.

.

.

.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

"Fazer renascer agricultura, pescas e indústria"



O presidente do grupo Rangel dá algumas medidas para se reduzir a despesa pública. Mas acrescenta que é preciso fazer renascer a agricultura, pescas e indústria.
No campo da redução da despesa pública, Eduardo Rangel diz que "a reestruturação de toda a Administração Pública é uma medida que qualquer Governo tem de tomar de uma vez por todas".
Para reduzir a máquina do Estado – lembrando Eduardo Rangel que 57% dos portugueses são sustentados pelo Estado - é preciso "fazer uma análise rigorosa e identificar o que é e o que não é eficiente". Por isso, sugere, "eliminar serviços, reduzir benefícios, promover reformas antecipadas, recorrer a eventuais despedimentos, instituir limites às pensões mais altas, entre outras".
Do lado da receita, Eduardo Rangel critica o facto de "Portugal não possuir um plano para o desenvolvimento sustentado da agricultura, das pescas e da indústria". E fazer renascer a agricultura e pescas e a indústria "implica um plano profundo a 10 anos".
Para Eduardo Rangel, "Portugal não pode continuar a baseae a sua actividade económica nos serviços e no turismo, sectores que geram muito pouco emprego e muito trabalho temporário", o que leva Eduardo Rangel a afirmar que "a opção pela terciarização da economia foi um erro crasso na história do País".
É pois "urgente que o Governo ajude os empresários a definir quais as indústrias em que é estratégico investir. A banca terá de apoiar projectos de desenvolvimento de indústrias como a têxtil, do calçado, automotive, metalomecânica, de ponta, dos moldes, da cerâmica, do vidro e química", devendo Portugal criar, na opinião deste empresário, um tecido industrial forte.
«JN»

Sem comentários: