.

.

.

.

domingo, 29 de maio de 2011

Médicos vão começar a ser avaliados já em 2012

À semelhança dos restantes trabalhadores da administração pública, os médicos vão passar a ser avaliados pelo SIADAP já no próximo ano.
Uma portaria publicada em Diário da República estabelece o regime de avaliação de desempenho dos médicos.
As regras da portaria aplicam-se apenas aos clínicos não sindicalizados, ou seja, que não estão abrangidos pelo acordo colectivo de trabalho assinado recentemente entre o Governo e os dois sindicatos dos médicos (SIM e FNAM). Contudo, os médicos inscritos nestes sindicatos também serão abrangidos pelas mesmas regras de avaliação. É que no âmbito do acordo colectivo de trabalho foram igualmente negociadas as condições da avaliação de desempenho, condições essas que o Governo agora entendeu estender a todos os clínicos.
Até agora os médicos não tinham um sistema comum de avaliação de desempenho. Ou seja, cada instituição de saúde aplicava o seu próprio modelo. Mas já a partir de 2012, tanto o sector público administrativo como os hospitais empresa (EPE) terão de adoptar o mesmo sistema de avaliação.
Para a nota final anual dos médicos contará a qualidade, a produção e a atitude profissional. Acções de formação e investigação são outros dos parâmetros tidos em conta para a avaliação final.
«JN»

Sem comentários: