadas chefias e pouca gente a trabalhar na rua.
E o que disse não é que os licenciados terão de recolher lixo ou arrancar ervas.Agora se um administrativo está na José Relvas, porque não ser transferido para a Loja dos Patudos ou para qualquer outro serviço compatível dentro do Concelho de Alpiarça?
Mas, o Macário Correia não exigiu isso.
O que exigiu é que em vez de 1 processo por semana para despacho lhe trouxessem 3 ou 4 por dia.
E parece que o homem conseguiu...
Ou seja pode haver 2 atitudes. A primeira, é chegar aí todos os dias e ir fazendo, ao ritmo que apetece, com muita conversa da treta,com muitos cafezinhos pelo meio, com muito "não faças hoje o que podes fazer amanhã".
A outra é alguém responsável,( e é por isso é que uns são caciques e os outros índios) saber que aquele tipo de trabalho pode e deve ser feito em X horas e não no dobro.
Ou que uma obra deve ser feita numa semana e não quando apetecer.
Não é preciso andar de chicote a exigir impossíveis. Agora o que é possível fazer num ritmo normal de 8 ou 9 horas deve ser exigido.Para isso é pago, e o contrato livremente aceite por ambas as partes.
Toda a gente conhece um cartoon que era afixado em algumas repartições públicas com os dizeres: Você disse urgente?
AHHAHHAHHAHAH!!!
É esse espírito que tem de terminar. Se as coisas podem ser resolvidas em 2 horas, porque resolver só no dia seguinte ou daqui a uma semana?
Só para o Sr. ou Srª não terem stress e não aumentarem o seu ritmo?
A propósito.. Já revogaram a idiotice de fechar os serviços à 6ª feira de tarde?
Conhecerão V.Exas. alguma empresa com o mesmo tipo de horário?
 Podem falar em produtividade?
Acho que nem é preciso dizer mais nada. Basta fazer contas a X funcionários que não trabalham Y horas semanais.
De um comentarista
Noticia relacionada:

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=QZ5EUT4ezvw&feature=related

:) A vida difícil do funcionário público. Evitar os problemas dos cidadãos.

Claro que é uma paródia, mas exemplifica a ideia de que em muitos organismos o cidadão é visto como um problema.

Há ainda um vídeo espanhol mais engraçado, que esse sim parodia com uma situação comum: levantar inúmeros problemas para ir adiando a resolução.

Prometo que se encontrar disponibilizarei o link.

Subtil disse...

Meu caro senhor:

1.º Por sinal quem instituiu este tipo de horário foi a Dr.ª Vanda Nunes, a CDU provavelmente para não querer "ferir susceptibilidades" continuou com ele, mas ainda bem que este ano acabou com ele;

2.º Mas nisto de horários, há para todos os gostos. Há câmaras e serviços do estado que têm jornadas contínuas, entram às 9 e saem às 15, ininterruptamente. Seria bom seria mau? Para quem trabalha é óptimo, para o contribuinte não sei;

3.º Sou da opinião que a câmara tem perfeitamente identificados os funcionários e os serviços produtivos e os improdutivos e quer queiramos quer não mais tarde ou mais cedo alguns irão encerrar, não há condições económicas de os manter abertos;

4.º Talvez tenha razão quando diz que não é preciso andar de chicote na mão, também tenho essa opinião. Aliás qualquer funcionário sente-se muito mais estimulado se lhe derem a fazer o que gosta do que o obrigarem a fazer o que não gosta, é como no ditado popular "um burro a roer ferro";

5.º A CDU pecou de não despedir ninguém e renovar contratos até a quem politicamente está com o PS? Acho que não. Fez bem. Mostrou à saciedade que considera válidos os funcionários independentemente da sua "cor" política, com prejuízo, é certo, dos cofres municipais;

6.º Para mim e para muita gente só errou numa coisa foi não mudar o serviço a quem pactuou com a antiga câmara ao esconder os números reais da dívida. Se eu fosse executivo, quando foi feita a Auditoria às Contas da Câmara, queria ter sabido quem tinha assinado os relatórios onde se esconderam dívidas e a porta do gabinete de trabalho dessa gente era a PORTA DA RUA.

É esse o grande erro da CDU pós Joaquim Luís, assim como o grande erro de Abril pós PIDES, foi não acabar com eles.

QUEM AOS SEUS INIMIGOS PERDOA, MAIS DIA MENOS DIA ÀS SUAS MÃOS MORRERÁ - é dos Livros!