.

.

.

.

sábado, 23 de abril de 2011

Crianças vulneráveis nas redes sociais

A Comissão Europeia advertiu hoje para os perigos a que as crianças ficam expostas nas redes sociais da Internet.
A Comissão Europeia alertou hoje, em Bruxelas, para os perigos associados ao facto de um número elevado de crianças que utilizam redes sociais na Internet terem o seu perfil definido como "público" ficando vulneráveis a aliciamento de estranhos.
"Estas crianças colocam-se em risco, ficando vulneráveis a práticas de assédio e aliciamento", avisou Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital.
Para esta responsável europeia, todas as empresas de redes sociais devem, de imediato, predefinir os perfis dos menores de modo a que fiquem acessíveis apenas para uma lista aprovada de contactos e fora do alcance dos motores de pesquisa.
Perfis com endereço e número de telefone
Bruxelas constata que crianças com idades cada vez mais baixas utilizam redes sociais e muitas não estão conscientes dos principais riscos para a privacidade.
De acordo com um inquérito, na União Europeia 77% dos jovens dos 13 aos 16 anos e 38% das crianças dos 9 aos 12 anos têm perfil registado num sítio de rede social.
Por outro lado, um quarto das crianças que utiliza sítios de redes sociais, como Facebook, Hyves, Tuenti, Nasza-Klasa SchuelerVZ, Hi5, Iwiw ou Myvip, afirma que o seu perfil foi definido como "público", o que significa que qualquer pessoa o pode ver.
«Expresso»

Sem comentários: