.

.

.

.

sábado, 23 de abril de 2011

Constância espera 50 mil visitantes nas festas da padroeira da Boa Viagem

O evento, com mais de 200 anos de história, que se realiza entre 23 e 25 de Abril, na «vila poema», vai contar com a presença 80 barcos engalanados provenientes de 17 municípios ribeirinhos.
Máximo Ferreira, presidente da autarquia de Constância, refere que em termos culturais, «este é o momento mais importante» da vila e adianta terem sido investidos 100 mil euros para a dinamização dos três dias de festas, um orçamento de «contenção», representando um corte de 25 mil euros relativamente à edição do ano passado.
Na segunda-feira de Páscoa, feriado municipal e este ano também nacional por ocorrer a 25 de Abril, cerca de 80 embarcações provenientes dos municípios ribeirinhos são esperadas no cais de Constância, numa cerimónia que pretende celebrar as tradições históricas, culturais e religiosas locais.
«É uma ocasião que tem vários objectivos, nomeadamente a promoção do concelho e o celebrar de um momento que no espaço e no tempo marca a tradição cultural, histórica e religiosa de um povo, constituindo-se como um momento importante para o desenvolvimento da identidade concelhia e ponto de encontro dos munícipes, com os familiares distantes e amigos», destaca o edil.
Máximo Ferreira acrescenta que «um dos segredos do sucesso» destas festas, onde são esperadas 50 mil pessoas, é o facto de serem «festas com sentido, com uma alma e um envolvimento da população que advém da tradição e da sua ligação aos rios e ao mar».
Em Constância, vila ribeirinha situada na confluência dos rios Tejo e Zêzere, «durante muitos anos viveu-se do comércio das mercadorias, sendo um importante entreposto comercial num tempo em que os rios eram estradas e se fazia o transporte de múltiplos bens até ao mar da palha», em Lisboa.
«Por ocasião da Páscoa», lembrou, «os marítimos e os seus familiares reuniam-se em festa junto aos rios, pedindo protecção à Senhora da Boa Viagem numa tradição que conta mais de 200 anos de história».
Entre os dias 23 e 25 de Abril, as ruas da vila estarão floridas com milhares de flores de papel, enquanto bandas como os Kaviar, Baile Popular e Declínios integram o programa de animação.
Atletismo, canoagem, folclore e mostras de artesanato e gastronomia fazem parte, também, do rol de actividades previstas para os três dias de festa.
A organização das festas da padroeira da Boa Viagem, que são também as do concelho, são organizadas pela autarquia da vila.

Sem comentários: